TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DENTRO DA ESCOLA REFERENTE AO ALUNO COM AUTISMO

Por:   •  19/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.843 Palavras (12 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SORRISO

2020

[pic 4]

NIVALDO RODRIGUES BEZERRA

[pic 5]

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DENTRO DA ESCOLA REFERENTE AO ALUNO COM AUTISMO

Projeto apresentado ao Curso de PSICOLOGIA da Instituição UNIC-Campus Sorriso-MT

Orientadora:

SORRISO - MT

2020

[pic 6]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        6

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        7

3 JUSTIFICATIVA        8

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

5 METODOLOGIA        16

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        17

REFERÊNCIAS        19

1 PROBLEMA

Qual a importância da psicologia dentro da escola frente a demanda de crianças e adolescentes com autismo?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Compreender o papel do psicólogo dentro da escola no atendimento de autistas.

2.2 Objetivos específicos ou secundários

  • Identificar o comportamento do autista dentro da instituição escolar;
  • Analisar a importância do psicólogo no processo de inclusão do autista;
  • Comparar os benefícios do discente com e sem o acompanhamento psicológico dentro da instituição;

3 JUSTIFICATIVA

A importância do tema: a psicologia dentro da escola referente ao aluno com autismo se deu a partir da necessidade de identificar a realidade vivenciada no dia a dia nos âmbitos das redes educacionais brasileiras.

Analisar se há um percentual maior de escolas e uma quantidade menorde psicólogos dentro do sistema educacional atual para atendimento.Entender se o aluno comautismo, possui dificuldades em seu desenvolvimento escolar, equais as dificuldades a nível de interação social, déficit de linguagem, imaginação edificuldades comportamentais em um ensino regular.

Compreender se há um cenário de desafio e o que é imprescindível para a inserção do aluno com autismo, como a presença do psicólogo e de uma equipe multiprofissional, para promover a acessibilidade e a promoção da saúde mental.

Conhecer a visão de interpretação de todas as pessoas que estão inseridas dentro desse processo de escolarização, família, aluno, educadores e equipes multiprofissionais, contribuindo para favorecer uma vida educacional e social melhor.

Visa tambémentender o papel do profissional psicólogo em conjunto com a equipe escolar no processo de ensino-aprendizagem do autista dentro da escola, e identificar suas características e comportamentos. Fazer trabalho de orientação com a família ensinando como lidar com as suas crises, manias, estereótipos e acima de tudo, conscientizar que quanto mais esse aluno ser inserido em atividades sociais na escola e na comunidade, será de grande valor para o seu desenvolvimento.

Espera-se que esse trabalho com embasamento em teor científico, possa contribuir coma realidade da historicidade atual vivenciada na rede públicas, os por menores e o déficit do público alvo, e analisar os resultados com ou sem o apoio psicológico dentro da escola

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[pic 7]

4.1  O comportamento do autista dentro da instituição escolar

Entender que o complexo processo de inclusão de crianças com autismo dentro da escola é  de grande relevância, com isso é uma forma de entender um pouco sobre o mundo do portador de aspectos autista. O Autista tem uma visão diferente de ver o mundo dentro dessa plataforma singular que vemos.

 A grande demanda que são observado dentro dasescolas, são as enormes dificuldades que são destacadas nesse público alvo, e também as formas padronizadas do autista que são observados pelos os professores e os demais educadores.

Observa-se um conjunto de dificuldades dentro desse contexto do autismo que em certa forma traz umas série de transtorno para a sua aprendizagem dentro da escola no convivo do dia a dia. Dentre elas demostraremos algumas das dificuldades que são pertinentes a essa classe.

São elas: coordenação de ordem motoras, dificuldades que tem em manuseia ou segurar algum objetos, como lápis, caneta, borracha e fazer atividades;

Sensibilidades aguçadas; são sensível a sons, barulho, toque de outra pessoa em seu corpo, sensível na questão do olfato.

 Deficiência na visão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde,1998, o Autismo é:

Uma síndrome presente desde o nascimento ou que começa quase sempre durante os trinta primeiros meses. Caracterizando-se por respostas anormais a estímulos auditivos ou visuais, e por problemas graves quanto á compreensão da linguagem falada.

WILLIAMS & WRIGHT (2008, p.33) afirma que portador dessa síndrome tem “dificuldades de entender o ponto de vista ideias e sentimentos alheios”, por causa dessa dificuldades em relação ao aprendizado, se faz necessário a delicadeza e a técnica por parte dos professores em ensinar, em passar pensamentos, reflexões e conteúdos subjetivos

Geralmente pessoas com TEA, possuem certas dificuldades em focar ou prestar atenção nas atividades lançadas pelo professor na sala de aula, e também há enormes dificuldades quando é para mudar de uma atividade para outraatividades. Requer muita habilidade nessa tramitação de conteúdo, deve haver um planejamento focando o autista, porque seu ritmo de aprendizagem não é consoantes com os demais alunos. O ritmo de aprendizagem do autista se ver por dois ângulo; O cognitivo e pela coordenação motora. Neste mecanismo de coordenação motora, o autista sente suas dificuldades em um simples pegar em uma colher, lápis e caneta, com isso o motor fino muitas vezes não correspondem, originalizando baixa produtividade em suas atividades escritas.Nesse situação é de suma importância que o professor (a), entenda que esse aluno possuem dificuldades em escrever com rapidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com