TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marx da Juventude e o Marx Maduro

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1. Introdução        

2. Biografia        

3. Contexto histórico        

4. O Marx da juventude e o Marx maduro        

5. Principais ideias de Karl Marx        

6. Algumas das principais obras de Karl Marx        

7. Conclusão        

8. Referências        

1. Introdução

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivos abordar fatos relevantes sobre a história de Karl Marx e evidenciar a importância de suas obras para a história da humanidade, considerando que para compreendermos o alcance e os limites da obra teórica de Marx é necessário entender o contexto social e as condições históricas e teóricas que serviram de cenário para o amadurecimento do pensamento de Marx e para o desenvolvimento de suas teorias.

Por meio de um breve conhecimento biográfico de Karl Marx, é possível analisar de uma forma mais aberta suas diversas teorias.  Foi Marx, que nos educou o olhar para que pudéssemos ver os aspectos contraditórios que caracterizam as relações da burguesia com o proletariado e a possibilidade de sua desconstrução dessa relação injusta e desigual de exploração que há séculos foi imposta pela burguesia.  

Marx despertou o interesse dos homens para compreender e desvendar as complexas razões ideológicas que envolveram o início da ascensão burguesa, bem como as ideologias que se mantém em prática e no controle da sociedade até  os dias de hoje.

        

2. Biografia

        Karl Marx, um cientista social, historiador e revolucionário, nasceu dia 5 de maio de 1818 em Treves, capital da província alemã do Reno, cuja tradição remontava aos tempos de Roma.

        Filho de Hirschel, um advogado bem-sucedido e conselheiro de justiça de origem judaica, intelectualmente um racionalista de formação tipicamente iluminista e Henriette Pressburg que era judia.        

        Aos 17 anos, Marx se matriculou na Faculdade de Direito da Universidade de Bonn, por influência do pai. Não foram, porém, tempos de muito estudo e trabalho. O jovem descobriu a vida boêmia do estudante romântico, esbanjou dinheiro (ao menos ao entender de seu pai), e escreveu versos apaixonados à sua amiga de infância, Jenny von Westphalen. Em 1836, voltando de Bonn, ficou noivo dessa jovem e idealista de rara beleza filha do barão von Westphalen. Esse casamento desigual se deparou com grande oposição de ambas as famílias, vindo a se realizar-se oito anos depois.

        Para realizar o desejo do pai, que pedia o término dos estudos antes do casamento, Marx matriculou-se, em julho de 1836, na Universidade de Berlim, maior e mais séria, na qual ele passou os quatro anos seguintes, afastou-se do Direito, apaixonou-se pela História e pela Filosofia e abandonou o romantismo em favor do hegelianismo que predominava na capital naquela época. Marx seguiu com destaque os cursos disciplinares e freqüentou o “Clube do Doutor”, círculo de jovens e brilhantes intelectuais hegelianos.

        Karl Marx foi um escritor tremendamente realista e material: refletia sobre o que via e vivia, analisava o que acontecia ao seu redor, a chamada “realidade concreta”, embora sua visão não se detivesse na superfície aparente dos eventos, mas ultrapassava-os na busca de suas origens, no auscultar de seus desdobramentos lógicos, nas suas articulações com outros acontecimentos e situações. O mundo concreto e o homem real constituíam sua matéria prima e objeto de sua filosofia.

3. Contexto histórico

Esse tempo é marcado pela segunda fase da Revolução Industrial (aço, petróleo e eletricidade), estruturação do capitalismo moderno e formação de uma população marginalizada que não partilha dos benefícios gerados pelo progresso industrial e tem sua força de trabalho explorada em condições subumanas.
        Dentro desse contexto surgem variadas posturas ideológicas que buscam uma nova interpretação dessa realidade. Dentre elas, o positivismo de Auguste Comte (defendendo o cientificismo filosófico, a ordem e o progresso da nação); o socialismo científico de Karl Marx e Friedrich Engels (apregoando no Manifesto do Partido Comunista a união dos proletários em prol da revolução e queda do capitalismo fomentador das desigualdades sociais vivenciadas no processo de luta de classes) e o evolucionismo de Charles Darwin (expondo estudos sobre o processo de seleção natural e negando a origem divina defendida pelo cristianismo).

4. O Marx da juventude e o Marx maduro

        O pensamento de Marx obedeceu um certo desenvolvimento que pode ser observado da seguinte maneira:

        Os primeiros textos de Marx apontam para uma temática mais próxima do pensamento de Hegel, tendo, portanto, um caráter de crítica racional ao estado absolutista, buscando encontrar na organização racional do Estado a resposta ao verdadeiro sentido da liberdade. Ou seja, a busca de um estado racional onde os interesses individuais e coletivos se confundem garantiriam o sentido mesmo da liberdade individual. Nesse sentido, tais reflexões, ainda que de forte tendência democrática, possuíam um caráter liberal. Em certa medida, tais reflexões ainda se encontram num campo (ético), quase idealista.

        A aproximação de Marx com o movimento operário e a aplicação de seu método crítico permitiu o desenvolvimento do materialismo dialético que rompeu com os padrões anteriores de entendimento do processo histórico.        Ainda que tenham empreendido uma transformação no sentido de uma nova teorização histórica, Marx vai consolidar seu método científico de compreensão da realidade somente em suas obras da maturidade, onde tenta romper com as permanências do hegelianismo da juventude, constituindo um método capaz de explicar a sociedade de uma maneira científica e compreender os caminhos do processo histórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (300.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com