TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Por:   •  7/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.084 Palavras (13 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE HISTÓRIA I

Banzaê, Bahia 2021

[pic 3]

MARIA DO SOCORRO RIOS DE MATOS SANTOS[pic 4]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE HISTÓRIA I

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade do Estado da Bahia, como parte dos requisitos para a conclusão da disciplina Estágio Supervisando do Ensino de História I.

Banzaê, Bahia 2021

[pic 5]

SUMÁRIO[pic 6]

  1. Resumo        04
  2. Introdução        04
  3. Identificação da instituição – campo de estágio        04
  1. Nome da escola        06
  2. Endereço da escola        06
  3. Histórico da escola        06
  4. Descrição dos aspectos físicos.        06
  5. Corpo discente e Gestão escolar.        06
  6. Recursos humanos e pedagógicos.        06
  1. Descrição das atividades desenvolvidas no Estágio        06
  1. Apresentação        09
  2. Observação do estágio        10
  1. Conclusão        11
  2. Bibliografia        12
  1. Resumo

Este Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino de História I, tem como objetivo de relatar as vivencias do cotidiano dos alunos e professores, seu entorno escolar no Centro Educacional Edval Calasans. Posteriormente, ao observar as práticas pedagógicas do professor de História da turma do 7ª ano do Ensino Fundamental II (turma C, matutino), pode-se identificar a interação entre professor e alunos, o currículo da escola e os processos em ação, o conteúdo escolar, o planejamento do professore alunos, o currículo da escola em ação assim como o conteúdo escolar e processos avaliativos. Desse modo, vivenciando os distintos tipos de cultura e observando as relações de ensino e aprendizagem entre professores e alunos, buscou-se na regência compreender o saber fazer pedagógico, e dentre outras coisas, a adaptação ao conteúdo com a realidade social encontrada na instituição de ensino.

  1. Introdução

O presente relatório é um relato acerca da experiência na prática de Estágio Supervisionado na disciplina oferecida no curso de História da UNEB. O estágio proporciona ao acadêmico a prática regente na realidade da rotina dos alunos, professores assim como exercer o seu exercício profissional unificando e desmistificando a teoria e prática. Em consonância com Lei especifica do estágio lei n°11.788 de 25 de dezembro de 2008, artigo 1°. "O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de interagir o itinerário formativo do educando”.

A prática do estágio mostra-se um desafio quando é proposta. Contudo a responsabilidade sobre o ensinar revela-se em muitas ocasiões, complexa em meio aos desafios que a sala de aula apresenta, sobretudo em tempos de pandemia Covid- 19, (aulas online-ensino remoto). Assim, as disputas políticas e ideológicas, acerca de como o saber deve ser exposto aos alunos, as aulas de história tornam se um ambiente de debates, não somente de conteúdos históricos que o aluno tem contato, mais acerca de como a história deve ser relacionada, vivenciada no seu cotidiano.

A sala de aula é o ambiente o qual a cultura também determina o saber fazer do professor e nos processos de ensino e aprendizagem, visto que a sala de aula em que o professor trabalha não deve ser isolada. “o que se encontra é que as aulas de história possuem valores, formato organizacional e qualidade dos resultados da aprendizagem” (CARVALHO,2012, p.118).

Contudo, mais do que despertar o interesse pela disciplina e transmitir informações, cabe ao professor sensibilizar a consciência história dos alunos. Segundo Rüsen (2007, p. 104), “a consciência histórica é constituição de sentido sobre a experiência do tempo, no modo de uma memória que vai além dos limites de sua própria vida prática”. Assim sendo, é indispensável a conexão entre o “sujeito” e o passado, uma conexão e interpretação entre as experiências próprias e as já vividas. Absorvendo assim o conhecimento histórico na própria construção da identidade, buscando entender o sentido e as escolhas que transformam o meio em que vivemos e a nossa própria percepção.

Para acontecer o estágio no processo investigativo com o intuito de transparecer ao estagiário o real papel que podemos exercer profissionalmente, obtendo informações sobre o projeto através da entrevista realizada com a equipe gestora da instituição. O estágio, então, deixa de ser considerado apenas um dos componentes e apêndice do currículo passando a interagir o corpo de conhecimento do curso de formação de professores permeando todas as disciplinas, além de seus espaços específicos de analisar a síntese ao final do semestre.

Desse modo, o estágio supervisionado permite observar o desempenho escolar a partir da articulação da gestão da escola com a construção da cidadania voltada para a melhoria da qualidade da educação. Assim como compreender a forma de atuação docente nos Anos Inicias do Ensino Fundamental II, também investigar o desempenho dos alunos, equipe gestora, e corpo docente na instituição escolar.

Neste âmbito, é fundamental abandonar as práticas tradicionais de ensino, e buscar despertar o interesse do aluno, juntamente com a utilização de recursos e informações prévias, correlacionando as aproximações entre passado e o presente para que assim possa se pensar na construção do futuro do educando.

  1. Identificação da instituição- Campo de estágio

  1. Nome da escola

Centro Educacional Edval Calasans- CEEC

  1. Endereço da escola

Rua Vicente Gouveia, 296, Centro, Banzaê-BA.

  1. Histórico da escola

A instituição é de rede pública municipal, de acordo com Censo 2020, atende alunos do Ensino Fundamental dos 6º anos, no período da manhã e tarde com 6 turmas com médias de 23 alunos. No Ensino Fundamental do 7º ano, atende cerca de 5 turmas com média de 22 alunos por turma no período de manhã e tarde. No 8º ano, atende cerca de 4 turmas de manhã e tarde com média de 28 alunos por turma. E no 9º ano, atende cerca de 3 turmas no período de manhã e tarde com média de 30 alunos por turma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (51.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com