TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Passeio Na Cidade De Cajazeiras_PB

Ensaios: O Passeio Na Cidade De Cajazeiras_PB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

O passeio na cidade de Cajazeiras

Que legal! A cidade onde moramos está completando 150 anos de existência e, para comemorar, a professora Zeneide levou os seus alunos do 5º ano da Escola José Leite Rolim, localizada no bairro Vila Nova, para um passeio por alguns pontos que fizeram a história da cidade que ensinou a Paraíba a ler, Cajazeiras.

Nossa primeira parada foi em frente ao Cajazeiras Tênis Clube, local onde alguns alunos começaram a fazer comentários sobre a origem de Cajazeiras.

- Aqui foi onde tudo começou! – comentou Vitória.

- A belíssima cidade de Cajazeiras, tem a sua origem em um lugar, denominado Fazenda Cajazeiras, pelo fato de possuir frondosas e numerosas árvores que produziam uma frutinha deliciosa conhecida por cajá. Daí, o nome Cajazeiras – falou a espevitada Isadora.

– Tudo começou com a construção da casa da família Rolim. Logo depois que Ana Francisca de Albuquerque casou com Vital de Sousa Rolim, a família transformou a localidade numa grande fazenda, onde foram criados e educados os seus 10 filhos. Um deles era o Inácio de Sousa Rolim que, mais tarde, veio a se ordenar padre, passando a ser chamado Padre Rolim – concluiu Isadora.

- Sabiam que Ana Francisca de Albuquerque ficou lembrada pelo povo de Cajazeiras pelo carinhoso apelido de Mãe Aninha? Indagou Amanda.

- Dizem que ela era uma mulher bondosa e dedicada. Apesar de rica, dona de escravos e senhora do lugar, era caridosa e prestava a todos, ricos ou pobres, brancos ou escravos, os seus serviços de parteira – explicou Nayra.

Em seguida, os alunos saíram correndo, na maior algazarra, em busca do Açude Grande, onde, em uma das suas laterais foi construída uma praça, conhecida, popularmente, como “Leblon”,

- Que açude sujo! Estranhou Érica.

- Nem sempre foi assim – disse Carlos, de repente, com ar sonhador.

- Apesar da sujeira, dizem que o pôr do sol, aqui, é tão bonito que as pessoas vêm de todas as partes da cidade para admirar – disse Yan.

A professora Zeneide explicou:

- Às margens do rio que atravessava a fazenda, construíram, no ano de 1804, uma casa conhecida como “A Casa Grande da Fazenda”. Próximo ao local foi feito um reservatório d’água, denominado de Açude Grande que se destinava ao abastecimento dos moradores e para criação de animais. No ano de 1915, houve uma grande seca, sendo necessária a ampliação do açude. Porém, hoje, o açude só serve como reservatório para os esgotos das residências próximas.

Exclamou Samuel, o brincalhão da turma – Como seria bom se pudéssemos mergulhar nessas águas!

- Quem sabe um dia... – falou Graziela.

- Vocês não escutaram o que disse a professora Zeneide? Como podemos tomar banho em água poluída? Querem ficar doentes? – disse Luana bem irritada

Naquele momento, fomos caminhando em direção à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, cuja edificação ocorreu no ano de 1836, tendo à frente a mãe do Padre Rolim, Mãe Aninha.

A pequena capela de antes veio a ser a catedral do bispado, cuja padroeira passou a ser Nossa Senhora da Piedade, santa de devoção da piedosa senhora.

Continuando o passeio, a turminha curiosa entrou no ônibus e prosseguiu, tagarelando sobre a história de Cajazeiras. Passamos pela Praça das Oiticicas e pelo Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Fomos em direção ao antigo Colégio Diocesano, onde, hoje, funciona a FAFIC (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras).

Quando lá chegamos, a professora Zeneide pediu para o motorista parar. Descemos e nos sentamos embaixo de uma árvore enorme. Kaio, todo afobado, perguntou por que estávamos ali.

- Aqui foi onde nasceu nossa história de educação, respondeu a professora, acrescentando:

- “Cajazeiras, uma pequenina povoação que começara a brotar numa fazenda, foi o local escolhido por Pe. Rolim para o exercício do que viria a ser sua grande revolução . Sem medir sacrifícios , indiferente à glória que pudesse resultar da sua ação, deixou-se ficar sem outra preocupação, senão a de conduzir seu povo para a conquista de um futuro melhor, não pelas armas, mas pela educação!” - Leu a professora Zeneide um pequeno texto sobre o Padre Rolim, publicado pela revista Cajazeiras 150 anos depois.

Ficamos todos admirados com a beleza daquele lugar.

- Que horas vai ser o lanche? – perguntou Anderson.

- Agoraaaaaaaa!!! – exclamou a vice-diretora Franciene.

Durante o lanche a professora explicou:

- “A origem da cidade está ligada à “Escolinha de Serraria”, criada por volta de 1829 e funcionando numa casinha de madeira, tendo por mestre o Padre Inácio de Souza Rolim. Após quatro anos, essa escola começou a crescer em Cajazeiras – terra natal do mestre – e foi escolhida para receber as bênçãos de um educador preocupado em conscientizar os seus alunos para novos caminhos”.

Estavam todos comendo e atentos ao que ouviam.

- “Sete anos depois, a escolinha se muda para um prédio maior e de alvenaria– hoje, Colégio Nossa Senhora de Lourdes - e começa a atrair alunos de vários estados do Nordeste do Brasil”.

- Professora, é verdade que Padre Cícero estudou aqui? – pergunta Lucas Gabriel.

- Sim, personalidades, como o padre Cícero, estudaram e passaram a morar nas imediações do colégio, sendo esse o motivo pelo qual se costuma dizer que Cajazeiras é a terra que ensinou a Paraíba a ler. E acrescentou:

- Sabiam que foi, a partir das casas construídas próximo ao colégio, deu-se origem ao município de Cajazeiras, fundado pelo padre Rolim em 10 de julho de 1876?

Os alunos ficaram a pensar sobre o que ouviam...

Juliardo levanta a mão e diz:

- Vocês lembram que, por ocasião da palestra do professor Chagas Amaro, ele disse que, no ano de 1948, a Câmara Municipal, aprovou o Projeto de Lei do vereador Geminiano de Sousa que estabelecia o dia 22 de agosto, dia do nascimento do Padre Rolim, para ser comemorado como o dia da cidade? E, até anotei em meu caderno, quando ele falou que Cajazeiras se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com