TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade de Gênero

Por:   •  14/9/2017  •  Artigo  •  3.353 Palavras (14 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 14

Estrutura do trabalho

Cap. 1 conceitos e suas relações/ historicizar todos

Cap 2 – papel da escola na educação de gênero

Descrição do GDE e das entrevistas. Como fez a seleção.

Entrevistas/ apresentação dos documentos –

Cap. 3 – Análises cruzando conceitos e entrevistas

  1. Identidade de gênero nas escolas

Procuramos com esta pesquisa, apresentar dados que apontem como os debates sobre gênero e diversidade podem contribuir para um ambiente escolar mais aberto e plural. Procuramos também discutir a cerca das relações entre a escola e a comunidade[a].

Ao tratarmos de comunidade, nos referenciamos nos conceitos de Bauman, ao qual a leitura da seguinte citação se fez esclarecedora:

O tipo de entendimento em que a comunidade se baseia precede todos os acordos e desacordos. Tal entendimento não é uma linha de chegada, mas um ponto de partida de toda união. “É um sentimento recíproco e vinculante” – “a vontade real e própria daqueles que se unem”; e é graças a esse entendimento, e somente a esse entendimento, que na comunidade as pessoas “permanecem essencialmente unidas a despeito de todos os fatores que as separam”. (BAUMAN, 2002, p.15)

 Logo, ao entendermos comunidade, lemos os processos de união, entre as varias pessoas viventes em determinado local ou meio social, unidas por algum fator convergente e ao mesmo tempo, munidas cada qual de seus discursos, identidade e culturas.

Dentro das afirmações do autor, ainda lemos a questão dos conflitos entre a liberdade individual e a seguridade do coletivo proporcionada pela comunidade. Portanto, podemos observar uma dinâmica complexa a cerca da estruturação dessa comunidade, que por varias vezes, se faz como um local de segurança e apoio mutuo, assim como, ainda será um agente limitador das liberdades individuais.

Ao dialogarmos a cerca dessa comunidade, estamos entendendo e lidando com as relações entre as pessoas dentro de uma intricada rede de socialização.

A comunidade ou as varias comunidades é que irão compor a nossa sociedade muitas vezes se misturam e interagem entre si, nas diversas relações interpessoais estabelecidas hoje.

A escola, por sua vez, é o local de formação do cidadão. Uma estrutura montada para formação do sujeito, através de uma educação sistematizada, organizada, estruturada e transmissora de conhecimento, que visa uma formação social humana, assim como o desenvolvimento de habilidades e competências, necessárias para o exercício consciente e pleno da cidadania.

Sendo-nos relevantes as afirmações presentes na fala da autora Lück:

A escola é uma organização social constituída pela sociedade para cultivar e transmitir valores sociais elevados e contribuir para a formação de seus alunos, mediante experiências de aprendizagem e ambiente educacional condizentes com os fundamentos, princípios e objetivos da educação. (LÜCK, 2009, pg.19)

Logo, os valores sociais irão dialogar com a comunidade a qual essa escola pertence e esta inserida. Parte importante da comunidade escolar é composta dos membros da comunidade a qual a mesma se encontra. Nesse sentido, podemos observar como os reflexos da comunidade irão compor o ambiente escolar, e como a escola, ira refletir sobre essa comunidade. Podemos ver este entendimento nas falas de Lück sobre uma gestão democrática escolar:

Segundo o princípio da gestão democrática, a realização do processo de gestão inclui também a participação ativa de todos os professores e da comunidade escolar como um todo, de modo a contribuírem para a efetivação da gestão democrática que garante qualidade para todos os alunos. (LÜCK, 2009, pg.23)

Ao falarmos sobre uma comunidade escolar, estamos entendendo a articulação das varias vozes que irão compor essa escola. Sendo essas, os membros pertencentes a comunidade, os pais de alunos, os próprios alunos, os funcionários desta escola, assim como a direção escolar, a equipe pedagógica e o professores.

Toda a estrutura escolar é composta para contribuir com a formação dos alunos, em diversos aspectos, buscando a transmissão de valores sociais elevados, assim como promover o desenvolvimento das habilidades e competências dos mesmos, buscando prepara-los para exercerem de forma plena o exercício da cidadania.

Como um processo social de formação humana, a educação se assenta sobre fundamentos, princípios e diretrizes para norteá-lo e dar unidade e consistência às ações educacionais promovidas pelas escolas, na promoção da formação e aprendizagem das crianças, jovens e adultos que frequentam o estabelecimento de ensino. (LÜCK, 2009, pg.19)

Portanto é fundamental a escola, e a sua gestão, garantir um ensino que busque a formação plena do educado, discutindo a cerca de valores condutas sociais. A educação deve trabalhar nos alunos a tolerância e o pluralismo de ideias e respeito as varias culturas e vivencias sociais.

Buscamos para, além disto, a criação de materiais de referência e base, voltados para os trabalhos e discussões dentro da temática gênero, identidade, diversidades e diferenças a fim de fornecer apoio aos educadores e professores.

Entender as questões do gênero e da identidade é um processo que permite entender a nós mesmos. Buscar um entendimento sobre si, e entender profundamente quem somos e oque somos. Desvincular-se daquilo que nos é imposto como um padrão de normalidade, questionar aquilo que somos e como somos. Entender que somoente nos somos capazes de definir aquilo que somos.

Ao falarmos sobre gênero , estamos também abordando a questão da identidade. Esta por sua vez, se constitui por meio de discursos[b] e construções sociais, das relações pessoais e do entendimento próprio de si mesmo. Constituir uma identidade é manifestar quem sou e oque sou. É expressar-se através de falas, roupas, modos de agir, pensar e amar.

Ou seja, ao pensarmos nas construções sociais dos gêneros, nos apropriamos dos conceitos de identidade e de identidade de gênero formulados por Judith Butller. Entendemos estes conceitos em três dimensões: o processo de construção do sujeito, os modos pelos quais a identidade é construída e interpretada pelo discurso[c] (BUTLLER, 1999).

Nesse sentido, fazemos também a análise [d] das relações e diferenças entre a sexualidade e o gênero. Nota-se uma linha tênue, mas presente, entre os conceitos orientação sexual e identidade de gênero[e].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com