TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DUST BOWL EM PERSPECTIVA: AS REPRESENTAÇÕES DO OESTE DOS ESTADOS UNIDOS DURANTE A DÉCADA DE 1930

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.725 Palavras (11 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

GABRIEL DE ALMEIDA HONORATO

PIETRO ESQUINCALHA MARGOTO

O DUST BOWL EM PERSPECTIVA

AS REPRESENTAÇÕES DO OESTE DOS ESTADOS UNIDOS DURANTE A DÉCADA DE 1930

Vitória

2017

Gabriel de Almeida Honorato

Pietro Esquincalha Margoto

O DUST BOWL EM PERSPECTIVA

As representações do Oeste dos Estados Unidos durante a                  década de 1930

Trabalho acadêmico desenvolvido para a disciplina de História dos Estados Unidos do Programa de Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo

Vitória

2017

CONTEÚDO

1.  INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

2. O OESTE ENTRE O XIX E O XX..........................................................................5

        2.1. PRIMEIRAS REPRESENTAÇÕES.........................................................5

        2.2. EXPANSÃO E AGRICULTURA..............................................................6

3. O DUST BOWL....................................................................................................8

4. A CRISE E O OESTE..........................................................................................11

5. CONCLUSĀO.....................................................................................................13

6. BIBLIOGRAFIA...................................................................................................14


1. INTRODUÇÃO

Ao longo da História dos Estados Unidos da América, se pode observar em diversos momentos a produção de representações sobre as diversas regiões, ideais e crenças presentes nesse país, bem como sobre seu povo e seu governo. Isso possibilita construção de um imaginário nacional, uma noção ou perspectiva que a população tem de si própria. Para Roger Chartier, as representações são:

“[...]o instrumento de um conhecimento mediato que faz ver um objeto ausente substituindo-lhe uma “imagem” capaz de repô-lo em memória e de “pintá-lo” tal como é” (CHARTIER, 1991).

O objetivo deste escrito é realizar o estudo das representações que foram feitas sobre o oeste dos Estados Unidos da América durante a década de 1930, período em que a região foi assolada incessantemente por uma série de tempestades de poeira causadas por intensas ventanias que atingiram um solo desgastado pela exploração agrícola.

Tal fenômeno ficou conhecido como Dust Bowl. Essas tempestades coincidem com um período de extrema complicação na economia nacional e internacional, visto que a Grande Depressão estava em pleno vigor após a queda na bolsa de Nova York. Tal união de fatores impossibilita uma ação mais imediata do governo para solucionar o problema, o que dificulta ainda mais a sobrevivência dos indivíduos que viviam nas regiões afetadas pelo Dust Bowl.

As representações às quais aqui nos referimos são imagens e filmes produzidos naquela época com o objetivo de expor para o resto do país e para o mundo qual era a situação daquela região e das pessoas que lá viviam. Como fator de comparação, também será feita uma pequena análise sobre as representações do Oeste norte-americano durante o século XIX, e como elas se diferenciam das da década de 1930.

Neste trabalho, será utilizada a leitura de autores especializados nos temas, bem como de artigos que tratam deste período da História dos Estados Unidos da América.

2. O OESTE ENTRE O XIX E O XX

Como já foi dito anteriormente, as representações sobre o território estadunidense são presentes em toda a História desse país. Tais representações são tão origem quanto fruto de um imaginário nacional, e muitas vezes instrumentalizam-se como parte da identidade do povo ou como ferramenta de propaganda do governo.

Neste capítulo, serão expostas algumas das representações do Oeste dos Estados Unidos da América produzidas desde meados do século XIX até a década de 1930. O objetivo aqui é observar qual a origem dessas representações, as ideias que eram passadas por elas, a função a qual elas serviam e a partir dessas observações perceber as modificações que essas representações sofreram acompanhando as mudanças de conjuntura e na mentalidade ao longo das décadas.

2.1. PRIMEIRAS REPRESENTAÇÕES

As representações do oeste estadunidense surgem concomitantemente à expansão do território nacional. Os muitos artistas que se encarregaram de retratar as novas terras que se estendiam ao ocidente procuraram passar a ideia de um lugar belo e paradisíaco, um grande jardim do Éden cujos campos gramados se perdiam no horizonte.

[pic 1]

Imagem 1: Looking Down Yosemite Valley, California. Albert Bierstadt, 1865.

Os quadros retratam, via de regra, paisagens virgens, sem interferência humana, retratando a grandiosidade de uma natureza incógnita. Desta forma era representado o novo território a ser explorado, um lugar onde existiria a possibilidade de construir uma nova vida, um novo país. A ideia é de que lá seriam estabelecidos os verdadeiros Estados Unidos da América, onde floresceria a liberdade.

2.2. EXPANSÃO E AGRICULTURA

O novo território atrai tanto migrantes do leste dos estados unidos quanto imigrantes europeus e latino-americanos a experimentar um novo modo de vida em busca de oportunidades de melhoria social. A “marcha para o Oeste”, como ficou conhecida, redefiniu a geografia americana e a configuração da população dos Estados Unidos.

Pode-se apontar como fator fundamental que possibilitou a expansão o Homestead Act. Segundo essa lei, as famílias que migravam para o Oeste do país teriam o direito de ocupar o território equivalente a um quarto de milha quadrada, e lá estabelecer uma pequena propriedade. Esse quadro favorece a formação de uma nova sociedade baseada na agricultura familiar no oeste dos Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (920.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com