TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGUALDADE RACIAL – POR QUE O/A PSICÓLOGO/A DEVE COMPREENDER SEUS EFEITOS?

Por:   •  12/6/2020  •  Resenha  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

DESIGUALDADE RACIAL – POR QUE O/A PSICÓLOGO/A DEVE COMPREENDER SEUS EFEITOS?

Para se falar de como o psicólogo precisa compreender a desigualdade racial e como ele entende seus efeitos, precisamos falar primeiro o que é a desigualdade racial.

A desigualdade racial vem de uma questão histórica, cultural e políticas que eram baseadas em uma superioridade de uma raça especifica, a partir desse momento a desigualdade racial até hoje é vivida, onde acontece a diferença em várias oportunidades que ocorrem durante a vida entre as etnias, os grupos com um histórico de segregação maior são os negros, índios e mestiços.

Atualmente os psicólogos sociais se aprofundam nesse assunto, buscando os efeitos subjetivos das desigualdades raciais e seus possíveis impactos na produção do sofrimento psíquico, os trabalhos que os psicólogos são importantes, pois é possível a compreensão de democratização do país e das concepções de cidadania desenvolvidos na consolidação da sociedade brasileira.

O psicólogo também necessita entender para um sujeito ou para um determinado contexto que as questões raciais envolvem preconceito, discriminação e racismo e que tudo isso também causa um sofrimento evidente cognitivo, porque aquela pessoa, pode apresentar dificuldades para conseguir um emprego, um relacionamento estável entre outros problemas.

A psicologia tem se tornado cada vez mais comprometida e engajada com a formação de uma sociedade mais justa e igualitária, trazendo uma aproximação maior com os movimentos sociais, inclusive o movimento negro.

Apesar da psicologia já ter construído novos espaços, para que o tema de racismo fosse entendido como um dos fenômenos estruturais da nossa sociedade e para a compreensão das desigualdades sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (143.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com