TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS AMBIENTAIS E O MEIO AMBIENTE

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.961 Palavras (28 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

EDUARDO MENEGATE DA SILVA

[pic 13]

OS IMPACTOS AMBIENTAIS E O MEIO AMBIENTE:

Subtítulo do Trabalho, se Houver

MENEGATE, Eduardo. Os Impactos Ambientais e o Meio ambiente: os impactos ambientais causados pela população perolense. Ano de Realização 2017. Número total de folhas. Projeto de Ensino Geografia - Licenciatura – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Pérola, 2017.

RESUMO

Os impactos ambientais causados pela população perolense.

A urbanização e exploração dos recursos naturais de maneira mal planejada vêm causando sérios impactos ambientais no município de Pérola.

Desenvolvemos um estudo do impacto ambiental causado pela população perolense nos arredores do colégio através de um projeto desenvolvido em sala de aula. Mediante o uso de mecanismos simples de pesquisa, saímos a campo para coletarmos os dados necessários para o desenvolvimento do nosso projeto.

Depois de identificar os pontos que iriamos trabalhar, procuramos fazer comparações de diferentes atitudes relacionadas ao meio em que vivemos. Após análise destes resultados criamos vários meios de conscientização para desenvolver na saída de campo, promovendo assim momentos de diálogos sobre os impactos ambientais causados pela população perolense.  

Palavras-chave: Recursos naturais. Meio ambiente. Impactos ambientais. População perolense. Pérola.


SUMÁRIO

Introdução______________________________________________________ 5

Referencial Teórico_______________________________________________ 7

Justificativa_____________________________________________________ 17

Problematização_________________________________________________ 17

Cronograma_____________________________________________________ 18

Sequencia didática________________________________________________ 18

Considerações Finais______________________________________________ 31

Referências______________________________________________________ 32


INTRODUÇÃO

O Projeto Os Impactos Ambientais e o Meio Ambiente, tem como intuito a investigação dos impactos ambientais causados pela população perolense através de um trabalho de campo que tem o início dentro da sala de aula, através do ensino da Geografia.

Partindo do pressuposto de que os alunos e a população a volta do colégio estavam causando impactos ambientais ao meio ambiente em que vivem o projeto foi desenvolvido como meio de ajudar os alunos a promover meios de se conscientizarem e conscientizar as pessoas a sua volta envolvendo toda a comunidade de aprendizagem nos arredores do colégio. Seguindo este pressuposto como base partimos de “Quais os impactos ambientais causados pela população perolense, com objetivos de promover uma melhora na qualidade de vida dos alunos e da comunidade ao redor do colégio, melhorando também o meio em que vivemos, ajudando o meio ambiente e todos a sua volta de uma vez só.

Com base no livro didático dos alunos e do plano anual o projeto foi desenvolvido para trabalhar, os impactos ambientais, recursos naturais renováveis e não renováveis, poluição da água e os direitos e deveres do cidadão para com o meio ambiente, buscando assim de forma clara evidenciar a importância do trabalho de campo para preservação ambiental.

O projeto que por sua vez se inicia no colégio e é dividido em etapas para que possa ter um alcance significativo nos objetivos, quando os alunos saem na expedição investigativa eles estão vivenciando na prática uma das etapas do projeto, trazendo para a sala de aula teorias no concreto saindo do papel para a realidade que os cerca, vendo assim as principais causas dos impactos ambientais causados pela população perolense, ficando mais fácil a conscientização dos mesmos para que eles possam conscientizar as pessoas a sua volta, através de momentos de diálogos, apresentações, com cartazes e material concreto, desenvolvendo gráficos para expor os resultados que tinham e os alcançados.

Contudo para alcançar a realização do projeto os alunos necessitaram de uma apresentação teórica do mesmo, através de aulas orais realizadas dentro da sala de aula, que promoveu uma melhor absorção dos conteúdos através de textos de apoio, caderno para pesquisa, materiais didáticos do cotidiano, gráficos e apresentações veiculadas através do uso de cartazes, figuras, e tecnologias que estavam à disposição do aluno como, câmera fotográfica, computador, data show, slides, entre outros recursos.

E como todo projeto tem objetivos este por sua vez foi evidenciado através de avaliações qualitativas sobre quantitativas como forma de avaliar os alunos, observando assim se houve o alcance dos objetivos. Fundamentando-se no livro didático, na constituição federal e em pensadores encontrados aleatórios no decorrer do projeto na parte mais teórica do mesmo como base para todo o seu desenvolvimento.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Impactos ambientais e o meio ambiente.

Os impactos ambientais são ações que os seres humanos provocam ao meio em que vivem de forma direta ou indireta, prejudicial ou não. É muito importante se trabalhar Os impactos ambientais, pois os mesmos são capazes de ajudar o meio em que vivem, no entanto podem destruir toda uma era devastando a vida a sua volta.

Os impactos ambientais, Segundo o Artigo 1 da Resolução n.º 001/86 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), Impacto Ambiental é “qualquer alteração das propriedades, físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante da atividade humana que afetam diretamente ou indiretamente à:

  • Saúde, a segurança, e o bem estar da população.
  • As atividades sociais e econômicas.
  • A biota.
  • As condições estéticas e sanitárias ambientais.
  • A qualidade dos recursos ambientais”.

Portanto podemos ressaltar que impacto ambiental de acordo com a CONAMA são todas as ações humanas sobre o meio ambiente, podendo ser esses impactos prejudiciais ou não ao meio em que é modificado. No entanto o nosso trabalho vai dar enfoque aos Impactos Ambientais que a população causa ao mesmo, degradando ele de forma que possa vir a prejudicar a sua própria existência no meio em que vivem.

Isto é, são considerados então impactos ambientais a interação entre os aspectos ambientais e o meio ambiente, como a poluição do ar, do solo e da atmosfera, contaminação dos lençóis freáticos e aquecimento global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.4 Kb)   pdf (419 Kb)   docx (324.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com