TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Migração do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II

Por:   •  17/4/2017  •  Resenha  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

Migração do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II

No texto é relatado uma pesquisa que observou alunos que saem do 5º ano do Ensino Fundamental I e engressam no 6º Ano do Ensino Fundamental II, onde acontece uma mudança perceptível da maneira de aplicar as aulas, que antes era aplicada somente por um professor, este mesmo ficava em sala o tempo todo com seus alunos; e quando ocorre esta mudança vários outros professores entram em cena.

Geralmente no Ensino Fundamental I os alunos enxergam a escola como sua segunda casa, pois se sente mais familiarizado pois com novos alunos uma grande mudança acontece, e nós não estamos acostumados a mudanças, pois saímos da nossa zona de conforto, esta mudanças podem ser até traumáticas.

Para algumas crianças mudanças são muito duras, precisando até de um acompanhamento de um especialista (psicólogo ou psicopedagogo).

No texto também é relatado os métodos utilizados para o ensino da matéria de História que mudam, já que por algumas vezes no Ensino Fundamental I era aplicado de uma forma mais lúdica para maior aprendizado das crianças; no Ensino Fundamental II os métodos precisam ser mais aprimorados, já que as precepções dos alunos mudam de acordo com o contexto em que cada um vive.

O profissional da educação precisa ser bem estruturado e buscar sempre estar renovando seus conhecimentos através de leituras, estudos, cursos, não se permitindo ficar sedentário pedagógicamente, proporcionando assim um ensino da matéria de História não como um estudo do passado, mas como uma História do Presente, atual, contemporânea, e que faz parte do cotidiano.

Ainda defendo a ideia que independente da idade dos alunos temos como educadores o dever de respeitar o aluno como um indivíduo que possui sentimentos, conhecimentos, e que tem muito a nos ensinar, temos sempre que nos lembrar que o aluno não é um cofrinho onde nós professores somente depositamos os nossos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com