TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu e Patrimônio Histórico

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO: MUSEUS E PATRIMÔNIO HISTÓRICO – Cláudia Inês Parellada

ALUNO: Taynara Fortunato Santos                            RGM: 16529693

Segundo Arantes, a preservação deve ser pensada como trabalho transformador e seletivo de reconstrução e destruição do passado, que é realizado no presente e em termos atuais. Os museus são representações de trajetórias pessoais onde os objetos funcionam como vetores de construção da subjetividade. Já o patrimônio histórico deveria definir as dimensões múltiplas da cultura como imagens de um passado vivo, acontecimentos e coisas que merecem ser preservados porque são coletivamente significativas em sua diversidade.

Muitos objetos históricos e arqueológicos no Paraná e mesmo no Brasil são relacionados no senso comum como velarias. Alguns objetos tornam-se exóticos e podem ser transformados em peças que tenham algum significado dentro do sistema simbólico das pessoas que os encontram neste trabalho apontam-se estratégias para o aumento da proteção do patrimônio histórico e arqueológico principalmente a partir da conscientização da comunidade envolvida que está sendo motivada a perceber o valor do vestígio arqueológico e histórico como memoria coletiva, principalmente através da criação de novos museus e da revitalização dos antigos.

O patrimônio arqueológico foi incluído na constituição brasileira de 1988, como parte do patrimônio cultural nacional e no artigo 20 inciso X, os sítios arqueológicos foram declarados bens da União.

Para realizar pesquisas arqueológicas no Brasil é preciso observar a legislação vigente. Os arqueólogos passaram a ter responsabilidade que incluem não somente a produção de informações cientifica, mas também de envolver a comunidade na gestão do patrimônio. Com pouco acesso a dados sobre patrimônio histórico e natural da região que vivem ou visitam a população não conseguem encontrar motivos para preservá-los ou protege-los. O patrimônio é a parte do patrimônio material no qual os métodos fornecem dados primários.  

A arqueologia paranaense pode ser dividida em pré-colonial e histórica,     sendo que os sítios históricos serial rurais e os vestígios da cultura material relacionados à ocupação europeia e luso-brasileira, dos séculos XVI  ao XX no território atualmente ocupado pelo Paraná.

O museu paranaense inaugurado em 1876 e na época denominado museu de Curitiba era uma instituição particular.  Inicialmente foram reunidos materiais que participaram de exposições internacionais e representavam aspectos diferenciados do Paraná, sendo o acervo bastante diversificado. Em 1882 o museu passou a pertencer à província do Paraná com nome de Museu Paranaense. Entre 1950 e 1965 recebiam parte do material arqueológico recuperados em atividades de campo de vários cursos intensivos realizados no Paraná, com arqueólogos brasileiros e estrangeiros desde 1987 o museu paranaense vem realizando vários projetos arqueológicos que propiciaram a entrada de um maior número de profissionais especializados com a consequente ampliação dos estudos multidisciplinares.    Desde 1990 houve preocupação em selecionar estratégias diferenciadas para gerenciar as coleções arqueológicas do museu paranaense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com