TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Social Marketing Social

Por:   •  26/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Estrutura de do artigo

Importância social marketing Social

Este artigo foi utilizado no formato normal do texto, com uma tabela apenas na parte de ética e responsabilidade Social, e em valores percentual na responsabilidade social do Brasil.

Referente ao texto do artigo trás uma abordagem sobre a importância da responsabilidade social empresarial para a sustentabilidade e o papel de marketing.

O referido texto demonstras nos que com a globalização e novo contexto económico, politico social e cultural e com evolução da inovação tecnológica a respon                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            sabilidade social torna se uma nova estratégia para empresas que buscam um retorno institucional a partir de sua próprias praticas sociais, envolvendo a todos, accionista, funcionários, prestadores de serviço, consumidores, comunidade e meio ambiente.

Por isso segundo o Castro82004p185) o marketing social e utilizado toda vez que uma empresa desenvolve uma accçao de responsabilidade social

A referida tabela segundo o Neto e Froes sobre mandamentos da ética a empresa e socialmente responsável, se for ecológica, filantrópica, flexível, interessada, saudável, educativa, comunitária e íntegra.

Resumo do Artigo

Evolução do artigo

O conceito de Responsabilidade Social surgiu em 1899 na França pelo fundador Conglomerado U.S Steel Corporativos, onde estabeleceu dois principio as grandes empresas : Caridade e Custodia.

O caso de ética e responsabilidade social veio ao público 1919 com julgamento do caso Dodge versus Ford, nos E.U.A, onde Henry Ford presidente e accionista maioritário da empresa fez a corte chamada Michigan, onde decidiu não distribuir parte de dividendo esperado revertendo-os para investimento na capacidade de produção, aumentando de salários e fundo de reserva para a redução esperada de receitas, alegando que a corporação existe para benefício de seus accionistas, essa ideia sofreu muitos ataques depois grande depressão quando Alemanha decidiu aceitar em 1929 com constituição da república de Weima .

Mas as cortes americanas passaram a julgar pareceres favoráveis a acções filantrópicas das corporações no caso de A P. Smith Manufacturing Company VERSUS Barlow,  jusgado em 1953 onde justiça determinou que uma corporação pode buscar o desenvolvimento social estabelecendo a lei a filantropia corporativa, a partir de então os defensores de responsabilidade social  passaram a argumentar que se a filantropia  era uma acção legitima da corporação , então outras acções que priorizem objectivo sociais  aos retornos financeiros dos accionista seriam de igual legitimidades como abandono de linhas de produto lucrativo.

Assim em 1960 a Europa passa discutir problemas sociais e nos EUA ocorre valorização da questão ambiental e da divulgação de actividade social. Um ano depois empresa Americanas deixou de lado responsabilidade social, e foram a busca de acções para maximizar lucros  devido aumento de custo de energia e necessidade de maior investimento para redução da poluição. Em 1997 em França ouve mais um avanço de responsabilidades social com surgimento da lei que obrigava as empresas com mais de 300 funcionários a publicar balanço social. Neste contesto apos a discussão em 1990 a respeito de ética moral e responsabilidade social despertou a ideia que a empresas têm um poder social imenso na no que toca a diminuição de empregos e poluição ambiental dai percebe-se  que decisões empresarial tem consequência ambiental.

Reforçando a ideia de liderança das empresas Karkotli e Aragao( 2004 p55) destaca que uma ´´sociedade  esta cada vez mais consciente, articulada e engajada na focalização de praticas empresarial em defesa dos cidadãos contribuinte e consumidores pressionados organizações a incorporar valores como preservação de meio ambiente, segurança, defesa do consumidor qualidade dos produtos entre outros em seu procedimento administrativo e operacional.

Responsabilidade Social e Filantrópica

Responsabilidade social e um termo que não existe o consenso para sua expressão ela pode ser entendida como comportamento responsável no sentido ético como uma responsabilidade ou obrigação legal , como uma contribuição caridosa, e no sentido social consciente.

Segundo o Asheley definiu responsabilidade social como compromisso que a organização deve ter com a sociedade, expresso por meio de acto e atitudes que afectem positivamente, de modo amplo,   ou a alguma comunidade de modo específico agindo proactivamente e coerentemente no que tange o seu papel especifico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela., assim conselho Mundial para Desenvolvimento Sustentável, referiu que responsabilidade Social representa o compromisso   da  empresa  para contribuir para desenvolvimento económico  sustentável, trabalhando com os empregados, seus familiares, comunidade e a sociedade em geral para melhorar qualidade de vida, no mesmo contesto o Instituto de Ethos definiu que responsabilidade Social como forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (331.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com