TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a decência

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.360 Palavras (10 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 10

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

SUMÁRIO

1.0 REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS        3

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio        3

1.2 O fax do Nirso        3

1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)        3

1.4 Uma pescaria inesquecível        4

1.5 A Folha Amassada        5

1.6 A Lição dos Gansos        5

1.7 Assembleia na Carpintaria        6

1.8 Colheres de Cabo Comprido        6

1.9 Faça parte dos 5%        6

1.10 O Homem e o Mundo        7

1.11 Professores Reflexivos        7

1.12 Um Sonho Impossível?        8

7.13 Pipocas da Vida        9

REFERÊNCIAS        9

[pic 1]


1.0 REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio

De fato ninguém escapa da educação, seja ela de qualquer fonte, pois desde que nascemos passamos a aprender, sempre em diferentes âmbitos. Acredito que a expressão usada na carta não foi um sinal de ingenuidade, mas sim um meio educado de recusa, pois os índios consideravam desnecessários os conhecimentos do homem branco.

A escola tem como papel instruir e socializar os seus alunos, trazer noções de cidadania, devolver, motivar e proporcionar o conhecimento de forma abrangente, muito além dos conteúdos necessários para sua formação acadêmica.  O processo de globalização facilitou o aprendizado em diversos níveis culturais, derrubou fronteiras. Hoje há muito mais acesso a outras culturas, e todas elas de alguma forma são afetadas em função do mudo globalizado.

As possibilidades de aprendizado aumentaram muito, basta que haja um computador ligado a internet e todo conhecimento se torna disponível.

1.2 O fax do Nirso

A educação escolar não conseguiu alcançar a evolução tecnológica, muitas pessoas não atendem as normas padronizadas pelo meio social. E outas não abrem espaço para novas visões de mundo. Num mercado competitivo as pessoas estão esquecendo-se de serem bons, assegurando seu bom desempenho como profissional da educação. A faculdade não é garantia de sucesso, o diploma não nos dirá se somos capacitados e sim o desenvolvimento do seu trabalho irá demonstrar seu profissionalismo, e a sua preocupação em sempre estar se atualizando.

1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

A escola nos ensina que o professor é um grande formador de opiniões, um exemplo de sabedoria a ser seguido. Porém, às vezes nos deparamos com professores intransigentes. Eles simplesmente impõem uma maneira do aluno pensar e crê que essa seja a forma correta, sem ao menos deixar os alunos terem a liberdade e o direito de opinar.

A verdade é relativa. O que se apresenta na escola deve ser demonstrado de maneira a fazer o aluno raciocinar e discernir as propostas. Será o professor o único mantenedor do saber ou os alunos também têm o direito de questionar e dizer o que acham certo e errado?

Professor também erra, apesar de seus estudos e atualizações frequentes. E com o diálogo entre aluno e professor pode-se desenvolver um ensino muito mais amplo que aquele ensino conservador muitas vezes apresentado. Com troca de ideias e mentes abertas é possível que tanto o aluno como o professor cresçam como pessoa. Para que isso aconteça é cumplicidade.

1.4 Uma pescaria inesquecível

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, pois a ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

Acredita-se que a ética de certa forma é adquirida em casa, passada de pais para filhos. Pois, como se sabe, ética são valores morais, onde se é comprovada pelos atos individuais de forma vista e não vista. Por esse fato, talvez não seja tão necessário que haja uma adaptação da disciplina de ética nas escolas, pois são valores morais que se aprendem em casa. No entanto, nas escolas esse assunto é abordado em varias disciplinas, tais como português, sociologia e filosofia.

Pode-se dizer que a frase “Gosto de levar vantagem em tudo, certo?” traz consigo uma certa arrogância ou seja, não há ética, pois se nota que leva vantagem acima de tudo e de todos transparece que não há importância nos valores morais.

Assim, se pode relacionar com o texto “Uma pescaria inesquecível” na parte em qual o menino não quer devolver o peixe ao lago e olha ao redor para ver se tem alguém a observa-lo, pois como seu pai tem ética não aprova a atitude do menino e assim faz com que o menino devolva o peixe ao lago.

“O que é certo é certo, mesmo que ninguém faça... e o que é errado é errado, mesmo que todo mundo o faça”, com essa frase se nota como as pessoas mesmo sabendo o que é certo e errado, muitas vezes optam por fazer o errado apenas porque todo mundo faz ou para levar vantagem. Mas se pode analisar com o texto “Uma pescaria inesquecível”, que o pai do menino escolheu ter ética na situação na qual se encontrava quando o menino não queria devolver o peixe ao lago. Pois sabia que seria errado não devolver o peixe ao lago, sabendo que muitos fariam o contrário.

1.5 A Folha Amassada

Acredito que como educador o elemento necessário é a paciência, e com ela o respeito e a compreensão, pois se sabe que como educador se pode enfrentar vários desafios. No entanto, se souber conversar com o aluno, ter paciência e com ele entender o que se passa, se poder resolver sem ter que tomar atitudes mais rigorosas. Um exemplo foi o menino explosivo do texto, com uma conversa amigável ele aprendeu a lição.

Um aluno explosivo acredito, que não seja o problema se o educador conseguir ter controle em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (255.8 Kb)   docx (127.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com