TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRO SEMESTRE HISTORIA E DOCUMENTO

Por:   •  25/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

A internet e o historiador

O método de estudo da História adotada pelos historiadores é, basicamente, analisar documentos escritos, orais, visuais e materiais, indo em busca de sua autenticidade para que possa ser feito então, juntamente com a ajuda de arqueólogos, sociólogos, antropólogos e geógrafos, um estudo mais profundo para determinado tema. Porém, com os avanços tecnológicos, as fontes digitais estão cada vez mais presentes não só na vida dos historiadores, mas também para qualquer pessoa que busca por conhecimento.

O artigo "O historiador e as fontes digitais: uma visão acerca da internet como fonte primária para pesquisas históricas", de Fábio Chang de Almeida, fala acerca desse novo olhar digital, abrindo nossa visão para que possamos compreender melhor esse meio complementar de estudos que já está sendo aderido por muitos historiadores e, de certa forma, também questionar esse mais novo método, levando em considerações vários pontos: Será que vale a pena migrar para esse mundo? Seria essa uma maneira inteligente de se estudar conteúdos históricos? É o que vamos tentar descobrir.

Primeiramente, é preciso saber o que é a história digital. A história digital nada mais é que a história digitalizada. Ela continua contando com seu vasto campo de pesquisas e documentos escritos, porém ela é anexada por algum site na web que permite o acesso de todos que queiram aprender História de uma forma diferente. Desde a Escola de Annales, citada no artigo, que buscava se desprender do conceito da Escola Positivista, os historiadores começaram a se render a outros métodos de pesquisas, como citados no início deste texto. Com os avanços das tecnologias e da própria internet,

esses documentos históricos digitais começaram a ficar cada vez mais presentes em nossas vidas. Porém, este novo método de pesquisas ainda não é aceito totalmente pelos historiadores. Ao longo do texto, tentaremos compreender um pouco sobre essa relutância.

A internet é um meio global de comunicação mais utilizado nos dias de hoje. Foi através da web que o acesso à informação foi se tornando mais acessível aos usuários domésticos. Segundo uma pesquisa feita até o final de 2016 pelo IBGE, o Brasil já totalizava mais de 116 milhões de usuários da internet. Sem contar que, através dos acessos aos celulares, nosso tempo na internet está se tornando cada vez maior. Não é à toa que a internet está se tornando a principal fonte de informação para nós, brasileiros, revela um estudo feito pelo Kantar Media e difundida pelo IBOPE. São através destas informações que já podemos relacionar a importância para o uso da história digitalizada como meio de pesquisas. Um fato histórico digitalizado em uma página na web permite a expansão de informação, convidando a todos a explorarem um acervo de informações de uma forma bem mais rápida e interativa. Sem contar que muitos jovens preferem navegar pela internet atrás de conteúdo do que procurar em livros. Mas, sabemos que com toda essa facilidade para navegar e compartilhar informações, o surgimento de sites fakes é inevitável. São milhares de informações sem uma única base confiável de estudos, para ganhar ibope ou simplesmente pregar apologias. Muitas pessoas maliciosas estão por trás dos computadores com a intenção de semear mentiras e influenciar mentes de pessoas sem conhecimentos ou ideologias de vida formada. Não é à toa que muitos sites são retirados do ar a todo momento por estarem propagando mentiras e excitando ao ódio, como aconteceu recentemente ao site neonazista Stormfront, um dos mais conhecidos por propagarem uma ideia completamente mentirosa e equivocada sobre o nazismo, manipulando vários internautas através de conteúdo sem base nenhuma científica. Eles usam e abusam de imagens e vídeos alterados, afim de induzir o internauta a achar aquele conteúdo verídico. Por isso, devemos ficar de olhos bem abertos para não cair em uma cilada e efetuar denúncias toda vez que observarmos que algum conteúdo pode estar sendo abusivo.

Deve ser levado em consideração vários quesitos para se dar créditos a uma fonte digital como pesquisa histórica. Primeiramente deve-se priorizar a autenticidade do autor e de suas pesquisas. A internet veio para facilitar nossas vidas, dar acesso as informações de forma mais dinâmica, mas isso não descarta o uso da investigação sobre os fatos históricos. Por isso, para se montar um conteúdo digitalizado para pesquisas, deve-se primeiramente buscar documentos que comprovem o conteúdo que será aplicado no site, para que assim seja feito uma fonte inteiramente confiável. Alguns outros pontos também devem ser levados em consideração. O domínio da internet, por exemplo, deve ser fundamental nesse caso. Sabemos que hoje em dia, ainda há muitos historiadores que não dominam a

internet. Talvez seja um dos motivos que a internet não os atraia tanto, pois um conteúdo mal projetado não é nem um pouco atrativo se comparado a um site bem elaborado, organizado e com acesso ao conteúdo de forma simples. Um site bem elaborado com o auxílio de hipertextos, dão uma visão muito mais dinâmica da história, levando o internauta a uma verdadeira viagem no tempo. Quem não quer levar vários conteúdos para onde quiser? O site Café História é um exemplo que apresenta vários conteúdos para fins educativos de forma que interage com o internauta todo o tempo, dando a possibilidade de ser acessado em qualquer lugar com um celular, por exemplo, desde que tenha acesso à internet. Todos esses pontos são de extrema importância para os dias atuais, porém estamos destacando pontos positivos. Mas será que existe desvantagens? Vamos procurar analisar todos os pontos.

Até agora, falamos sobre a grande participação da internet nas nossas vidas, sendo utilizada até mesmo para fins educativos. Poderíamos denominar esses conteúdos como complementares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com