TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MASP - Museu de Arte de São Paulo

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 2

Identificação do projeto

Projeto: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

Arquiteta: Lina Bo Bardi

Localização: Av. Paulista, 1578 – SP, Brasil.

ÁREA DO TERRENO: 5392,3 m2

TOTAL CONSTRUÍDO: 10.272 m2

Ano da fundação: 1947

DATA DA INAUGURAÇÃO: 7 novembro de 1968

Biografia

Achillina Bo nasceu em Roma, em 5 de dezembro de 1914 mais se naturalizou no Brasil em 1951, e morreu na cidade de São Paulo em 20 de março de 1992 aos 77 anos,  mais conhecida como Lina Bo Bardi ela foi uma grande arquiteta modernista, que ficou mundialmente conhecida após ter projetado o museu de arte de SP.

Lina começou sua trajetória universitária na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma durante a década de 1930, após concluir o curso ela se mudou para Milão, onde trabalhou para Gió Ponti, editor da revista Domus e logo se casou com o jornalista Pietro Maria Bardi em 1946, e seguiram juntos para a America do Sul, ao chegar no Brasil mais especificamente no Rio de Janeiro Lina se encanta com a natureza do local e vê ali potencial para continuar sua carreira expandindo suas idéias e concretizando novas propostas para a arquitetura moderna.

Instalou-se na cidade de São Paulo, onde projetou no bairro do Morumbi uma obra de grande importância moderna, a casa de vidro projetada em 1948 e inaugurada em 1951.

Descrição do projeto

O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, considerado o mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul e um dos mais populares ícones da capital paulista sendo tombado pelas três esferas do poder executivo. Fundado pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand, em 1947, e projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi no qual veio a inaugurar no dia 7 de novembro de 1968  o edifício está Localizado na Avenida Paulista cidade de São Paulo n° 1578, entre a rua professor Otavio Mendes e a rua Plínio Figueiredo.

A arquiteta Lina e o engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz optaram por uma edificação subterrânea e uma elevada suspensa a oito metros do piso, através de quatro pilares interligados por uma viga de concreto com o vão livre de 74 metros quadrados. O edifício conta com aproximadamente 10.272 m2 divididos em 5 pavimentos contendo Hall Cívico, Biblioteca, Restaurante, Mezanino, Auditórios, áreas comuns, Exposições, Administração, Pinacoteca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com