TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  15/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

BRUNO DANIEL CORREA ABREU

202103323073

BELÉM  - PA 2021

OBJETIVOS

O presente artigo tem por objetivo verificar o relacionamento entre a educação, a sociedade e o meio ambiente, no sentido de proporcionar uma reflexão sobre a importância do trabalho do educador no desenvolvimento de cidadãos conscientes, aptos a compreender que o meio ambiente vai além do espaço em que vivemos, e assim precisamos pensar não só local, mas regional, nacional e global.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início

com um mínimo de intervenção nos ecossistemas, tem hoje culminado numa

forte pressão exercida sobre os recursos naturais. Atualmente, são comuns a

contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das

florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats,

além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente (LIMA, 1998).

Levando em consideração esta questão, o tema a ser abordado refere-se ao Meio Ambiente, uma vez que a questão ambiental tem sido parte integrante no currículo ministrado nas escolas de uma forma geral. Além do mais, entender o ambiente em que vivemos é parte imprescindível de cada cidadão. Nas escolas através dos educadores há a possibilidade de se conscientizar os educandos e estes ‘levarem’ as informações a seus lares da consciência e da importância de se preservar o espaço em que vivemos.

Sob este aspecto a escola é o ambiente de desenvolvimento da consciência crítica das pessoas, para que possam agir na sociedade, modificando o meio, sem ocasionar maiores prejuízos no planeta, comprometendo o bem – estar das próximas gerações. A escola tem por função a formação das pessoas para que estas integrem uma sociedade organizada. Assim, para que a sociedade modifique o meio em que vive com consciência, torna-se imprescindível trabalhar a questão ambiental na esfera do ensino-aprendizagem. Nesse sentido, os problemas considerados referem-se principalmente a falta de consciência de uma parcela dos educandos e por conseqüência de sua família, isso acaba refletindo na sua postura perante o meio em que vive, uma vez que, a mudança de hábitos, atitudes, postura dos educandos e de sua família diante da realidade em que vivem devido à falta de consciência é um dos problemas enfrentados pelos educadores.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A Educação Ambiental se organiza numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, por meio de um processo pedagógico participativo constante que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a origem e a evolução de problemas ambientais. Desta maneira, a aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem o aluno e o professor. O compromisso de cada profissional na escola para que haja mudança, seja coordenador ou professor é essencial e insubstituível, é importante propiciar aos alunos a realização de atividades que conduzem a uma nova sensibilidade, possibilitando uma participação que ultrapasse o espaço de vivência. Diante disso, promover uma cidadania planetária que encare o desafio de interpretar e enfrentar os fatores que ameaçam nossa existência na Terra, além de apoiar ações locais, inovadoras e criativas para a superação de questões relacionadas à luta cotidiana pela sobrevivência e pela melhoria da qualidade de vida do indivíduo e do planeta, precisamos como educadores despertar no aluno o sentido da participação e da responsabilidade na busca de respostas locais e globais que a temática do desenvolvimento sustentável propõe. A Educação Ambiental deve ser tratada por todas as disciplinas na escola, portanto, é importante discutir entre todos os professores e comunidades escolar a questão ambiental como componente curricular das escolas. No currículo das escolas e na formação de professores, focando o tema transversal “Educação Ambiental”, pode contribuir para a compreensão dos problemas relacionados aos ecossistemas. Porém os problemas ambientais no currículo das escolas devem também ser enfocados por uma perspectiva interdisciplinar e globalizadora. Numa escola, é imprescindível que as disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa, História, Matemática, Ciências, Arte contribuam, a partir de diferentes ferramentas, para a construção das novas possibilidades de gestão dos recursos naturais, preservando-os.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com