TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BOM LEITOR OU MAU LEITOR? EIS A QUESTÃO!

Por:   •  9/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno: Rafael Félix da Silva    

 RA: 1633357

POLO

 MARABÁ

 2016

BOM LEITOR OU MAU LEITOR? EIS A QUESTÃO!

De fato, a leitura é um dos grandes fatores para que o ser humano possa ser inserido na sociedade atual. Ler se torna necessário, pois o ato propicia ao leitor o alcance de informações em relação a diversas áreas de conhecimento, gera entretenimento, enriquece nosso vocabulário, dinamiza o raciocínio e a interpretação. Mesmo sabendo dos benefícios que a leitura proporciona ao indivíduo o ato de ler não é uma prática comum a muitas pessoas, então se torna necessário compreender como as pessoas estão lendo para que assim se possa construir uma sociedade mais crítica.

Ler é uma poderosa via de transformação das estruturas comunicacionais, capaz de gerar leitores mais compreensivos e críticos. Existem na sociedade dois grupos de leitores, eles poder ser denominados de bons leitores e maus leitores, o que vai diferenciar um do outro, são os hábitos desenvolvidos destes indivíduos com a prática da leitura.

 O bom leitor lê rapidamente e entende bem o que lê, ele lê com determinação, com foco, objetivo. Isso possibilita uma aprendizagem mais profunda sobre determinado assunto, faz com que os questionamentos levantados possam ser respondidos com uma melhor facilidade. O mau leitor entende muito pouco do que está lendo, na maioria das vezes esse indivíduo lê sem um propósito, sem uma finalidade, raramente sabe o real motivo do por que ele lê.

Fazer uma avaliação daquilo que se ler é importante, faz com que se perceba a veracidade do conteúdo que está sendo lido. Ao avaliar o que se lê, o bom leitor levanta questionamentos, tais como: o sentido do texto, a qualificação do autor para se escrever sobre determinado assunto, a fundamentação dos argumentos levantados no texto entre outras questões que vão validar aquilo foi lido. O bom leitor então sabe discernir, buscando sempre o conhecimento necessário para julgar e indagar sobre aquilo que ele leu. O mau leitor por não avaliar aquilo que lê acredita em tudo o que está escrito, dificilmente ele vai confrontar, debater com experiências vividas por ele mesmo ou com outras fontes aquilo que ele leu.

Uma das características marcantes de um bom leitor é a variedade e complexidade das palavras que são conhecidas através do ato da leitura. A pessoa que ler é possuidora de um bom vocabulário, são capazes de compreenderem o significado das palavras novas pelo contexto. Além disso, manejam bem os dicionários e os utilizam com frequência, no momento cabível, buscando assim um esclarecimento total do texto lido. Maus leitores tem um vocabulário limitado, pois os mesmos não conhecem os sentidos de muitos termos, não há neles uma curiosidade ou uma preocupação para tentar entender o significado de uma palavra nova. O uso do dicionário por esses indivíduos é quase que nulo.

Ter habilidades para conhecer o valor do livro e saber quando deve ler um livro até o fim, quando interromper a leitura definitivamente ou periodicamente, também são características daqueles que leem com frequência e com propriedade. Ao contrário do grupo citado neste parágrafo, os maus leitores, não sabem decidir se é conveniente ou não interromper uma leitura, ora leem todo livro, ora decidem interromper a leitura sem critério objetivo, apenas por questões pessoais.

O leitor assíduo, considerado um bom leitor, preza pela construção de uma biblioteca particular, pois a mesma fortalece o domínio da língua e aguça a capacidade de enxergar e compreender tudo que está acontecendo. O mau leitor acha na leitura motivo de sofrimento e trabalho, ele não gosta de ler e lê muito pouco, não possui uma biblioteca privada pois o mesmo não tem interesse em expandir seus conhecimentos nos mais vastos assuntos. Ele está condicionado a ler consecutivamente a mesma espécie de assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com