TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto econômico

Por:   •  25/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O presente trabalho do campo tem em vista responder as orientações deixadas do docente com objectivo principal, de auto preparação do estudante. Neste contexto, o estudante pesquisou a informação em diferentes fontes bibliográficas as quais irão constar na última página deste trabalho. O trabalho tem propósito académico, e a sua relevância se torna na medida em que ao estudante adquirir conhecimentos que ira aplicar e não só na vida académica, como também na profissão docente.

O presente trabalho tem Nove páginas com Quinze perguntas, cujo os temas principais: Comunismo de Guerra; Factores da Independência dos E.u.a Impacto Economico ,Social e Politico da IIª  Guerra Mundial; Económia Russa na Decada de 1980; Principais Características e Ideias do Fascismo; Os assuntos que serão abordados neste trabalho são bastante descritivos, abertos e criativos no processo de ensino aprendizagem. Neste contexto, serão analisados os aspectos essências que procuram estabelecer nas nossas formações sócias que nos confere a nossa evolução em vário domínio. Ao longo deste trabalho será notório que as perguntas foram transformadas em títulos que sucedem no índice e, as versões das mesmas serão abordadas continuamente nas próximas páginas deste trabalho.      

COMUNISMO DE GUERRA

O comunismo de guerra foi uma política que visava reorientar a produção industrial e agrícola +russa para enfrentar as forças do Exército Branco, como ficaram conhecidas as forças que enfrentaram os bolcheviques e o Exército Vermelho. A economia russa já estava em crise, como consequência dos estragos causados pela I Guerra Mundial. Para manter munido dos suprimentos necessários o Exército Vermelho, o governo bolchevique lançou mão de medidas coercitivas para alcançar esse objectivo. Na área agrícola, o comunismo de guerra representou o confisco da produção realizada pelos camponeses para alimentar as tropas vermelhas e também controlar o comércio clandestino que estava se desenvolvendo. O privilégio da distribuição era dado aos combatentes, sendo que o restante da população era submetido a um duro racionamento de alimentos. Neste aspecto, o comunismo de guerra representou uma forte oposição dos camponeses ao governo, já que se viam privados de comercializar livremente sua produção agrícola. Mas a argumentação bolchevique era que tal medida era necessária para a vitória da revolução, um objectivo mais amplo que as necessidades imediatas dessa classe rural. Nas indústrias, o comunismo de guerra representou a militarização do trabalho, submetendo os operários a uma rígida disciplina laboral e à manutenção de uma hierarquia dentro das fábricas. Foi neste período que os bolcheviques passaram a adoptar métodos tayloristas de organização do processo de produção e a centralizar a administração das fábricas em um único administrador. O resultado destas medidas foi a perda do poder que detinha os comités de fabrica, órgãos pelos quais os operários exerciam o poder dentro das empresas. Oposições a essas medidas surgiram dentro do próprio partido bolchevique, através da Oposição de Esquerda, que criticava a centralização, a hierarquização e a reprodução da disciplina de trabalho capitalista. Dentro desse esforço de guerra, os sindicatos ficaram submetidos ao Estado, não podendo actuar com autonomia frente ao governo.

FACTORES DA INDEPENDÊNCIA DOS E.U.A

Os factores que levaram à Independência dos Estados Unidos foram que a Inglaterra depois da Guerra dos Sete anos se viu sem recursos para manter as despesas da Coroa e começou a elaborar leis para limitar os poderes das colónias e impostos excessivos. Dentre estas leis as principais foram: Lei do Açúcar (imposto perante o açúcar e o melaço); Lei do Selo-procurava obrigar todos os documentos passassem por um Selo Real, e as Leis Intoleráveis que levaram a revolução ao seu apogeu, unindo as Treze Colónias contra a Inglaterra formando assim os Estados Unidos.Outra lei que destacou-se foi a Lei do Chá-cobrando tarifas sobre o comércio do chá. Outros factores principais são os ideais iluministas que queriam acabar com o Absolutismo, criação de uma constituição, direitos semelhantes ao todo o povo, fato que até o momento não ocorreu. Essas ideias espalharam-se pelas colónias ,levando a Independência ao seu êxito total e pleno.

IMPACTO ECONOMICO ,SOCIAL E POLITICO DA IIª  GUERRA MUNDIAL

Exército Vermelho, em virtude da importância logística que tinham para os combates contra o Exército Branco. Mesmo dentro do Exército Vermelho práticas militares autoritárias foram adoptadas, como o fim da eleição de oficiais, a necessidade de prestar continência aos superiores e a pena de morte. Os principais líderes do Comunismo de Guerra foram  Lenine, presidente do Conselho de Comissários do Povo, que administrava o Estado Soviético, e Leon Trotsky, comandante do Exército Vermelho. Essas medidas tornavam o nascente Estado bolchevique muito semelhante aos demais Estados capitalistas, com a diferença de que boa parte dos meios de produção havia passado para o Estado. Dessa forma, eliminavam-se os proprietários privados e formava-se uma nova classe de burocratas e tecnocratas que controlavam os meios de produção através do Estado, passando a gerir os rumos da sociedade soviética.

O Comunismo de Guerra acabou quando teve fim a Guerra Civil, em Março de 1921. Em seu lugar foi adoptada a Nova Política Económica (NEP), que pretendia liberar o comércio interno para que se realizasse uma acumulação de capitais, com o objectivo de desenvolver a economia, dentro dos moldes de um capitalismo de Estado, e aplacar a insatisfação camponesa ao liberar a comercialização dos excedentes agrícolas.

A crise econômica que se abateu sobre o sistema capitalista mundial a partir de 1929 levou os países capitalistas a tomarem medidas protecionistas, visando a salvar os mercados internos das importações estrangeiras, criando uma verdadeira guerra tarifária. A produção mundial reduziu-se em 40%, sendo que a diminuição do ferro atingiu  60%, a do aço, 58%, a do petróleo, 13%, e a do carvão, 29%. O desemprego agrassou nos principais países industrializados: 11 milhões nos Estados Unidos, 6 milhões na Alemanha, 2,5 milhões na Inglaterra e um número um pouco superior na França. Se forem contados os dependentes, estima-se que o fato provocou aflição e desemprego a mais de 70 milhões de pessoas. Como a economia já estava suficientemente internacionalizada (com exceção da URSS, que se lançava nos Planos Quinquenais), todos os Continentes foram atingidos, aumentando ainda mais a miséria e o desemprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (198.5 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com