TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil é um Estado Laico

Por:   •  11/5/2017  •  Artigo  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        2

TEMA        2

OBJETIVOS        2

PROBLEMATIZAÇÃO        2

DURAÇÃO DO PROJETO        3

2. DESENVOLVIMENTO        3

SIGNIFICADO        4

CRONOGRAMA        6

REFERÊNCIAS BILBLIOGRÁFICAS        9

1. INTRODUÇÃO

Brasil é um Estado Laico? Religião se discute sim! No âmbito do conhecimento e respeito... Está discussão não deve ser um duelo.

Este trabalho terá o propósito de buscar e levar aos alunos conhecimento a pluralidade religiosa e brasileira, as vitórias no decorrer do tempo, como direitos e respeito do cultuar as religiões tato cristãs como afro- descendentes.

Apreciaremos artigo da Dra. Marília de Franceschi e professor Thomas M. Sconlon ao final deste estudo chegaremos a uma visão crítica tolerante sobre a questão. O Brasil é estado laico?

TEMA

Brasil “e” Estado Laico.

Religião se discute sim!! No Âmbito do conhecimento e respeito... Não em um duelo...

OBJETIVOS

Levar o aluno a refletir que o conhecimento gera tolerância e respeito pela escolha da religião do outro, pois o Brasil sendo laico é direito e não privilégio as conquistas.

PROBLEMATIZAÇÃO

  • O Brasil é realmente estado laico?
  • O que se entende com estado laico?
  • Como lidar com as diferenças religiosas no Brasil, na sua comunidade.

DURAÇÃO DO PROJETO

08 Aulas sendo de 50 minutos cada.

2. DESENVOLVIMENTO

Apresenta definições sobre o que o estado laico, laicidade, fazer um debate referente ao tema.

Discutir qual a posição do Brasil frente à desigualdade religiosa tendo como base as leis brasileiras.

1º Constituição de 1891.

2º Constituição de 1941

3º Constituição de 1988

Pontuar benefícios e perdas das pessoas.

Artigo sobre Estado laico e laicidade jornalista Alexsandra de Oliveira publicado em 18/10/2012 tema “Afinal, o Brasil é um Estado Laico”?

Questiona o Brasil quando cita “sob a proteção de Deus” no preâmbulo da carta magna, Deus seja louvado nas notas do cruzeiro.

É comum deparar-se com cruzes, crucifixos, divindades e bíblia em órgãos públicos, assembleia legislativa, câmara municipal, fórum e tribunais. A questão seria aceito as imagens de Buda, Chico Xavier ou Iemanjá nos mesmos órgãos públicos? O Brasil é Laico? ”Brasil” gasta milhões de reais a visita de um líder católico (o papa).

Segundo o jornalista ela vê uma abertura para afirmação do Brasil como estado laico. A presidente Dilma Rousseff retira a bíblia e o crucifixo da do gabinete da presidência vai de encontro à determinação da Constituição Brasileira.

O ministério público federal do estado de São Paulo notificou o Banco Central para explicar o motivo porque as cédulas do real contêm a expressão “Deus seja Louvado”.

Porém as medidas tomadas para chegarmos ao objetivo que igualdade e respeito ainda são de forma tímida e sem o apresso popular.

O documentário da TV Brasil publicado em 30 de Janeiro de 2015 com tema “Intolerância e fé no Brasil”.

SIGNIFICADO

Ateísmo, monoteísmo, politeísmo, ateu.

Doutora Marília de Franceschi no seu artigo que discute a questão da laicidade entre religiões e indivíduos depende da exclusão da influência da religião, no estado na cultura e na educação.

A mesma discute a presença no currículo das escolas de ensino religioso, no ensino fundamental criavam um contraste. O Brasil sendo estado laico atrelava ao ensino a base católica, onde as datas comemorativas ligadas ao catolicismo eram enaltecidas, ex: Festa junina, páscoa e corpus Christi e este momento eram comemorado por todos cristãos ou não!!

Neste contexto como o Brasil podia se auto afirmar como estado laico. Pela prisma da Dra. Marília O Brasil tem corrigido ao longo dos tempos; porém ainda a pessoas que confundem estado laico com país sem religião ou contra religião. Com vitórias que foram garantidas o direito e respeito às representações religiosas, os mitos e a falta de compreensão.

A dificuldade de aceitação da tolerância de acordo com o professor do departamento de filosofia da universidade Harvard; mostra que tolerância é uma atitude complexa que implica encontrar a justa medida entre aceitação absoluta e uma oposição moderada, tolerância está ligada aos direitos fundamentais da vida social.

O professor Thomas M. Sconlon busca mostrar que a dificuldade de se praticar tolerância está ligada a falta de respeito e de conhecimento de causa.

Segundo o mesmo tolerância é equilíbrio que garante o direito do indivíduo professar sua crença e celebrar a sua participação em estado laico, para o professor Thomas M. Sconlon a palavra chave e o equilíbrio, pois está intimamente ligada à harmonia, moderação, estabilidade emocional. Sendo assim um sujeito equilibrado consegui discernir o que é direito do outro e respeita as opções religiosas e pessoais.

Tendo como alvo o tema Religião se discute e têm Direitos garantidos, A professora doutora Marília de Franceschi afirma que no Brasil caminha para confirmação de estado laico, pois existem inúmeras religiões e convivem em quase harmonia, com uma grande ressalva as religiões afrodescendente, onde ainda são discriminadas colocando ela as margens dos preconceitos. Associam ao demônio, Bruxaria ao mal.

Segundo o livro historia da África da UNOPAR mostra que a princípio a religião do escravo era imposta pelos senhores, sendo que as religiões de matriz Africanas tiveram suas culturas e manifestação ocultada por muito tempo.

Na busca de não se apagar os africanos fizeram muitas adaptações para camuflar suas origens. Hoje muitas das manifestações afrodescendentes sobrevivem meio às intolerâncias e preconceitos, porém hoje pode fazer seus cultos e praticas garantido pelas leis Brasileiras.

TIRANDO MITOS

 Macumba, orixás, terreiros, pai de santo, as religiões afrodescendente acreditam em Deus.

SIGNIFICADOS

Macumba- culto afro Brasileiro que incorpora elementos de mitologia indígena e do cristianismo.

Orixás- são ancestrais divinizados africanos que correspondem a pontos de forças da natureza e os seus arquétipos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com