TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introducao A Historia

Pesquisas Acadêmicas: Introducao A Historia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO A HISTÓRIA

HISTORIA--é uma palavra de origem grega que significa simplesmente investigação ou inquerido. O emprego desta palavra e com suas explicações fez com que Heródoto fosse considerado pai da história no sec V (COLLINGOOD s/d).

---é uma exposição verídica dos principais acontecimentos do passado da humanidade considerando as suas causa e consequências. Supõe um trabalho imperioso de investigação do conhecimento do resultado da pesquisa.

---é a ciência de resgate e de tentativa de responder as perguntas sobre acções humanas praticadas no passado (COLLINGOOD s/d)

---é uma ciência social que procura conhecer cientificamente o passado humano em que as interpretações feitas pelos historiadores, valorizam as relações existentes, a todos os níveis entre o passado e o presente (ALMEIDA. 1996)

Os gregos tinham um poder de homem para dominar o seu próprio destino e achavam que este, restringia-se pela limitação do conhecimento.

HERODOTO tinha uma actividade de investigação, interrogando uma testemunha sobre factos passados. O seu trabalho dependia principalmente das declarações e testemunhas oculares com quem o historiador tinha contacto pessoal.

OBJECTO DE ESTUDO DE HISTÓRIA

A história tem como objecto de estudo o homem. Este homem baseia-se num conhecimento (conhecimento do passado). O conhecimento do passado dos homens é aprendido, transformado e representado pelo historiador. Neste sentido o objecto de estudo de história é uma representação do sujeito que conhece.

Para GOMES 1988:349 “o verdadeiro objecto de estudo da história é o estudo do homem na sua relação com o meio geográfico, com o meio social e com o próprio meio técnico que ele criou. Estas relações não são criadas ao acaso nem dependem da vontade do homem. Estão sujeitas as leis”

EVOLUÇÃO DA HISTORIA

A história como qualquer ramo de saber tem as suas fases de avanço e recuo. Neste sentido, ela teve duas grandes fases a saber: a pré-historia e historia.

A pré-historia compreende (3) três fases.

 Paleolítico, que compreende a era da dita pedra antiga. Esta fase compreende ainda o momento em que o homem era dependente directamente das condições naturais, isto é, era totalmente nómada.

 Neolítico, compreende a idade da pedra polida. Esta fase marca a fase de sedentarização do homem, fase esta em que o homem deixa de depender daquilo que a terra da mas preocupa-se na produção dos mesmos.

 Idade de metais, onde verificou-se a pratica de técnica de exploração metalúrgica.

Historia dividida em 4 fases a saber:

 Idade antiga ou antiguidade clássica que se prolongou ate a queda do império romano,

 Idade média, caracterizada pela estagnação do desenvolvimento histórico devido a intervenção dogmática. Mas alem disso verificou-se a conquista de Constantinopla.

 Idade média, verifica-se o reviver dos conhecimentos destacando-se a revolução francesa, descobrimento marítimo contribuída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com