TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu de Artes e Ofícios - BH

Por:   •  26/2/2019  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

ARQUITETURA E URBANISMO – CUMIH

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS

O Museu de artes e ofícios está localizado no prédio da estação central de Belo Horizonte. Esse prédio foi a porta de entrada da cidade, onde ocorriam recepções e despedidas. No ano de 2002, após restauração, foi instalado no prédio o Museu, que possui como temática os ofícios que tiveram influência na construção não só de Minas Gerais, mas de todo o país. O acervo do museu conta com peças originais que nos conta a história e nos mostra como eram realizadas essas atividades por gerações passadas.

OS OFÍCIOS

A fiação e a tecelagem eram na época serviços exclusivos para as mulheres ( possivelmente porque aos homens eram reservados trabalhos árduos como a agricultura e a mineração). Os teares verticais, conhecidos como “teares de rede”, eram os mais comuns, mas também eram utilizados os horizontais. As mulheres possuíam pleno domínio desse serviço, e produziam desde as próprias roupas até redes para exportar para outras províncias.

Os ofícios que abrangiam a conservação e a transformação dos alimentos eram comuns aos homens e mulheres. A mandioca era o principal produto agrícola indígena e constituiu a base do sustento da população colonial. Ou seja, o cultivo e a utilização da mandioca na produção de alimentos derivados era um serviço executado, principalmente, pela população indígena. O queijo é um alimento de extrema importância na formação da cultura brasileira, e principalmente, mineira. Os equipamentos para a produção do queijo e da farinha de mandioca são representados no museu nos mostrando um pouco dessa cultura.

O uso da cana-de-açúcar era feito de diversas formas, produzindo desde doces até cachaça. Esse serviço era realizado pelos negros nos engenhos, e por isso era um ofício que ocorria na zona rural.

A respeito das técnicas de uso da madeira, os imigrantes tiveram grande contribuição, visto que trouxeram soluções que até então eram inovadoras. A abundância da madeira e sua resistência fez com que ela se tornasse matéria-prima de diversos equipamentos de trabalhos vistos no museu. Além de ser esse o material responsável por muitos equipamentos de lazer, conforto e segurança da época.

Os comércios eram próprios das zonas urbanas, e eram encontradas farmácias, oficinas e pequenas vendas.

A pecuária produziu ofícios derivados, como o ofício do couro, uma matéria prima importantíssima desde tempos passados.


A produção de energia também era um ofício de extrema importância nessa época. Era exercido por homens pois apesar da descoberta e utilização de outras fontes de energia, a força muscular do trabalhador era essencial.

Os ambulantes também foram trabalhadores de grande importância na história do país e que estão presentes nos tempos atuais. Eram normalmente pessoas de classe social mais baixa que participavam de feiras exibindo seus produtos. Era uma atividade executada muitas vezes por escravos que vendiam frutas, verduras, utensílios e adornos. As mulheres negras dominavam o comércio de comidas preparadas, como doces e salgados. Eram basicamente trabalhadores que levavam os produtos onde quer que as pessoas estivessem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com