TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO LICENCIATURA EM HISTÓRIA

Por:   •  3/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        8

  1.  INTRODUÇÃO

Ao estudar a disciplina de História percorremos em sentido inverso o caminho que nossos antepassados fizeram e como esse caminhar fixou raízes. Nos deparamos com eras e momentos históricos onde situações desfavoráveis aconteceram, porém, essas mesmas situações construíram a estrutura da nossa atualidade.

O Imperialismo, foco do nosso estudo neste trabalho, atravessou tempos remotos, sofreu vários entraves e por muitos entraves e buscadas desafiadoras foram travadas nesse sentido.

De acordo com o trabalho que segue pretende-se elencar a situacional idade do Paraguai em relação à guerra, pois mesmo não sendo possível a reconstrução total de cada fato histórico de época, far-se-á uso de contextos universais devidamente comprovados.

Salienta-se que para a efetivação do presente trabalho considerar-se- á o cenário designado de forma “historicidade” de Pax Britannica, Free Trade e imperialismo.

Cabe esclarecer que o Imperialismo foi o resultado do crescimento do capitalismo, advindo das transformações causadas pela Revolução Industrial, sendo que essa sublevação teve como ponta começo, início seu berço na Inglaterra em meados de XVIII e foi responsável por inúmeras mudanças.

Neste sentido, anexo a Revolução Industrial surgiram novas tecnologias que por sua vez acabaram por atrair os olhos de outros países em busca de desenvolvimento.

  1.  DESENVOLVIMENTO

O conceito de imperialismo é uma política de ampliação e dominação territorial, cultural e econômica de uma nação dominante sobre outras nações. Parece um conceito simples, no entanto, para compreender as nuances é preciso conhecimento histórico e cultural, pois entender o movimento imperialista requer um olhar mais apurado para as intencionalidades administrativas com o fim de ampliar territórios, a economia e a cultura dos dominadores.

Sobre o imperialismo na África, pontua-se que este delimitou a separação do continente entre as potências europeias do final do século XIX e início do século XX.

Os povos europeus dominaram o processo de conquista imperialista no continente africano. Os países europeus invasores detinham grande capacidade para enfrentar qualquer levante dos africanos, que por sua vez não se curvaram mas enfrentaram os europeus, com alguns resultados desfavoráveis para os africanos. Ocorreu também disputa por territórios africanos entre os países europeus e a situação ficou tão tensa entre alguns que este foi um dos motivos que levaram à Primeira Grande Guerra Mundial.

Assim por muito tempo a África foi usada por invasores e até o presente ainda existem consequências destas invasões.

Também devemos destacar o avanço do imperialismo inglês na América Latina que através da economia ao emprestar dinheiro, controlando bancos e endividando os países, passaram a controlar a infraestrutura dos países.

Os laços econômicos e de politização entre a Inglaterra e o Brasil no século XIX atrela-se ao ressurgimento da ideia republicana no Brasil, que coincide com o fim da Guerra da Tríplice Aliança em 1870, onde o contato com uruguaios e argentinos extravasa muitas fases da época significou muito para o idealismo histórico da época.

Quando ocorreu o fato da vinda da Corte portuguesa para o Brasil, muitos estabelecimentos comerciais foram criados de forma conjunta com a Grã-Bretanha, esse veloz desenvolvimento trouxe ao Brasil gastos com importações, sem aumentar a exportações, aí a balança pendia em favor dos ingleses.

Nessas circunstâncias, os portugueses queriam restabelecer seus privilégios, fato que gerou inúmeras pressões e desencadeou a eventual quebra do tratado colonial, elevando o Brasil à categoria de Reino Unido.

A Inglaterra no início do século XIX tinha uma atividade industrial muito grande que complementava a riqueza acumulada pelos comerciantes e industriais capitalistas durante a Revolução Industrial.

 No contexto da economia internacional, as atividades empresariais desenvolvidas pelo Reino Unido ganharam grande importância no Brasil, principalmente no século 19, o que levaria à chegada do Reino Unido e, assim, formaria uma considerável colônia britânica, com instituições comerciais, em várias cidades portuárias e na indústria.

O Brasil, descoberto pelos ingleses, caracteriza-se por uma rara indústria manufatureira, pois o capital disponível ainda está nas mãos de mercadores luso-brasileiros especializados na exportação agrícola e importação de escravos, incluindo produtos alimentícios que controlam monopólios locais, portanto, em geral, com a urbanização da capital, as colônias britânicas aqui apresentam um novo modo de vida.

Os britânicos contribuíram diretamente para a expansão da economia cafeeira e mudaram completamente o sistema tradicional brasileiro. Eles também forneceram investimentos na maior parte da infraestrutura urbana da capital e na industrialização do país. Eles podem ser considerados os agentes das maiores transformações da força de trabalho brasileira, bem como os agentes da estrutura social e da visão de mundo da Europa Ocidental.

Por fim, a importação de produtos britânicos e o início do desenvolvimento do setor industrial promoveram o processo de transformação social e econômica do país, inibiram seu aspecto colonial e abriram caminho para a própria industrialização do Brasil, especialmente a partir de 1880, quando grande número de europeus produtos importados para o nosso país.

Ao contrário, nas repúblicas sul-americanas, os militares ocupam posição de destaque. O contato próximo com os países sul-americanos e o estado de guerra vivido pelos militares despertaram a geração mais jovem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com