TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Persas, Historia, Sociedade, Religião, Entre Outros

Por:   •  6/7/2016  •  Resenha  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  1.348 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

Persas foi um dos maiores impérios do mundo antigo, ocupavam a região de Persis (nome dado pelos gregos). A política era feita através do rei Ciro I, ele era considerado um Deus da terra, ou seja, ele administrava tudo e todos. Para expandir seu território os persas invadiram a Mesopotâmia, a Fenícia e a Palestina, até que chegaram na Ásia Menor (no ocidental) e na Índia (no Oriente).

Cambises seu filho e sucessor entrou em um confronto com Egito, após a vitória na batalha de Pelusa (525 a.C), conquistou o vale do Nilo.

No reinado de Dario I (524a.C- 484a.C) o império foi dividido em províncias, as satrápias (cobravam impostos em nome do imperador e eram fiscalizados por inspetores, conhecido como “olhos e ouvidos do rei”). A população era obrigada a servir o império persa. O comercio era feito pelos povos hebreus, babilônicos e fenícios.

Na maior parte do século V a.C, os gregos e os persas entraram em conflito, ficou conhecido como “Guerra Medicas”. O conflitou resultou na posse da cidade grega na Anatólia (atual Turquia), prejudicando o comercio da Grécia com o oriente.

[pic 2]

Cultura

O Império Persa era governado por um rei que era considerado como mensageiro dos deuses. Banquetes públicos para a realeza e funcionários eram comuns, os convidados comiam frutas, nozes e açafrão em comidas típicas. As tigelas usadas eram feitas de prata ou ouro com técnicas de fundição, marchetaria (técnica parecida com mosaico, feita com madeiras preciosas) e marteladas.

Seus palácios eram feitos com tijolos e pedras feitos por arquitetos egípcios por causas da sua semelhança com as construções egípcias, já as escadarias, os terraços e os tijolos esmaltados era semelhantes ao dos assírios e babilônicos, tanto os palácios e túmulos reais eram decorados com baixos-relevos.

                                               [pic 3] 

Os persas tinham muita tolerância religiosa e ajudarem a reconstruir templos de outras religiões. A evidencias de que os governantes da Pérsia eram zoroastrianos religião empregada pelo profeta Zoroastro acreditava-se que o sol reinava de dia abençoando a terra com sua energia e que a escuridão controlava a noite. Todo ser humano tem o livre arbítrio de escolher entre o bem e o mal. O mal e o bem viviam em constante luta pelo controle das ações humanas. As pessoas agindo corretamente ajudava o bem vencer o mal e iria depois da morte para um paraíso. E no fim tempos Ahura-Mazda que era a fonte de todo o bem venceria Arimã fonte de todo o mal, e os que ficassem ao lado do mal iriam para um lugar de sofrimento como o inferno para os cristãos.

                                                      [pic 4]

 

                       

Política

O império persa tinha um espaço territorial muito grande, então foi dividido em províncias, pelo Dario I, foi denominada de sátrapias. Os sátrapas cobravam tributos em nome do rei e eram fiscalizados por inspetores oficiais (que eram pessoas de confiança do rei) conhecidos como “olhos e ouvidos do rei”.

Eles praticavam um política de tolerância, deixando que os povos praticassem suas próprias leis, costumes, língua, religião e etc, mas isso tinha um preço que era os impostos cobrado pelos sátrapas.

Os povos do império não tinham o mesmo direito, primeiro vinham os persas verdadeiros, em seguida os medos e os bactrianos, enfim os povos que mais haviam resistido ao domínio dos persas tinham menos direitos. O processo da distribuição dos direitos seguia a ordem de nascimento da raça, pois que a raça vitoriosa se impunha à vencida. Os povos do império persa conquistados mais recentemente ficavam sob comando dos povos conquistados anteriormente.

 

Pirâmide hierárquica

[pic 5]

Economia

A economia do império persa era prospera e saudável. As províncias era administrativas de forma razoável, mediante a combinação de normas gerais como praticas locais. Havia um sistema legal uniforme, que antecipava o conceito romano de uma lei universal, e que incorporava os costumes de cada lugar. As atividades econômicas eram beneficiadas por uma rede de estradas marítimas um sistema equilibrado, um fluxo significativo de ouro e um sistema monetário bi metálico que introduzia inicialmente a índia.

Os persas foram uma importante civilização na antiguidade oriental, ocupando a região da pérsia. Esse povo dedicou-se as atividades comerciais, fazendo comercio a principal fonte de desenvolvimento.

Sua principal renda econômica baseava-se na agricultura, pecuária, metalurgia, mineração de metais e pedras preciosas, e os tributos pagos pela população. Com a formação do império, o comercio era uma atividade econômica muito importante, que resultou em grandes ricos comerciastes. Passavam rotas marítimas pela índia e china, o comercio era especializado na indústria de tapetes, joias, mosaicos e tapetes.    

[pic 6]

Atual

A região ocupada pela antiga Pérsia é hoje a atual parte do país Irã. As principais metrópoles persas - Persépolis, Susa, Ecbátana e Pasárgada - se encontram no Irã. Mas, os persas tinham uma união; estavam unidos a confederação Meda que formavam um único reino, assim como na Europa; a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte que formam o Reino Unido da Grã-Bretanha. Unidos, a confederação meda e os persas conquistaram um grande império mundial, o maior e mais poderoso que a humanidade já presenciou até então. Este gigante império espalhava-se pelas terras que se distendem desde a atual fronteira ocidental da Índia até o sul do Egito, Juntamente com os atuais Iraque, Paquistão, Afeganistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Tadjiquistão, Turquia, Jordânia, Chipre, Síria, Líbano, Israel e a Região do Cáucaso. De acordo com as fontes gregas, e pelo que a Bíblia fala no primeiro capítulo de Ester e pelo que o Rei Xerxes exaltou em suas escritas, o Império Persa, era ainda um pouco maior, integrando a antiga Etiópia, ou seja, o atual Sudão. Com grande extensão, devemos acrescentar outra grande metrópole ao Império Persa: a Babilônia, que se localizava no atual Iraque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (361.8 Kb)   docx (410.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com