TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Por:   •  22/10/2022  •  Tese  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 5

SEMINÁRIO ANGLICANO TEOLÓGICO DE PERNAMBUCO - SAT PE

CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA

[pic 1]

HERMENÊUTICA

PROFESSOR: MARCOS FEITOSA

GRUPO: ALESSANDRA LINS

JULIANE CASTRO FONSECA

MARCOS ANTONIO JUNIOR

REBECA MALHEIROS

JABOATÃO DOS GUARARAPES - 2017

Visão Geral do Evangelho de João

  1. Esboço Geral do Evangelho:

  • Apresentação de Jesus e o início do seu ministério
  • O primeiro milagre
  • Os encontros de Jesus
  • As perseguições a Jesus
  • Jesus discipula os apóstolos
  • Últimos momentos de Jesus antes de sua crucificação
  • A ressurreição de Jesus
  1. Temas recorrentes e significantes. Motivo pelo qual evangelho foi escrito e intenção.

Temas recorrentes são os milagres, a ressurreição de Cristo, suas pregações e orientações.

Como o próprio apóstolo registra no evangelho v20:30-31, ele foi escrito “para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhas vida em seu nome”. João preocupou-se em registrar o ministério de Cristo com a intenção focada na salvação, em cumprir o “ide” que Jesus ordenou. Para que as boas novas pudessem ser anunciadas e a fé cristã fortalecida em tempos de dificuldades e perseguições.

Passo 1

  1. Contexto

  1. Quais são passagens que seguem e as que antecedem a passagem escolhida?

Escolhemos a passagem João 3:1-21.

As passagens que antecedem estão no Segundo capítulo do evangelho onde é registrado o primeiro milagre feito por Jesus no casamento em Galileia, seguido da purificação do templo onde Jesus expulsa comerciantes de lá.

Também é registrado que são proferidos mais sinais.  As passagens que seguem são as que dão continuidade ao capítulo 3 do evangelho, onde é relatado mais um testemunho de João Batista a cerca de Jesus.

  1. O que você pode dizer sobre a passagem escolhida? Qual seria uma introdução apropriada e/ou uma declaração explanatória?

Antes de uma das declarações que consideramos como uma das mais importantes registradas na bíblia no versículo Jo 3:16, há o diálogo de Jesus com Nicodemos, mestre em Israel mas que com toda sua sabedoria humana, não possuía discernimento espiritual.

No nosso entendimento, acreditamos que podemos fazer uma separação a cerca das pessoas de um modo geral: as que recebem a mensagem e creem das que recebem a mensagem e se restringem a questionar. Consequentemente, podemos fazer parte dos que aceitam ou dos que rejeitam Jesus. É apresentada a opção de se prender a questionamentos e incredulidade ou aceitar o amor daquele que “de tal maneira” lhe amou e que entregou seu Filho para propiciação dos seus pecados e reconciliação do seu relacionamento com o Pai.

  1. Identifique

  1. Quem: Nicodemos e Jesus.
  2. Onde: Jerusalém.
  3. Quando: Durante a festa da páscoa.
  1. Ensino na narrativa
  1. Faça um esboço do fluxo da narrativa ou do ensino que você percebe.

[pic 2]

  1. Qual é o ponto central? 

Salvação por intermédio de Cristo.

  1. Como e de que forma é o ponto central fundamentado, ilustrado, explicado, ou aplicado?

Sendo a salvação por intermédio de Cristo, isto fica claro na segunda parte do versículo 3:16, a saber: “para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”.

Crendo em Jesus como Senhor e salvador o no sacrifício na cruz feito por ele, andaremos na luz e praticaremos a verdade, como vemos no versículo 3:21 “Quem pratica a verdade aproxima-se da luz a fim de que as suas obras sejam manifestas, por que feitas em Deus”. Essa será nossa busca constante e o pecado não trará mais prazer.

Passo 2

  1. Histórico Cultural

Nicodemos, como o próprio Jesus o chama, era mestre em israel. Mas, mesmo andando entre os fariseus da época, algo provavelmente incomodava Nicodemos, o que o fez buscar por Jesus. No versículo 2 Nicodemos afirma que Jesus é mestre vindo da parte de Deus, por que ninguém poderia praticar os sinais que Jesus fazia.

Como está escrito logo no começo do versículo 2, Nicodemos busca ter com Jesus à noite, provavelmente porque temia o julgamento dos demais fariseus caso os vissem dialogando e buscando respostas de Jesus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com