TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Mundial Moderno

Por:   •  10/5/2018  •  Abstract  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

WALLERSTEIN, Immanuel. O Sistema Mundial Moderno. Vol. I – A agricultura capitalista e as origens da economia-mundo Europeia no século XVI. Porto:Afrontamento, 1990. ( cap. II-III pp. 72-163)

No Texto que este relatório irá se referir, de Wallerstein, toca-se no assunto do nascer da ideia de economia mundo, que era baseada em métodos capitalistas, que vai se dar com o sistema feudal tornando-se capitalista. Isto ocorreu apenas na Europa ocidental, uma vez que na parte oriental superaram a crise do sistema feudal com uma reação dos senhores, mantendo o sistema.

A economia mundo que surgia estava ligada aos territórios que eles conheciam, o territórios que faziam parte do conhecimento deles. Os Enclaves na África, as colônias na América e até ilhas no atlântico estavam relacionadas a essa economia. Exemplo de nações que não participavam dessa economia eram o Extremo Oriente e o Império Otomano mesmo que conhecidos, assim como a Rússia, que não estava relacionada inicialmente.

O poder dentro dessa sociedade entorno do ideal supracitado nascente dava-se com base na oferta-demanda, observando que no século XVI há uma alta nos preços, que movimentou a economia mundo e a auxiliou em seu crescimento. Uma vez que não havia uma força centralizadora do poder, quem o detinha manipulava trabalhadores do campo a permanecerem em suas práticas agrícolas, uma vez que se devia manter produção para gerar mais capital.

Há um segundo tópico discutido por Wallerstein, sobre a “monarquia absoluta e o ‘estatismo’”. Nesse assunto, discute-se a relação entre a monarquia absoluta ter nascido ou gerado a economia mundo.

Ambas relacionavam de forma vital: A economia mundo foi responsável pela base econômica em que a burocracia absolutista foi estabelecendo-se, enquanto o Estado tornou-se o maior influenciador e agente dessa economia.

O autor comenta durante o texto que há um crescimento no setor das indústrias, mas a ideia inicial de economia mundo estaria ligada inicialmente a parte da produção rural. Com o tempo, esta indústria crescente e a agricultura passam a dar suporte à burguesia, que antes não tinha importância diante da coroa, mas que terá a partir do comentado.

A influencia do estado gerou mudanças no sistema, como os proprietários de terra perderem o poder que tinham, a utilização da burguesia como fiscais, o que possibilitou alterações no sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com