TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É TERRORISMO

Por:   •  27/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 7

O QUE É TERRORISMO

O terrorismo é um tipo de violência extrema, geralmente é um ato minuciosamente elaborado e planejado pelos terroristas (aquele que causa a violência em forma de terrorismo), atacando as vitimas de surpresa. È um ato traiçoeiro, pois a vitima não espera tal ato, não tendo tempo nem condições de se defender, esse tipo de ação se concentra em tempo e local limitado.

Os terroristas visam um alvo determinado para atingir, com grande efeito e impacto, com o objetivo de ferir e matar, porém não se limitam ao alvo e com suas ástucias, matam e ferem inocêntes que pelo local circulam, rompendo com a sensação de segurança. Por essa razão os terroristas são vistos como uma terrivel ameaça que paira o terror e desencadeia a síndrome do medo em uma polulação inteira.

Os terroristas geralmente agem em grupos, são formados por uma organização fechada, bem articulada entre eles. Seus integrantes se envolvem em obrigações, segredos e pactos de fidelidade. Agem em regiões específicas para reivindicar algum direito que acreditam que lhes foi negado.

O termo "Terrorismo", foi definido pela ONU (Organização das nações unidas) como: " Atos criminosos, pretendidos ou calculados, para provocar um estado de terror no público em geral"(...)

Para o governo dos EUA (Estados unidos da américa), cujo território é palco de constantes ameaças. A definição para o termo "Terrorismo" é: "(...) Violência premeditada e politicamente motivada, perpetrada contra alvo não combatente e praticada por grupos ou agentes clandestinos, normalmente com a intenção de influêncar o público".

De acordo com alguns ciêntistas politicos a definição para o termo "Terrorismo" nada mais é que: O uso da violência fisica ou psicológica, atravéz de ações de ataques de forma violenta, a elementos ou instalações do governo, de modo a incutir medo, pânico, terror e assim obter efeitos psicológicos.

Segundo especialistas da área, existem centenas de definições para o termo "Terrorismo". Pois não é um fenômeno entendido da mesma forma para todos os individuos, isso depende do contexto histórico, geográfico, social e politico de cada região.

O terrorismo tem origem no século I d.c, mas ficou mundialmente acentuado, apenas no século XXI, decorrente do avanço tecnológico da impresnsa e mídias. O termo terrorismo foi usado pela primeira vez na França em 1798 em meio aos conflitos revolucionários.

Terrorismo é um termo usado para desgnar o uso de violência em um grupo de vitimas, mas com o objetivo de afetar toda uma população e espalhar o sentimento de pânico e pavor.

O TERRORISTA

"Os terroristas são combatentes da sombra, que não respeitam as leis da guerra e não hesitam em atacar, se for o caso, cívis ou inocêntes" (André Comte-Sponville).

Terrorista é uma pessoa ou um grupo que prática atos de terrorismo. Aquele que atenta contra a ordem, integridade fisica ou moral. Por meio de coerção, para fazer impor determinados objetivos, geralmete politicos. Aquele que espalha sentimentos alarmantes de terror, pânico, pavor, medo, tristeza. O terrorista é menbro de uma organização ou facção que recorre e se ultiliza da violência para atingir objetivos politicos, praticam atendados radicais para desorganizar uma sociedade, buscando o poder e a liderança de determinada região ou religião. Usa do radicalismo e autoritarismo para impor uma crença religiosa, uma causa ideológica, e não aceita oposição.

Geralmete os terroristas agem sem destinção em atingir as pessoas X (alvo), das pessoas Y (vitimas inocêntes). Isso é indiferente para o terrorista, pois o principal proposito é que o ato seja chocante o sulficiente para aterrorizar o resto da sociedade, movimentando a imprensa, as mídias e redes sociais, também os orgãos governamentais. Chamando a atenção do mundo (maior numero de pessoas possivel). Com o proposito de se promoverem, mostrarem sua forças e desafiarem seus inimigos. Chamando atenção para suas causas politicas, que geralmete são muito radicais.

Grande parte dos terroristas estão ligados a ataques suicidas (Homem/Mulher-Bomba). O ataque suicida é um tipo de terrorismo em que o agente que ataca, além de matar também tem por intenção morrer. Caracteriza-se por uma ação contra um alvo específico em que o individuo terrorista perde a vida ao concretizar o ataque, sendo essa morte crucial e desejada. Os motivos a esse tipo de ataque, são diferentes dos motivos que levam alguém a suicidar-se. Alguns dos motivos é: sacrificio, martirio e honra.

Os primeiros ataques de terrorismo suicida, surgiram nos anos 80 do século XX. Os ataques suicidas atraem muito mais publicidade do que outros tipos de ataques, não somente pela morte do terrorista, mas principalmente pelo grande numero de vitimas inocêntes.

O que leva uma pessoa a torna-se um tornar-se um terrorista? Opressão, falta de liberdade, intolerância religiosa, reivindicação por direitos de região, tomadas de território, miséria, insatisfação com sistemas politicos, condições socio-econômica e lavagem cerebral são uns dos motivos que faz uma pessoa se tornar um assasino/suicida homem/mulher-bomba.

TIPOS DE TERRORISMO

Terrorismo é a atitude de intolerância e intimidação, adotadas pelos defensores de uma ideologia. Os terroristas agem com violência, coersão e repressão, contra aqueles que não partilham da mesma convicção.

São esses alguns tipos de terrorismo:

  • Nacionalista - È o tipo que se deseja separação territorial, um estado-nação dentro de outro estado. Um grupo famoso nesse caso é o ETA da Espanha.
  • Revolucionário - Tem origem no século XX, e quem o pratica ganha nome de guerrilheiro urbano. Grande exemplo são os marxistas, Leninistas e Maoístas.
  • De estado - Tipo de terrorismo praticado contra a própria população, como facísmo, nazismo, ditadura militar, xenofobia. È um regime de violência instituido por um governo. Embora muitas pessoas não identifiquem certas ações e massacres de atos terroristas, existe nas histórias dos governos um tipo de atentado que torna-se oculto, subliminar. Nesses casos os governos implantam leis de exceção, tortura, censura, perseguição contra a sociedade civil. O que importa nesse caso é o clima de ameaça e terror que preocupa a sociedade e mantem a elite na liderança.
  • De orgnizações criminosas - Seus atos tem objetivos religiosos ou econômicos, um grupo bem conhecido é o AL QAEDA.
  • Terrorismo indiscriminado - Nessa caso não existe um alvo específico, é caracterizado por uma revolta e ação violenta contra a população, Exemplo: depositar bombas em latas de lixo, cinemas, metrôs, em locais publicos para propagar o temor na população.
  • Terrorismo seletivo - Há um alvo específico e suas ações são pautadas na chantagem, tortura, terror psicológico. Um exemplo é o grupo estadunidence protestantee racista KU KLUX KLAN (KKK), fundado em 1865.
  • Ciberterrorismo - São ataques terroristas execultados pela internet, com o objetivo de causar danos ao sistema do dito inimigo. Os terroristas nesses casos são rackers que conseguem acessar informações sigilosas de bancos ou governo, adquirindo beneficios com o material coletado.

ATENTADOS TERRORISTAS

Atentado terrorista é a ação, o ato de violência propriamente dito, é quando toda a parte de planejamento e estudos dos agentes terroristas são colocados em prática.

O atentado terrorista é conciderado um ato politico reivindicatório, onde seus agentes se dizem vitimas de uma outra violência, e se declaram "defensores da liberdade".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com