TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estados Unidos do século XIX no filme Os Oito Odiados

Por:   •  13/6/2018  •  Artigo  •  5.591 Palavras (23 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA AMÉRICA III PROF. DR. THIAGO BERNARDON DE OLIVEIRA

OS ESTADOS UNIDOS DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX EM “OS OITO ODIADOS”

Matheus Pereira da Costa Piêtra Germana Carvalho de Andrade Porpino

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar a historicidade do filme “Os Oito Odiados” (2015) e propor uma forma de utiliza-lo como ferramenta pedagógica para o ensino de História. A metodologia utilizada consistiu na apreensão da película e na revisão da bibliografia sobre os Estados Unidos do século XIX e sobre o uso pedagógico do cinema. Concluiu-se nesse trabalho, que o filme “Os Oito Odiados” retrata efetivamente muito do que se observa na historiografia acerca do pós-guerra Civil nos Estados Unidos. Se tratado corretamente e confrontado com as produções acadêmicas sobre o tema, esse filme pode auxiliar bastante no ensino e aprendizado da História, abordando temas essenciais, como a Guerra de Secessão, a situação do negro no pós-abolição norte-americano e as relações de trabalho e situação da mulher no século XIX dos Estados Unidos.

Palavras-chave: Guerra de Secessão; Cinema e História; Estados Unidos; Século XIX.

Introdução

A Guerra de Secessão foi um momento essencial para a constituição dos Estados Unidos como nação. Até esse conflito o país encontrava-se dividido em duas regiões, o Norte e o Sul. Se essas diferenças permaneceram durante do fim do século XIX, atualmente são


quase imperceptíveis. No século XX e XXI os Estados Unidos se apresentam como nação homogênea.[a]

O presente artigo procura abordar a historicidade do filme “Os Oito Odiados”, película de 2015, dirigida e criada pelo norte-americano Quentin Tarantino. A obra se passa no pós- Guerra Civil e é um material bastante interessante para se tratar os Estados Unidos do Século

XIX. A temática é de grande importância, já que este país é uma das maiores potências da atualidade na dimensão econômica, política e cultural.

A primeira parte deste texto será dedicada a apresentar a obra analisada, os dados técnicos e o enredo. Posteriormente, será brevemente discutido o uso do cinema como ferramenta pedagógica para o ensino de História. Em seguida, chegaremos ao cerne do artigo: a relação entre o filme e as produções acadêmicas acerca do tema. Foram escolhidas quatro temáticas que são abordadas na película e imprescindíveis para compreender a sociedade norte-americana do fim do XIX: A Guerra de Secessão, a situação dos negros, das mulheres e as relações de trabalho. Por fim, será apresentada uma proposta de atividade didática utilizando a obra como base.

Desenvolvimento

OBRA ANALISADA: FILME “OS OITO ODIADOS”

  1. Dados técnicos

Título: Os Oito Odiados (“The Hateful Eight”)

Ano de produção: 2015 (estreado no Brasil em 2016) País de origem: Estados Unidos

Roteiro e direção: Quentin Tarantino Duração: 187 min. Classificação: 16 anos Gênero: western, mistério, drama.

  1. Sinopse

No decurso de uma nevasca, John Ruth, O Carrasco (Kurt Russell) transporta Daisy Domergue, A Prisioneira (Jennifer Jason Leigh). Ele espera trocá-la por uma grande quantia


em dinheiro.  Durante  o  trajeto,  John  Ruth  aceita  conduzir  Marquis Warren, O Caçador  de Recompensas (Samuel L. Jackson). Este, por sua vez, já está de olho em outro tesouro. Também conduz Chris Mannix, O Xerife (Walton Goggins), que está prestes a tomar posse em sua cidade. No entanto, a invernia piora, e eles saem em busca de abrigo no armazém da Minnie, onde encontram quatro desconhecidos que, por sua vez, também estão abrigados.  São eles: Bob, O Mexicano (Demián Bichir), Oswaldo  Mobray,  O  Pequeno  (Tim  Roth), Joe Gage, O Cowboy (Michael Madsen ), e  General Sanford Smithers, O Confederado (Bruce Dern). No desenrolar da trama, os abrigados começam a descobrir os segredos uns  dos outros, o que vai levar à um sangrento confronto entre eles – marca esta registrada do Tarantino.

Tentaremos estabelecer uma análise histórica à trama do filme Os Oito Odiados. Para tanto, duas considerações devem ser feitas: a primeira é referente à ideia do diretor. É típico de Tarantino, em seus filmes, fazer uma crítica social ferrenha, sarcástica e sangrenta. Essa crítica abarca não apenas o tempo presente, mas muitas vezes um passado recente ou muito distante. Aqui entra a segunda consideração. Por suas críticas focarem nas estruturas de permanência de preconceitos raciais, também presentes no filme Django Livre (2012), por exemplo, nossa análise não se pautará em uma análise de longa permanência, e sim focando apenas o século XIX e mais especificamente, o que os personagens nos têm a dizer sobre esse século.

Podemos dizer que, de certo modo, os personagens que são colocados naquele Armazém são a expressão daquilo que compõe o século XIX, e por que não dizer a América – o Armazém simboliza a nação: além de todos os personagens maltratarem Daisy (a “desordeira”), e sentirem nenhum desgosto com isso, o Armazém é composto por: um negro ex-soldado da União, britânico, mexicano, um xerife sulista, um general confederalista, além de descobrirmos que uns dizimaram indígenas e mataram um batalhão inteiro de negros.

  1. Enredo

Outra grande marca do diretor Quentin Tarantino é dividir seus filmes em capítulos  ou, como preferem, em atos. Em “Os Oito Odiados” (diga-se de passagem, este foi o 8º filme do diretor), que teve seu roteiro vazado antes da estreia, o diretor publicou um livro e, só após, veio o filme. Os Oito Odiados está dividido em seis atos.


Ato 1: Última Diligência Para Red Rock

Este ato inicia-se com o carrasco levando sua prisioneira para Red Rock. No caminho encontra-se com o caçador de recompensa. Este lhe mostra a carta de Lincoln, e o carrasco dá-lhe carona algemado à prisioneira. Dentro, encontra-se com outro caçador de recompensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (231.7 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com