TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial de leitura de Gabrielle Arruda

Por:   •  16/9/2018  •  Dissertação  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

Memorial de leitura de Gabrielle Arruda

“Como eu, o analfabeto é capaz de sentir a caneta, de perceber a caneta e de dizer caneta. Eu, porém, sou capaz de não apenas sentir a caneta, de perceber a caneta, de dizer caneta, mas também de escrever caneta e, consequentemente, de ler caneta.”

Paulo Freire

Lembro-me de uma tarde ensolarada, quando a minha mãe estava me arrumando para ir à escola, suas mãos penteavam meu cabelo, enquanto eu olhava para o meu uniforme amarelo forte da escolinha Mundo Encantado. Após ter terminado, fui em direção ao dia em que mudaria a minha leitura de mundo e da palavra. O dia em que aprendi a ler.

Lá estávamos eu e meus colegas na escola, alguns brincavam, outros se encontravam atentos para a professora explicando no quadro. Ela escrevia as palavras, falava, e pedia para nós repetirmos. Isso se repetiu por vários dias. Posteriormente, encontrei-me tentando ler toda palavra que avistava, aonde eu andava, tentava ler algo.

Até que um dia, passando em frente a um supermercado vermelho, finalmente consegui. A felicidade tomou conta de mim, pois, mesmo ainda pequena, senti-me vitoriosa por ter conseguido “passar de fase ” Sem contar que meus pais me ajudaram muito nesse processo, principalmente pelo fato da minha mãe ter sido professora. Ela me ajudara muito nas atividades escolares.

Em casa, fui ajudada de várias maneiras, a minha mãe se sentava comigo e corrigia as minhas atividades, e também explicava tudo aquilo que eu não entendia. Já meu pai, pedia para eu ler aquilo que via na TV ou alguma palavra em um livro.

Outra lembrança que vale ressaltar foi quando li o meu primeiro livro. Isso aconteceu na 5ª série, quando a professora Geisielle, de quem eu nunca irei esquecer, pediu para que fizéssemos a leitura do livro O pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry. A leitura daquele livro me fez entrar em mundo mágico pela primeira vez, no qual eu viajava. Era só ler as primeiras palavras e a imaginação tomava conta. A leitura da palavra me ajudou na leitura de mundo, e sou extremamente grata por isso.

Tudo isso contribuiu muito no meu processo de leitura e visão de mundo, pois através dela, adquiri conhecimento, imaginação e opinião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com