TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL

Artigo: ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Artigo  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA.

A reforma protestante teve início no século XVI, onde teve várias ideias diferentes dos seus ensinos.

O renascimento, por exemplo, teve vários pensadores e críticas com tal procedimento. Como por exemplo, o despreparo intelectual, o abuso de poder, imoralidade, isenção de pagamento de impostos, vendas ilícitas de coisas sagradas, perdão dos pecados através de recebimento de dinheiro.

O clero não tinha uma formação uniforme, os nobres ocupava o alto clero, com vida luxuosa, enquanto os pobres ocupava o baixo clero, tendo que trabalhar em tabernas ou casas de jogos para sua sobrevivência.

A Igreja católica desde o final da idade média vinha perdendo sua identidade, gastos com luxo e preocupações materiais, tiraram os objetivos dos católicos.

Entre eles, muitos elementos do clero desrespeitavam as regras religiosas, quanto ao celibato, pois padres mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais, deixando a população insatisfeita.

A burguesia estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos, com os juros e lucro abusivo, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos, pois também eram arrecadados dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma com a venda de indulgencias (venda do perdão).

O novo pensamento renascentista fazia oposição aos preceitos da Igreja, começando a ler e estudar, e com o aumento de pessoas alfabetizadas e o surgimento das universidades, contribuiu-se para a divulgação das ideias humanistas.

Os trabalhadores urbanos passam a ter mais acesso a essas informações e formaram uma união, e cada vez mais começou a pensar e discutir sobre as coisas do mundo, foi aí que surgiram as críticas sobre as causas, como por exemplo: O fator Religioso; Sócio econômico e o fator Político.

O fator Religioso; Pensamento reformista, são motivos primários, como a corrupção do clero, teve a necessidade do aumento dos estudos religiosos. Principal fator da corrupção do clero foi a venda das bulas, assinadas pelo Papa, possuindo a virtude do perdão a todos os pecadores que comprassem as bulas.

O do clero demonstrava absoluta falta de preparo para suas funções religiosas, que com sua ignorância e mau comportamento representavam sérios problemas, onde diziam eles ser os sacerdotes intermediários entre os homens e Deus, por isso foi preciso buscar novos caminhos, como os estudos religiosos, possibilitando assim o povo ter acesso ao uso comum das Escrituras, e incentivo à tradução e circulação da Bíblia.

Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos Papas reúnem-se na cidade, com o objetivo de traçar um plano de reação, onde ficou definido:

_Catequizar os habitantes de terras descobertas, através da ação dos Jesuítas.

_ Retomada do Tribunal do Santo Ofício.

_ Criação do Índex Librorium Proibitorium.

Com isso muitos países foram perseguidos e muitas guerras religiosas ocorreram, e com esse processo vieram às reformas religiosas onde teve seu início no século XVI.

Portanto a reforma protestante foi um grande avanço corajoso de desafios e de conquistas sem igual, onde homens de fé lutaram para defender a causa primária que era a pureza do evangelho e da igreja.

O espanhol Inácio de Loyola criou em 1534, a Companhia de Jesus, uma nova ordem religiosa com o objetivo de servir e de lutar pela Igreja Católica Apostólica Romana. Portanto, os Jesuítas-soldados de Cristo- através da catequese e da educação, serviram a ação da Contrarreforma, compensando as perdas do catolicismo na Europa com a conversão das populações nativas do Novo Mundo.

Somos feitos de tempo e todos nós fazemos parte da história. A história é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com