TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ADVOGADO DO SECULO XXI E O MEIO AMBIENTE

Ensaios: O ADVOGADO DO SECULO XXI E O MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

O ADVOGADO DO SÉCULO XXI E O MEIO AMBIENTE

O advogado é indispensável à administração da Justiça, com demanda cada vez maior na sociedade moderna em que vivemos, pois se na sociedade antiga já se precisava de advogados, atualmente a necessidade é ainda maior, em face das complexas relações interpessoais que a vida impõe a todos nós, e do nível de civilização a que chegamos.

Mas não é só na esfera privada que o advogado é importante: ele exerce papel fundamental na formação da sociedade quando busca a preservação do direito à liberdade de expressão, do direito à propriedade; ao meio ambiente; à liberdade na forma de construção das relações familiares, no modo de atuação do mercado econômico e até mesmo na atuação do Estado.

A sociedade atual, por ser complexa, exige diariamente associações, contratos, obrigações, e nesse espaço entra o profissional do direito como “decifrador” do emaranhado normativo, como conselheiro, como defensor dos direitos, posto que, conforme sabemos na vida em sociedade, a liberdade de alguém termina quando começa a do outro. Portanto, entendo que o advogado é peça-chave na formação da sociedade atual e no seu regular funcionamento, pois dele depende vivermos uma sociedade justa, plural e democrática.

Nessa diretriz, o advogado do século XXI deve ser sobretudo, um advogado ético. Terá que zelar pelo aperfeiçoamento da ordem jurídica de modo a se preocupar com os direitos de seus semelhantes e a fornecer estabilidade para a sociedade futura. A dogmática jurídica terá que se adequar à nova realidade social, á globalização da economia e deve buscar seu paradigma na descoberta da interdependência e na solidariedade. O mesmo ao atuar em defesa de seus clientes não deve massacrar o oponente ou lesar direitos fundamentais dos seres humanos ou da natureza não humana, respeitando os direitos fundamentais, sociais e os direitos difusos consagrados em nossa Constituição.

A globalização dos direitos humanos e da proteção ambiental nos trouxe a noção de garantia coletiva e uma visão integrada de todos os direitos, criando obrigações subjacentes para todo advogado compromissado com a defesa dos direitos civis e políticos do cidadão. Temos que assumir esse novo compromisso de defender os direitos globais de todos os seres. Todos os seres possuem direitos fundamentais que não podem ser desrespeitados sem que isto afete toda sociedade.

Agir de maneira responsável e consciente, deve ser uma característica inalienável do advogado do terceiro milênio. Acima de tudo o maior compromisso do advogado é com a liberdade, em todas as suas formas de expressão, pois sem ela não há direito que sobreviva ou justiça que se concretize.

Mas, nós não podemos nos libertar sozinhos. Esta é uma verdade inexorável. O ser humano só poderá se libertar como um todo, no âmbito de sua comunidade e do Universo. A libertação de todas as criaturas será, pois, a libertação dos seres humanos.

Enquanto prendermos os animais em gaiolas nossas prisões estarão sempre lotadas. Enquanto matarmos os animais os homicídios proliferarão. Enquanto houver massacre de animais haverá guerras. Existe uma relação em tudo. O bem e o mal estão no coração do homem. É na mente dos homens que começam as guerras.

A liberdade demanda uma nova forma de relações onde seja reconhecida a interdependência de toda vida e a necessidade de se desenvolver uma ação conjugada, que resulte em relações humanas e sociais mais benevolentes, mais respeitosas e mais éticas em comunhão com tudo que nos cerca: as pessoas, os animais, a natureza e o cosmo, com o objetivo de impor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com