TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ENSINO DE HISTÓRIA

Por:   •  17/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.601 Palavras (15 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 15

PROJETO DE ENSINO DE HISTÓRIA

PRÉ-HISTÓRIA EM DESTAQUE

1 INTRODUÇÃO

Presente trabalho apresenta um projeto de ensino em história, para explorar a pré- história com os estudantes do 6º ano. O tema escolhido tem como objetivo proporcionar aos estudantes oportunidades de construir conhecimento a partir de um projeto com participação dos estudantes e com uso de tecnologia visual, por isso nesse projeto iremos usar como fonte histórica as imagens (fotografias, charges, obras de arte) e filmes.

Ao longo de minha trajetória enquanto acadêmica do Curso história tive a oportunidade de conhecer várias práticas de ensino tendo em vista que, durante os Estágios Supervisionados em história, e minha experiência de trabalho passei por várias salas de aulas, presenciei o dia a dia dos estudantes e professores e os esforços destes para alcançar os objetivos da disciplina, de modo a buscar uma aprendizagem significativa.

Vale ressaltar que neste projeto não há espaço para uma aprendizagem em que tudo seja igual, tudo seja delimitado. Não há espaço para isolamento e sim para a interação, visto que cada estudante tem a sua importância no processo de aprendizagem, somando os saberes de cada um.

Sabemos que é a partir do período do paleolítico que os grupos humanos começaram a utilizar a pintura rupestre como forma de linguagem e expressão, assim os seres humanos passaram a registrar em paredes de cavernas o seu cotidiano, cenas de caças, etc. Sabemos que esta forma de linguagem que foi tida como uma necessidade para aquele momento deixou registrado uma série de acontecimentos relacionados ao período que evidenciam a capacidade humana de buscar alternativas para sua sobrevivência, o que justifica nossa fonte ser as imagens, objetos e o uso de tecnologias audiovisuais.

A intenção deste projeto é proporcionar mais participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula, despertando no estudante para a pesquisa e participação em trabalhos de equipe, desenvolvendo a criatividade por meio do uso de tecnologias e o senso crítico. A partir dos conteúdos pesquisados: A divisão da pré-história: Paleolítico - Organização social (grupos, bandos),  moradia, alimentação, descobertas do fogo, nomadismo, ferramentas; Neolítico - Organização social (tribos, vilas, cidades), alimentação, descoberta da agricultura, descoberta dos metais, sedentarismo, ferramentas, comércio.

2 JUSTIFICATIVA

A Pré-história sempre foi um tema bastante instigante para nós, pois a questão: Qual é a nossa origem? Faz-nos refletir a respeito do surgimento do homem na terra, do homem nas Américas.

Para que essa pergunta encontre respostas, é de fundamental importância conhecer as hipóteses evolucionistas surgidas há um século e meio e que revolucionaram a partir daí todo o conhecimento produzido posteriormente, inclusive o nosso.

Atrair a atenção dos estudantes para estes conteúdos curriculares tem sido algo um tanto desafiador, assim o professor tem que estar constantemente buscando novas metodologias para tornar as aulas mais atrativas e significativas para seus estudantes.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 PRÉ-HISTÓRIA UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Trabalhar qualquer ciência em sala de aula demanda certos cuidados no que se refere ao aquilo que é comum. As experiências vivenciadas pelos estudantes não devem entrar em conflito com a construção do conhecimento científico, que é um dos objetivos do ensino de história e da escola. Além dos problemas indicativos ao próprio conceito, a pré-história nos envia a discussões sobre evolucionismo e criacionismo, temas que são polêmicos, que devem ser abordados com cuidado. Pensando nisto a pré-história, na conjuntura evolucionista, deve ser trabalhada com a intenção de afirmar a importância tanto das ciências como do senso comum.

O professor deve partir do pré suposto de que as ciências fazem parte da dimensão humana, como a religião e as experiências culturais. Contudo, a disciplina de história como a própria escola onde a mesma é minitrada tem como principal objetivo a construção do conhecimento científico. Se aceitarmos que a pré-história é delimitada pela escrita, então, de acordo com Funari (2009), a pré-história é um período correspondente à grande maioria da nossa história. Sendo o período que talvez tenhamos mais pelejado pela sobrevivência da espécie sem pontuar os heróis desse feito, conforme apresenta o autor: “Apenas 0,1% do tempo de existência do homem e dos seus ancestrais na cadeia evolucionária corresponde ao período em que existe a escrita.” (FUNARI, 2009, p.13).

 

“Os seres humanos têm uma gama enorme de potenciais; as histórias e formas culturais implicam desenvolver algumas dessas habilidades e negligenciar outras” (GOSDEN, 2012 p. 65). Podemos dizer que a pré-história é um conteúdo extremamente importante na formação da identidade dos estudantes, porque a nossa condição de sermos humanos é nossa a primeira identidade. Compreender e conhecer a complexa caminhada por que passamos faz entender como essas experiências nos tornaram humanos. Outras perguntas necessárias a ser fazer é com relação a nossa relação tão próxima com a natureza, o que nos leva a refletir sobre nossa responsabilidade com o meio ambiente.

3.2 PRÉ-HISTÓRIA DAS AMÉRICAS

Os enfoques, quanto às datações, em diversas regiões, para tratar da pré-história, sinalizam para problemas metodológicos do ensino de história. Segundo Funari (2009), a história começa por volta de há 5000 anos na Mesopotâmia e Egito e 3000 anos na Grécia. A questão da escrita para separar duas fases da “evolução humana”, mesmo vista como um pré-conceito, pode ser uma solução teórico-metodológica. As problemáticas acerca dos estudos sobre a pré-história são sua referência histórica com a Europa. “A história era e, em certo sentido continua sendo, a história da civilização europeia (ou ocidental), não indígena” (FUNARI, 2013, p.14). Para as Américas, foi abraçado tudo que se referia antes da chegada de Colombo como pré-história. Esse conceito fica contraditório à medida que nos remete ao legado de outros povos e não dos que somos descendentes, ou seja, esse período chamado pré-colombiano é a nossa história. Além disso, o próprio critério da escrita não se apresenta visivelmente, por que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (283 Kb)   docx (105.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com