TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pastor Rudold Hesse

Por:   •  20/6/2018  •  Seminário  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

Pastor Rudolf Oswaldo Hesse

O pastor Rudolf Oswald Hesse, foi o primeiro pastor na Colônia de Blumenau entre o período de 1857 à 1879 e acompanhou os primeiros anos de crescimento da cidade, auxiliando Dr.Hermann Blumenau na solicitação de dinheiro na construção de um templo para os cultos. Destacou-se na formação espiritual dos primeiros imigrantes alemães que chegaram. Nas primeiras décadas da imigração, quando as grandes dificuldades geradas pela falta de dinheiro, de estrutura e pela força inclemente da natureza castigavam a alma do colono alemão, Hesse trouxe o conforto e a esperança para o núcleo de imigrantes.

[pic 1]

Figura 1: Retrato do Pastor Hesse.

Fonte Igreja Luterana Espirito Santo de Blumenau-SC.

Nascido na cidade de Reinswalde, perto de Sorau, no reino da Prússia, no dia 11 de outubro de 1820. Seu pai Friedrich August Hesse, era professor no local. Dos anos de 1835 a 1840, Oswald frequentou o ginásio de Sorau. Depois cursou a universidade de Breslau, onde se formou em Filosofia e Teologia. [1]

Desde a fundação da cidade de Blumenau, entre o período 1850 a 1857, não tinha nenhum pastor na comunidade. A convite pelo Dr. Blumenau, embarca na Alemanha saindo do Porto de Hamburgo, no dia 07/05/1857 com o Navio Caroline, junto com sua esposa Ida Hesse e com seus filhos Jorge Hesse com quatro anos e Maria Hesse com três anos. Durante a travessia do oceano, teve oportunidade de prestar serviço como pastor, realizando o batismo da criança Peter Carl Waldemar Bruno nascido a bordo do navio. Aportam primeiro no porto de Desterro, no dia 15/07/1857 e chegam a colônia de Blumenau no dia 29/07/1857 junto com os outros 78 passageiros, todos de religião luterana.

O primeiro culto da colônia de Blumenau, aconteceu no dia 09/08/1857 em um barracão de madeira, cujo o salão foi transformado em templo, muito bem enfeitado com flores para representar alegria, reunindo os fieis para uma motivação espiritual e continuar na luta de desbravar a cidade. No altar com uma simples mesa, coberta com toalha de linho branco e vasos de flores e castiçais. A partir deste marco que é a data oficinal de Fundação Evangélica em Blumenau. O fato histórico na colônia teve leitura bíblica e incentiva aos emigrantes que também ali chegaram para continuar no entusiasmo para o desbravamento da cidade. Dr. Blumenau mandou construir uma casa pastoral onde o pastor com sua família foram morar, por meio financeiros particulares ficando pronta em 1858. Durante esse período morava no barracão de madeira junto com os outros moradores da cidade. Dr. Blumenau também ordenou a construção de um tempo provisório, onde pudessem ser realizados os cultos, ficando onde hoje é o cemitério da igreja, aos fundos. Anos mais tarde Dr. Blumenau doou um terreno com a área de 2.360.000 metros quadrados, ao fundo do Ribeiro Fresco.[2] [3].

[pic 2]

Figura 2: Igreja Luterana do Espirito Santo. Foto tirada do inicio do século XIX.

Acervo Igreja Luterana Espirito Santo.

Com a aprovação de D. Pedro II no dia 10/11/1865, através do decreto imperial, foi mandado construir um templo evangélico em Blumenau. Durante esse tempo, como não havia igreja, ele viajava nos bairros da colônia, visitando os moradores e realizando anotações em seu caderno em alemão do tipo gótico, como nascimentos, casamentos e falecimentos que haviam ocorrido durante seu percurso. [4]Somente em 23 de setembro de 1868, na cerimonia de lançamento da pedra fundamental da primeira igreja evangélica, o pastor proferiu um sermão radiante, que acabou se eternizando dentro da comunidade luterana da Colônia. Foi encerrado na pedra fundamental, como documento da história de Blumenau.

[pic 3]

Figura 3: Retrato dos amigos do Pastor Hesse.

Esquerda para Direita primeira fileira: Gustav Spierling(chapéu), Carl Friendenreich(chapéu segurando cachorro), Marcos Breithaupt, Wilhelm Friendenreich(blaser preto fechado), Hermann Waldeburg(segurando chapéu na mão). Esquerda para Direita segunda fileira: Bernard Knoblauch(segurando copo), Carl Meyer, Rudolf Oswald Hesse, Victor Gürtner(apoiado no pastor). Foto do ano 1867. Acervo Igreja Luterana Espirito Santo.

A Igreja do Espirito Santo demorou quase 10 anos para ser erigida, face á escassez de verbas provenientes do Império. No dia 23 de setembro de 1877, um sermão de satisfação e júbilo inaugurou o espaço tão esperado pelos luteranos. Infelizmente, os sermões do pastor Hesse só ecoariam no templo por pouco mais de dois anos a Igreja recebeu o Nome de Espirito Santo. [5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (293.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com