TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Construindo a América

Por:   •  4/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Descreva detalhadamente o processo produtivo envolvido na fabricação de vidro plano citando as matérias-primas, equipamentos, fluxo produtivo e condições de processo.

O processo produtivo de vidro plano tem como suas matérias primas Sílica, Calcário e barrilha, essas matérias primas são dosadas, pesadas e misturadas. A composição dessas matérias primas é fundida em uma temperatura de 1600 graus celsius, após a fundição ocorre um banho de estanho, onde a massa de vidro vai flutuar no estanho se espalhando de forma homogênea, a espessura do vidro é controlada pela velocidade de solidificação, em seguida é feito o endurecimento do vidro seguido do corte e o recozimento, que é o resfriamento controlado visando controlar as tensões do vidro, equipamentos utilizado nesse processo produtivo são os fornos regenerativos e garganta

  1. A etapa de queima na fabricação de produtos cerâmicos consiste no aquecimento gradativo da peça para que haja a total evaporação da água e volatilização dos resíduos orgânicos para em seguida o material ser sinterizado. Explique o que ocorre com o material cerâmico no processo de sinterização; explique também a relação entre a temperatura, a densidade e a porosidade final da peça cerâmica.

Quando é feita a sintetização, o que ocorre é que os grãos ficam coalescidos, ou seja se torna uma superfície amolecida e se aderem. Se tratando de temperatura posso afirmar que quanto maior for a temperatura maior é a aderência e resistência entre os grãos, porém a porosidade é menor.

  1. Em sua palestra sobre o cenário nacional do setor cerâmico brasileiro, Dr. Marsis Cabral explicou que as olarias possuem uma distribuição bastante capilarizada no território nacional. Explique o porquê dessa capilarização.

O Tijolo é um material pesado, consequentemente o frete em longas distâncias fica caro, então não é viável ter uma indústria grande que abasteça um estado pois o custo é muito alto. As Olarias são pequenas indústrias com uma produção artesanal que irá atender algumas pequenas regiões, logo o frete fica mais viável consequentemente o preço do tijolo não é tão afetado. Caso o preço do tijolo fosse muito alto devido ao frete, seria um produto que não iria compensar pois de certa forma tijolo tem de ser um produto barato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (20.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com