TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Históricos Meios Eletrônicos de Comunicação em Massa

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Históricos meios eletrônicos de comunicação em massa:

Os meios de comunicação representam os veículos ou instrumentos designados ara difundir a informação entre os humanos, por exemplo, o rádio, televisão, jornal, telefone, revista, entre outros.

A origem e história dos meios de comunicação surgiram através da necessidade humana de se expressar, a arte rupestre, característico da pré-história, já apontava essa importância na vida dos homens.

Telégrafo: meio que permite a comunicação através de códigos (código Morse), baseados no sistema de pontos e traços. O Eng. Claude Chappe foi o primeiro a utilizar o termo “telégrafo”, em 1790. Nesse ano, Chappe construiu uma ferramenta capaz de enviar letras e frases por meio de um sistema ótico. Em 1835, Samuel Morse criou o telégrafo prático e simples, que enviava mensagens a longas distâncias por meio do código Morse. O telégrafo chegou ao Brasil em 1957, com a primeira linha instalada no Rio de Janeiro.

Correio: meio de comunicação cujo sistema envolve envio de cartas, documentos e encomendas entre remetente e destinatário. É um dos meios de comunicação mais antigos, podendo ser privado ou público.

Jornal: meio de comunicação impresso. O primeiro jornal foi produzido em Roma, em 59 a.C, com nome de Acta Diurna e anunciava notícias do governo. Era escrito em grandes placas brancas colocadas em locais públicos onde transitavam muitas pessoas. Em 1447, a prensa, inventada por Johann Gutemberg inaugurou a era do jornal moderno.

Rádio: um meio que possibilita a comunicação em massa, propagando informações codificadas por meio de sinal eletromagnético. A história do rádio iniciou-se em 1860, quando as ondas de rádio foram descobertas. Chegou ao Brasil, oficialmente, em 1922.

Telefone: meio eletroacústico de comunicação que possibilita a transmissão de informações por meio da voz e de sinais sonoros. Foi inventado por volta da década de 1860 por Antonio Meucci, que o denominou de “telégrafo falante”. No Brasil, as primeiras linhas eletrônicas foram instaladas no Rio de Janeiro.

Televisão: meio de comunicação eletrônico capaz de reproduzir imagens e áudios de forma instantânea, convertendo luz e som em ondas eletromagnéticas. O desejo de criar a televisão remonta ao século XIX. É considerada uma evolução do rádio. Ao longo dos anos, a televisão evoluiu bastante.

Celulares: Em 1947, a telefonia sofreu uma nova evolução. Surgiram, então, os aparelhos celulares, criados pelo laboratório de tecnologia Bell, nos Estados Unidos. Em 1956, a Ericsson lançou um modelo de celular, a partir daí, outras empresas, como a Motorola passou a criar celulares. Em 2007, o aparelho celular sofreu uma grande transformação com o lançamento de um smartphone pela Apple.

Internet: foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, sua principal função era interligar laboratórios de pesquisas. Naquele ano, um professor de Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história. No Brasil, a exploração comercial foi liberada em 1995. Universidades como as federais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro estavam conectadas à rede desde 1989.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com