TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA DE ENSINO

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade para avaliação como proposta Selecionar um texto semelhante aos apresentados no livro texto e apontar as principais reflexões para educação devendo refletir e apresentar tais reflexões em relatórios

Seguindo as instruções da proposta da avaliação selecionei um texto correlato ao livro texto 7.10 O Homem e o Mundo, esses textos têm em relação à forma de aprendizado e a forma que a educação se desenvolve.

O que é possível saber sobre a aprendizagem?

Do Livro Novas Maneiras de Ensinar, Novas Maneiras de Aprender, por Celso Antunes.

Não existe uma maneira de aprender.

“Ainda não sabemos todos os processos usados pela mente para aprender, mais sabemos que existe alguns. A maneira como uma criança “aprende” a engatinhar não é exatamente a mesma como, mais tarde, aprende a lidar com suas emoções ou a usar o computador. Entretanto, não há duvida de que existem diferentes processos de aprendizagem e de que é importante que todo professor conheça-os bem. Distancia-se do perfil de hoje o professor apenas preocupado com os fundamentos e os conteúdos da disciplina que leciona, conhecê-lo, evidentemente, é importantíssimo, mas compreender a maneira como a mente opera o conhecimento e assimila-lo é primordial”

REFLEXÕES SOBRE UMA MANEIRA DE APRENDER

Nos dias de hoje sabemos que a forma de aprendizado das crianças é muito rápida e avançada, a forma como visualizam e memorizam é quase que instantânea, como demostra o texto do livro texto – O Homem e o Mundo, essa facilidade de aprender é muito importante para começar a desenvolver a mente de cada individuo, com formas disciplinares diferentes.

Essas formas de aprendizado acabam fazendo com que os professores tenham que deixar o conceito do básico, e começar a lecionar com possibilidades múltiplas de compreender a mente. Assim, para o professor empenhado em promover o aprendizado do seu aluno é necessário anteceder suas escolhas no modo de ensinar, permitindo o aluno direcionar o seu próprio modo de aprendizado. O professor precisa lecionar com uma forma de problematizar suas aulas, fazendo com que o aluno pense cada vez mais, encontrando soluções e desenvolvendo-as, assim tornando o papel do professor um mediador entre aluno e conhecimento.

Contudo ter objetivos e metas entender o que se esta se ensinando não só na sala de aula e sim na vida, onde o aprendizado esta no seu dia a dia, nas suas brincadeiras e na sua cultura, em cada conduta, acerto ou erro, tudo que cerca não só o aluno mais também o professor, abrange o processo de ensino-aprendizagem.

É neste contexto que entra compromisso e responsabilidade tanto do aluno com seu professor, como do professor para o seu aluno, lançando assim uma via de mão dupla no processo de ensinar e aprender, e quem sabe assim concertando o homem com cultura e sabedoria através do aprendizado se concerta o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com