TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é pedagogia

Por:   •  31/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

O que é educação e o que é pedagogia?

Quando se é falado em educação e pedagogia passa diversas coisas na cabeça, provavelmente cada pessoa respondera diferente, no meu caso, educação se encaixa em dois conceitos: a educação que se é dada e vivida em casa, como por exemplo, os valores, costumes, gentileza, demonstrando sua forma de convivência, ensinada pelos pais ou por uma comunidade, socializando com as pessoas, de uma forma informal ensinando a criança ou individuo dessa comunidade a ser um cidadão de bem. E a outra, a educação formal, ensinada através da escola, para o desenvolvimento racional, cultural, sendo o direito de todo ser humano freqüentar uma escola, em busca de conhecimento, garantindo o desenvolvimento da sociedade em que vive, sendo assim educado formalmente para se adaptar a sociedade em que vive e suprindo suas exigências.

Já a pedagogia se encaixa na área da educação formal, pois é relacionada à aprendizagem e desenvolvimento das pessoas de diferentes idades, ela é o coração da escola é o ensinar e o aprender. O pedagogo atua na área educativa e auxilia nas melhorias da instituição onde trabalha, avaliando também a instituição para ver se ela esta agindo de forma adequada no ensino de cada aluno, com organização e compreensão. Alem disso orienta, auxilia, informa, e também é mediador entre escola e família.

Enfim podemos dizer que os dois conceitos de educação com o auxilio da pedagogia, são essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade em busca de bons cidadãos e profissionais qualificados. Pedagogia e educação andam juntas, tendo um papel fundamental para a evolução da sociedade.

Ao comparar minha opinião sobre educação com texto lido, percebi que estava errada, pois educação não se baseia apenas em dois conceitos, a educação na verdade não tem um modelo único e nem privado, é uma forma ampla de disseminação de conhecimento.

Educação não tem e não deve ter um conceito formado, pois não deve ser a mesma para cada individuo, em cada lugar a uma diversidade imensa de saberes, cabe a cada de nós respeitarmos e compartilharmos essas diferenças, pois o que no move são as diferenças, transformando nossas vidas, com isso prosseguimos e evoluímos.

A educação não tem fronteiras, mas é diferente em cada canto do mundo, não só a educação formal, mas a que aprendemos fora da escola, sendo passada de geração em geração, em nosso meio familiar, na comunidade em que vivemos, entre amigos, etc.. Muitas vezes aprendemos coisas que só a escola da vida poderia nos ensinar. Aprender e ensinar andam lado a lado, seguem sem preconceito nem restrição, tentando eliminar de nossas cabeças a incapacidade de enxergar o mundo do saber e que só assim saberemos evoluir plenamente.

Assim como educação a pedagogia não se baseia apenas em um conceito simples de aprendizagem, mostra-se de acordo com o texto um pouco mais complexa, não se refere apenas na educação formal ou administrativa de uma instituição. Os conceitos de pedagogia mostrados no texto nos levam além, mostrando que a pedagogia não é propriamente vista como teoria da educação, mas sim uma forma mais ampla de caráter filosófico e sociológico, segundo Durkheim, Herbart e Dewey. Faz-nos enxergar que a pedagogia não pode ser vista superficialmente.

Segundo suas teorias a pedagogia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com