TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – DFCH

Por:   •  10/1/2023  •  Dissertação  •  2.637 Palavras (11 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – DFCH

CURSO DE HISTÓRIA





REPENSANDO A EDUCAÇÃO


 ILHÉUS – BAHIA

2022

ALANA SILVA NASCIMENTO 

AMANDA LUÍSA

SABRINA DE ASSIS



Trabalho apresentado à disciplina de História Filosofia da Educação, do Curso de História da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), para fins avaliativos.

Prof.ª: Aldenor Pereira da Silva.

ILHÉUS – BAHIA

2022

Alana Silva Nascimento¹

Amanda Luiza²

Sabrina de Assis³

RESUMO

Este trabalho apresenta a discussão acerca do tema Repensando a Educação, e tem como objetivo analisar o tema de acordo com o livro “Filosofia da Educação”, da página 224. O resumo é dividido nas possibilidades e limites da educação, a educação no Brasil de hoje, e o Rumo ao século XXI. O texto analisa a produção, circulação e apropriação do manual de Maria Lúcia de Arruda Aranha, intitulado História da Educação, publicado pela Editora Moderna, com três edições (1989, 1996,2006). Aborda a inserção da autora no campo educacional, a história da obra – da materialidade ao conteúdo, da edição à circulação; e a contribuição para a disciplina. Foca a importância da História da educação e da pedagogia; os temas abordados; a partir do índice e/ou sumário de cada capítulo.

Palavras-chave: História da Educação, Repensando a Educação, limites da educação, Formação de Professores.

[pic 2]

  1. Licenciando em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC; asnascimento.his@uesc.br
  2. Licenciando em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC; aljesus.his@uesc.br
  3. Licenciando em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC; sdassis.his@uesc.br

  1. INTRODUÇÃO

          Neste resumo serão retomados os principais temas abordados segundo a autora Maria Lúcia, logo, o texto tem como finalidade destacar alguns pontos considerados mais importantes do capítulo repensando a educação. No primeiro momento, o texto conceitua que a escola tem se tornado transmissora do saber acumulado em uma determinada sociedade e como local de recriação e crítica.

          A pergunta “Saber para que?”  divide alguns questionamentos que atribui as questões desigual na sociedade, sendo assim, é possível observar que existe uma recorrente repartição dos bens, que gera privilégios aos mais favorecidos da sociedade. Esta exclusão vem acontecendo no decorrer dos séculos, e persiste devido à falta de mudança na política que mascara as formas de poder e permite a perpetuação dessa situação. Outro ponto importante, é a falta de profissionalização nas escolas onde tem a responsabilidade de preparar e qualificar o aluno para o mercado de trabalho.

“Cabe à escola dar um saber para o trabalho e também um saber sobre o trabalho.  Significa discutir os fundamentos do trabalho, explicitar as formas pelas quais o homem, neste momento concreto, transforma o mundo em que vive, bem como os tipos de relação humana decorrentes da divisão do trabalho.” (ARANHA, 1996, p. 224)

       Sendo assim, nota-se que as mudanças dependem de transformações políticas, e as escolas sozinhas não podem, por si só, promovê-las. Assim, é importante que os pais, alunos, e professores exerça uma pressão aos órgãos públicos. Em face disso, é importante destacar que na década de 30 o ensino fundamental era bastante desprezado e mantinham uma divisão de privilégios, logo, a própria escola selecionava as turmas que seria mais privilegiada. Dessa forma, os alunos do 1° grau, 2° grau, e do 3° grau poderia ser afetados, uma vez que, as escolas mantinham suas preferências nas turmas.

      Por outro lado, o sistema educacional do Brasil continua inexistente, Segundo a autora, “a teoria da educação brasileira está para ser elaborada”, sendo assim, é possível analisar que esse sistema é falho, e traz consequências a toda a sociedade. A situação do ensino no Brasil possui inúmeros erros como; a questão dos privilégios, a herança cultural que o próprio aluno traz consigo, o reflexo da realidade cultural que é possível observar uma vez que, o aluno menos favorecido terá dificuldade para desenvolver a fala,  e a escrita de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

De acordo com Maria Lúcia de Arruda Aranha:  

“A proposta do 1º grau é a de que o educando deva ser levado a dominar a norma culta, bem como ter acesso ao saber acumulado pela humanidade. No 1º grau é importante a formação do hábito e da disciplina do trabalho (intelectual e manual), bem como o desenvolvimento da sociedade, pois nesse momento a criança estará se esforçando, não para reprimir seus desejos, mas para aprender o controle autônomo deles, condição moral de qualquer vivência em comunidade. O 2º grau e a politecnia, se considerarmos que na faixa etária em que se encontram os alunos do 2º grau está em processo deformação do caráter, acrescente-se à compreensão da relação ciência-produção a convicção de que qualquer ação transformadora sobre o mundo e os outros exige responsabilidade moral e política.  

O 3º grau e a comunidade, a falta de uma adequada definição dos propósitos do 2º grau tem prejudicado o acesso ao nível superior. Isso tem penalizado mais uma vez os alunos vindos das classes desfavorecidas, uma vez que os jovens   bem-preparados pela escola particular ocupam as vagas das melhores universidades, que são as públicas. As universidades acabam se tornando elitistas.”

       Em razão dessa realidade, a autora frisa que as correntes pedagógicas entregam o básico, e o social exige muito. Outrossim, a valorização dos professores por exemplo começa na própria formação do professor, a maioria enfrenta dificuldades de acesso ao nível superior, e assim opta por faculdades particulares que nem sempre oferecem cursos de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (224.2 Kb)   docx (84.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com