TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jogo Mancala

Por:   •  11/1/2020  •  Artigo  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 2

Jogo Mancala          

Por Wagner Denys

O Jogo que iremos estudar é caracterizado por:

  • Existência de um ou mais jogadores.
  • Regras definidas.
  • Objetivos a serem alcançados.

Podemos também conceituar como sendo uma competição, uma disputa com estratégias e táticas em uma atividade física ou intelectual que integra um sistema fechado de regras e define um vencedor e outro perdedor.

Etimologicamente, o substantivo jogo deriva do latim iocus, "gracejo, graça, escárnio, zombaria,...", que desbancou, no vulgar, o latim clássico ludus, "jogo, divertimento, recreação".Geralmente, a palavra jogo é a «designação genérica de certas atividades cuja natureza ou finalidade é recreativa; diversão, entretenimento». [1]

Mancala

A origem dos jogos?

Não se sabe ao certo a data precisa da origem do primeiro jogo, mas existem escavações arqueológicas que encontraram evidências de jogos datando de 7.000 AC, ou seja, nossos ancestrais jogaram e supostamente, ganharam e às vezes perderam, isto a mais de 9.000 anos atrás.

Mancala é talvez o jogo inventado pelo homem, mais antigo que se tem notícia e em seus mais de 9 mil anos de história, replicou-se com diversas configurações, sendo encontradas mais de 200 variações de regras e tabuleiros.

[pic 1]

Cavidades antigas de Gebet´a ou Mancala feitas na base de uma pedra , Reino de Aksum, Etiópia.

O Jogo Mancala é de origem Africana e temos muito que aprender sobre os valores e a cultura que cria, inventa e da forma ao jogo.  O jogo foi concebido quando o ser humano vivia em uma sociedade agrícola, porém nômade, o que explica os elementos que os constituem: Sementes e um tabuleiro feito de buracos na terra.

Conforme o homem se fixa na terra, os buracos começam a ser escavados na pedra e depois surge o tabuleiro “portátil”, feito de argila, pedra ou até mesmo madeira.

[pic 2]

Mancala, também é conhecido na Etiópia como Gebet´a e as regras compreendem 2 fases básicas:  A primeira fase da “Semeadura” e a segunda fase chamada de “Colheita”. É basicamente um jogo de estratégia. As sementes são “semeadas” e se deslocam de buraco em buraco e são “colhidas” para a Mancala de cada jogador (Cavidade maior no centro) assim que estas totalizam 3 ou 4 sementes. Trata-se de um jogo de fácil assimilação e que possibilita a repercussão e estímulo a outros desafios.

O objetivo do jogo é conseguir mais sementes, e quem consegue primeiro, ganha o jogo.

Wagner Denys


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (105.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com