TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narradores de Javé

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 3

        1: No filme Narradores de Javé os moradores do povoado ficaram apavorados ao saberem que seu local de residencia seria destruido pela construção de uma usina hidreletrica. Então, os habitantes partiram em defesa de sua comunidade. Apresente como os habitantes fizeram essa defesa, seus argumentos e dificuldades enfrentadas. (0,5)

Os moradores da comunidade partiram em defesa atravez de uma estratégia muito original, que era a de escrever todos os grandes fatos que ocorreram na história daquele povoado e assim justificar a preservação deste. Porem eles enfrentaram varias dificuldades, como por exemplo o fato de que todos os moradores do povoado são analfabetos e único que sabe escrever é Antônio Biá, um carteiro que forjou algumas cartas e por conta disso foi mal visto pelos moradores dali, porem mesmo assim ele é escolhido para a tarefa. Mas ele tem dificuldades para realizá-la, porque nenhum dos moradores consegue chegar a um acordo sobre quais versões realmente correspodem a verdadeira historia de Javé.

        2: Na jornada em defesa de seus interesses, os moradores recorrem a Antonio Biá, antigo funcionario do correio, para escrever a historia da comunidade. Estabeleça um paralelo entre o papel de Antonio Biá e o oficio do historiador. (0,5)

O objetivo do historiador é desvendar, explicitar, trazer à tona diferentes vozes de pessoas que viveram no passado e deixaram suas marcas em textos, edifícios, utensílios, modos de vida ou mesmo em histórias passadas de geração para geração. Para o historiador, uma mesma história pode ser contada de diferentes maneiras, dependendo da época e do lugar que cada um ocupa na sociedade. Sabendo disso podemos ver que, do mesmo jeito que um historiador faz, Antonio Biá fez, ele saiu a procura de historias das pessoas que ali moravam, e ouviu todas elas, indo em varias pessoas tentando achar os pontos que ligavam em cada historia.

        

        3: Um dos itens importantes ao debatermos a interpretação do passado é reconhecer que a historia é construida por diferentes sujeitos. Como esse elemento aparece discutido na pelicula Narradores de Javé. (0,5)

Esse elemento aparece descutido quando Antonio Biá ouve as historias dos moradores, onde cada um deles contavam a mesma historia, porem todas elas eram contadas de maneiras diferentes, sempre aumentando a importância de um indivíduo ou de outro. E nisso agente pode ver que um só morador não poderia construir a historia daquele lugar, mas sim a união de todos.

        

        4: Uma questão que perpassa o longa-metragem é a preservação do patrimonio historico e cultural em fase do avanço da sociedade industrial e tecnologica. Nesse sentido, faça uma pesquisa e encontre peo menos um evento comteporaneo em que esteja expresso esse dilema. (0,5)

No sentido de se instituir um órgão que pudesse lutar pela preservação da história no município de Caxias, foi criado, em 12 de dezembro de 2003, o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, que adota a denominação de “Casa de CÉSAR MARQUES” em homenagem ao nascimento do ilustre médico e historiador caxiense. O IHGC zela pelo patrimônio histórico e geográfico de Caxias, portanto, é reconhecido de Utilidade Pública por lei Municipal e Estadual, e, hoje, situa-se em um prédio histórico da extinta estrada de ferro São Luis-Teresina (RFFSA), na Av. Getúlio Vargas, nº 951, Centro, Caxias-MA. E abriga um valioso acervo documental histórico sobre a Cidade de Caxias, na sua Biblioteca Maria das Mercês da Silva Lima, além de obras importantes sobre a História e Geografia do Maranhão representativos da memória coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com