TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idade Média e suas diferentes visões

Por:   •  13/8/2015  •  Dissertação  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

Idade Média e suas diferentes visões

A Idade Média foi um extenso período entre a Antiguidade e a Idade Moderna, que se estendeu do século 4 ao 15. Foi e é considerada até hoje por muitos como a “Idade das Trevas”. Mas por quê?

Um dos fatores que contribuem para esse estigma seria de que os humanistas no século 14 acreditavam que a Idade Média teria sido um empecilho para alcançar seus objetivos, que era o resgate da cultura greco-romana, considerada pelos mesmos como a “era de ouro”. Daí o termo Renascimento, ou seja, o redescobrimento dessas referências culturais. Sendo assim, os renascentistas valorizavam seu próprio tempo e viam a Idade Média como algo obscuro, perturbador, sufocante, uma época para se esquecer...

Outro fator importante foi à ânsia dos reformadores protestantes pelo retorno dos textos sagrados, uma vez que a Igreja Católica se afastava dos princípios de Deus proposto pela Bíblia. O movimento do iluminismo também contribuiu para esta denominação, visto que seus seguidores acreditavam que a luz da Razão deveria ser levada a toda humanidade, trazendo assim a evolução necessária, algo que para eles não aconteceu na Idade Média, pelo fanatismo da Igreja e a falta de racionalismo.

Já no século 20, a visão da Idade Média é completamente transformada, uma vez que a historiografia francesa domina o cenário mundial, e a revista Annales criada em 1929, parte para a narrativa dos fatos históricos de maneira política, econômica, social e interdisciplinar. Marc Bloch, um dos fundadores de Annales, influenciado por Durkheim, observava a organização dos grupos sociais a fim de estabelecer então uma organização da sociedade, pois esse era seu foco (estrutura da sociedade feudal entre os séculos 10 e 13).

Jacques Le Goff e Georges Duby, da terceira geração de Annales, também deram suas importantes contribuições. Le Goff tinha a intenção de integrar o período medieval à Linha do Tempo Histórica, levando em conta a sua evolução e desenvolvimento. Já Georges Duby, clamava em favor de uma História total, através da História das Mentalidades (que era uma tentativa de compreender uma época através do modo de pensar dos indivíduos que nela viveram).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com