TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Principe

Dissertações: O Principe. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

O Príncipe

O Príncipe foi escrito por Nicolau Maquiavel e aborda sobre a da conduta de um príncipe, onde descreve as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos, e fundamentalmente, como conquistar e manter um principado. Maquiavel deixa de lado o tema da República que será mais bem discutido nos Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. Em vista da situação política italiana no período renascentista.

Através de conselhos, sugestões e ponderações realizadas a partir de acontecimentos anteriores na esfera política das principais localidades de então, o livro pretendia ser uma forma de ganhar confiança do duque, que lhe concederia algum cargo. No entanto, Maquiavel não alcança suas ambições. É neste livro que surge a famosa expressão os fins justificam os meios, significando que não importa o que o governante faça em seus domínios, desde que seja para manter-se como autoridade.

No Livro Maquiavel descreve as formas de poder e os dois principais tipos de governo: as monarquias e as repúblicas. Além de escreve sobre o cotidiano do príncipe e suas decisões ante seus súditos e amigos, explicando que para manter-se adorado e mostrando com se faz necessário saber lidar e utilizar os vícios e as virtudes, fazendo o que for possível para garantir a segurança e o bem-estar. O autor explica como o personagem deve cuidar de suas finanças, para não ser visto como gastador, e levar o povo à pobreza, cobrando muitos impostos para manter-se rico. Ele ainda defende que é melhor um príncipe ser temido do que amado, mostrando que as amizades feitas quando se está bem, nada dura quando se faz necessário, sendo que o temor de uma punição faz os homens pensarem duas vezes antes de trair seus líderes.

Contudo, o autor argumenta sobre a posição do governante que deve ser dissimulado quando é necessário, mas, nunca deixando transparecer sua dissimulação. E ainda explica como o líder deve controlar e o que deve fazer para manter seu povo feliz, mantendo distância dos bajuladores, e controlando seus secretários. Maquiavel em analisar as estruturas de um governo, e a forma de se manter permanentemente no poder, sem ser odiado por seu povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com