TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COLÉGIO DE APLICAÇÃO

Por:   •  17/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.449 Palavras (14 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

David Wendel Cunha Reis

Otavio Vinicius Nascimento de Oliveira

Os Povos da Antiguidade e Seus Legados

SÃO CRISTÓVÃO

2014

David Wendel Cunha Reis

Otavio Vinicius Nascimento de Oliveira

Os Povos da Antiguidade e Seus Legados

Pesquisa bibliográfica da disciplina História do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe.  

Prof.: José Genivaldo Martires

SÃO CRISTÓVÃO

2014

SUMÁRIO

  1. Introdução..................................................................................................4
  1. Desenvolvimento........................................................................................5
  1. Conclusão.................................................................................................12
  1. Referências Bibliográficas......................................................................13

Introdução

O presente trabalho atende a proposta de apresentar os povos mesopotâmicos, egípcios, persas, fenícios e hebreus, objetivando um estudo aprofundado sobre os conhecimentos de matemática, religião, arquitetura e literatura dos povos supracitados.  Este foi desenvolvido por alunos do 1º ano “A” do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe através de pesquisas na INTERNET, pelo uso de sites confiáveis cujas fontes citadas na bibliografia.

O trabalho traz informações muito enriquecedoras sobre a origem de alguns métodos usados na atualidade, como por exemplo, os conhecimentos matemáticos amplamente usuais cotidianamente e a influência cultural herdada deles. É cediço que as referidas civilizações deram origem a tecnologias e métodos até hoje utilizados, um exemplo claro são: As construções Egípcias que se conservaram no tempo, e até hoje se mantém, de forma que fazem parte das Sete maravilhas do mundo. Sobre o prisma religioso, os Hebreus contribuíram na construção do monoteísmo (crença e sujeição a um único Deus), influenciando quase todo ocidente. Em contra partida a cultura religiosa mesopotâmica e egípcia, sendo politeísta (crença e sujeição a vários deuses), influenciou o atual oriente, o qual pratica adoração a diversos deuses.

 Os povos encontrados na pesquisa, não deixaram de ser uma grande influência para todas as civilizações, já que é sabido que eles tiveram uma das primeiras sociedades a se desenvolver, em tempos não tão fáceis como hoje em dia, que temos o auxílio das tecnologias mais avançadas, essas que tiveram como base, as orientações dos povos já citados.

A pesquisa foi desenvolvida e distribuída em tópicos, para localizar, basta ir no SUMÁRIO, e encontrar o que é desejado.

Desenvolvimento

As civilizações antigas tinham diversas tecnologias, para nós hoje pode até parecer algo simples, mas naquela era algo muito avançado, principalmente a matemática que eles desenvolveram e que estudamos até hoje. Eles também eram muito religiosos, pode-se dizer que grande parte dos conhecimentos destes povos está ligado a religião, tanto na literatura, como na arquitetura e até mesmo a matemática. As principais civilizações eram as egípcias, mesopotâmicas, persas, fenícias e hebraicas.

Os egípcios desenvolveram-se no nordeste africano as margens do rio Nilo por volta de 3200 A.C a 32 D.C. Como a região é formada por um deserto, o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.

Os egípcios tinham um grande conhecimento matemático, uma comprovação, são as pirâmides que exibiam e exibe um alto grau de conhecimento matemático.  Em 1799, foi encontrada uma rocha egípcia, a Pedra da Roseta, que com ela, foi descoberto também muitas informações a respeito da escrita e utilização dos números na civilização. Encontrou-se uma numeração hieroglífica que baseava-se no sistema decimal. Os egípcios desenvolveram também as frações, e podemos dizer que a criação do calendário solar se deve a eles, que em observações aos astros e as enchentes do Nilo, dividiram o ano em 12 meses, cada mês com 30 dias e mais cinco dias de festa. Outra fonte de informação sobre a matemática egípcias, além dos escritos hieroglíficos, são alguns papiros egípcios de mais de três milênios de idade. O maior deles, conhecido como Papiro de Rhind ou Papiro Ahmes usa uma escrita chamada hierática, diferente da hieroglífica. Os egípcios usavam símbolos para representar os números, com a ajuda deste sistema de numeração, os egípcios conseguiam efetuar todos os cálculos que envolviam números inteiros.

A arquitetura dos egípcios, eram realizadas, em sua maioria, para os rituais religiosos que possuíam inspiração para, decorar na paisagem egípcia os papiros, flores de lótus e palmeiras eram algumas delas. Podemos dizer que algumas construções egípcias duram até hoje graças ao seu desenvolvimento matemático no passado, que facilitou e muito as construções imensas de pirâmides, estátuas e obeliscos. As construções egípcias sem dúvidas, foi e será uma das mais belas de todo os continentes e civilizações, devemos ressaltar que as construções a mando de Faraó, não foi auxiliada por nenhuma máquina computadorizada, e sim por milhares de escravos egípcios. A construção da primeira pirâmide do Egito, foi uma das construções mais organizadas. De acordo com historiadores o responsável pela a criação (em folha) dessa construção foi o arquiteto Imhotep, que conseguiu fazer algo magnífico para o seu tempo.  Os egípcios sem dúvidas foram um dos povos mais avançados no requisito arquitetônico.

A literatura dos egípcios é muito complexa e começou a ser “desvendada” por Napoleão Bonaparte, comparada com as de outras civilizações, a literatura egípcia começou a ser estudada recentemente, na literatura egípcia tem uma forte influência a escrita hieróglifo, eles escreviam em pequenos pedaços de pedra e em papiros, esses textos são mais complicados de se estudar pois se dispersam facilmente. Sua literatura está ligada a religião onde as pessoas escreviam principalmente para os faraós, sendo eles hinos aos deuses, escritos mágicos e mitológicos, a sua literatura mais antiga que podemos ver hoje em dia foram deixados em pirâmides e túmulos um dos principais contextos literário são  a Canção do Harpista, repassada pela descrença em relação à vida depois da morte, mas não só tratava de religião a literatura dos egípcios também falam de conhecimentos matemáticos, astronômicos, cientifico entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com