TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida de diferentes adolescentes, de classes sociais, gêneros e idades diferentes

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.609 Palavras (11 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

O trabalho consiste em apresentar a vida de diferentes adolescentes, de classes sociais, gêneros e idades diferentes. Transmitir os conhecimentos sobre a fase da adolescência e observá-los na pratica suas características e desenvolvimento.

2. QUESTÕES TEÓRICAS

A fase da adolescência insere jovens dos 12 aos 18 anos de idade, um período de transição entre a infância e a vida adulta, no qual os indivíduos estão em busca de uma construção de identidade, caracterizado pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive. Geralmente os jovens passam a enxergar o mundo de outra maneira e a agir de modo diferente do que agiam quando eram crianças.

A adolescência se inicia com as mudanças corporais da puberdade e termina quando o indivíduo consolida seu crescimento e sua personalidade, obtendo progressivamente sua independência econômica, além da integração em seu grupo social.

Nesse período meninos e meninas passam a interessar-se muito mais uns pelos outros. Ao mesmo tempo, podem ficar preocupados com a aparência, e às vezes ficam sem graça com muita facilidade. A maioria se preocupa muito com o que outros adolescentes pensam a seu respeito. Também ficam muito preocupados em entender qual é o seu lugar no mundo. Com frequência os adolescentes optam por passar mais tempo com os amigos que com a família.

O grupo familiar tem um papel fundamental na constituição dos indivíduos, sendo importante na determinação e na organização da personalidade, além de influenciar significativamente no comportamento individual através das ações e medidas educativas tomadas no âmbito familiar. (Drummond & Drummond Filho, 1998)

Entretanto, é importante ressaltar que uma família facilitadora do crescimento emocional e promotora de saúde, não é aquela com ausência de conflitos. O potencial de saúde centra-se na possibilidade que o sistema familiar tem de encontrar alternativas para a solução dos seus problemas e conseguir conter os efeitos destrutivos destes (Féres-Carneiro, 1992). Bons níveis de saúde familiar, muitas vezes, encontram-se associados a núcleos que favorecem tanto a expressão de agressividade, de raiva e hostilidade, quanto de carinho, ternura e afeto. A partir desta perspectiva, constata-se que os aspectos relacionados ao bem-estar psicológico do adolescente sofrem, invariavelmente, e de forma preponderante, influências das diversas situações que o indivíduo vivencia na sua família.

Durante a adolescência, o sistema reprodutivo se desenvolve. Os órgãos reprodutivos são as partes do corpo que permitem que homens e mulheres gerem filhos. Os corpos de meninos e meninas mudam de maneiras distintas. Os meninos começam a ter barba e sua voz fica grossa. Seus músculos se fortalecem. No caso das meninas, surgem os seios, os quadris ficam mais largos e elas começam a ter menstruação.

À medida que amadurecem emocionalmente, os adolescentes começam a assumir novas responsabilidades e a conquistar novas liberdades. Eles passam a agir e pensar com mais independência. Também começam a encontrar um ponto de equilíbrio entre família e amigos. Essas mudanças indicam que os adolescentes estão a caminho de se tornar adultos.

Para Erikson: a identidade pessoal estaria ligada à noção de continuidade histórica, sendo entendida como "um sentimento subjetivo de uma envigorante uniformidade e continuidade.” A construção da identidade necessita das contribuições das pessoas significativas com que o adolescente convive, que funcionam como um modelo de identificação e também como um espelho que devolve a imagem que a sociedade tem a seu respeito.

3. QUESTÕES TEÓRICO-PRÁTICAS.

3.1 DADOS DOS ENTREVISTADOS

Questões

A

B

C

D

E

Nome

Larissa

Matheus

Arthur

Emily

Luana

Idade

16

12

15

15

17

Sexo

Feminino

Masculino

Masculino

Feminino

Feminino

Profissão

Estudante

Estudante

Estudante

Estudante

Estudante

Grau de escolaridade

3ºano Ensino Médio

7ºano do Ensino Fundamental II

1ºano do Ensino Médio

2ºano do Ensino Médio

3ºano do Ensino Médio

Estado Civil

Solteira, mora com a mãe e o irmão.

Solteiro, mora com a mãe e irmã.

Solteiro, mora com a mãe e padrasto.

Solteira, mora com seus pais e dois irmãos.

Solteira, mora com a mãe e avó.

Posição na Família

Irmã mais velha.

Irmão mais novo.

Filho único

Filha do meio, 3ª de 4 filhos

Filha única

Nível sócio-econômico

Baixo

Baixo

Médio

Médio alto

Baixo

3.2 ENTREVISTAS

  1. QUAL A SUA ROTINA DE VIDA? O QUE GOSTA DE FAZER? O QUE É IMPORTANTE?

A: A minha rotina se resume em arrumar a casa, dormir e comer. Gosto de comer e dormir. E o estudo é importante, porém não estudo diariamente, apenas quando estou na escola.

B: A minha rotina é comer, dormir, fazer natação e vôlei. Gosto de comer.

C: Eu acordo, vou para escola 7:30 até 16:30, depois faço tarefa, mexo nas redes sociais e depois vou dormir e recomeço o dia novamente. Eu gosto de ficar na internet e sair com os amigos (shopping, sair no bairro mesmo, sair para comer). O meu estudo é importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com