TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mito da raça em busca da pureza

Por:   •  12/3/2016  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

"O mito da raça em busca da pureza"

Etnocentrismo é um conceito antropológico que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, por sua forma de se vestir, ou até mesmo pela sua cultura. Se você não acha que os seres humanos sejam iguais por natureza então não há problemas com a escravidão, na visão da antiguidade seres humanos jamais poderiam ser iguais por natureza, por esse motivo eram comuns práticas de escravização, os sobreviventes de guerras, os povos mais fracos, os endividados, todos estes eram candidatos a serem escravizados, sem precisar de uma justificativa, simplesmente eram escravos por terem sido escravizados, simples assim. A escravidão moderna inicia-se no século XVI e estende-se até o século XIX, começa ter seu fim com o iluminismo, com o pensamento de que seres humanos são naturalmente iguais, raças de seres humanos não existe, essa é uma ideia ou ideal alimentado pelo darwinismo e a teoria da evolução. 

A escravidão moderna surgiu por causa da raça? A resposta para esta indagação é sim, mas não que exista diferentes raças ou tivesse existido, mas era o que se acreditava desde os primórdios da humanidade.

 Existem raças? A resposta para esta indagação é não, No caso da discussão sobre raças humanas e todo o preconceito que envolve este tema acredito que há uma contribuição bastante relevante da ciência, mais especificamente, da genética. O fato é que, do ponto de vista genético, não há solidez no conceito de raça humana (raça é um subgrupo da espécie). Porque há mais diferenças entre dois indivíduos quaisquer do que entre duas raças. Não poderíamos saber ao certo a raça de uma pessoa observando apenas seus genes. E não há dúvida de que os genes determinam mais o que somos do que a cor da pele.

Como surgiu a concepção da existência das raças humanas? Foi final do século XVIII, no começo, raça era apenas nação, um grupo humano que percorre a sua própria trajetória no firmamento do tempo. O mito contemporâneo da raça configurou-se há apenas dois séculos, com o “racismo científico”. O seu paradigma é a busca da pureza, sobre pretexto de estar buscando a célula primeira: ele opera pela separação dos corpos e das descendências. Incorporado ao mundo da política, serviu para a perpetuação de privilégios e hoje, fantasiado de multiculturalismo, é ferramenta para a delimitação de clientelas eleitorais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com