TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA EM LIBRAS

Por:   •  3/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.426 Palavras (18 Páginas)  •  3.017 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU  EM LIBRAS

FABÍOLA  DA SILVA LEMOS

A FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA PARA ATUAR COM ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO A PARTIR DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ/BA

JEQUIÉ/BA

2015

FABÍOLA DA SILVA LEMOS

A FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA PARA ATUAR COM ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO A PARTIR DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ/BA

Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade João Calvino, orientada pelo (a) docente Lucas Nascimento para fins avaliativos.

JEQUIÉ/BA

2015

SUMÁRIO

.

1

INTRODUÇÃO...........................................................................................

03

2

PROBLEMA..............................................................................................

04

3

HIPÓTESE.................................................................................................

05

4

OBJETIVOS...............................................................................................

05

5

OBJETIVO GERAL....................................................................................

05

5.1

OBJETIVOS ESPECÍFICOS......................................................................

05

5.2

JUSTIFICATIVA........................................................................................

05

6

REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................

06

7

MÉTODOS E TÉCNICAS..........................................................................

12

8

CRONOGRAMA DA PESQUISA.............................................................

12

REFERÊNCIAS...................................................................................

13

        


1 INTRODUÇÃO

A inclusão torna-se uma ocasião oportuna que evidencia o atendimento às crianças especiais. No tempo presente é um dos vastos desafios da escola mudar o modo de ser das salas de aula do ensino regular em espaços inclusivos que atendam adequadamente todas as crianças.

Inclusão é o processo pelo qual a escola se adapta para poder incluir os alunos deficientes nas classes regulares, buscando resolver de forma coletiva os problemas e dificuldades que surgem, embasada no direito de oportunidades para todos (MAZZOTA, 2001; MANTOAN, 1997; CARVALHO, 1999), preconizado na constituição federal do Brasil de 1988.  Ela é comparada ao modelo de um caleidoscópio, que simboliza a riqueza na figura composta por suas diferentes pecinhas coloridas, que, na sala de aula, têm o valor das diferenças individuais.

A sociedade na qual vivemos é marcada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, na qual a competição e a superação dos limites individuais são cada vez mais reforçadas,  visando à inserção no mercado de trabalho.

Diante dessa realidade, nos deparamos com um sistema educacional que passa por transformações para poder acompanhar e subsidiar o progresso científico e tecnológico como também para permitir que nesse novo milênio tenhamos uma escola que favoreça a formação de cidadãos críticos, criativos. Para possibilitar a efetivação destes anseios, no âmbito legal a  Constituição Federal  em seu capítulo III, Artigo 205, garante que a  educação, é direito de todos, dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1988).

No entanto, sabemos que essa perspectiva de garantir educação para todos se depara com vários obstáculos que emergem das relações sociais favorecendo a exclusão, o que dificulta o acesso das pessoas com deficiência na escola regular.

À medida que a universalização e a democratização do ensino vêm sendo discutidas, contribui-se para o ideal da Educação Especial que se constitui em incluir todas as crianças na escola. Como é expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais

 Esses movimentos evidenciam grande impulso desde a década de 90 no que se refere à colocação de alunos com deficiência na rede regular de ensino e têm avançado aceleradamente em alguns países desenvolvidos, constatando-se que a inclusão bem-sucedida desses educandos requer um sistema educacional diferente do atualmente disponível (BRASIL, 1999, p. 17) 

Desta feita, um sistema educacional deve estar organizado para inserir pessoas com características e necessidades diversas, sejam elas étnicas, sensoriais, emocionais e socioeconômicas, com um ambiente escolar que favoreça todas as condições de aprendizado e desenvolvimento para atuarem socialmente.

O atual momento da educação brasileira tem sido marcado por busca de qualificação anexada as exigências legais referentes ao exercício da função docente. É imprescindível que as escolas eliminem suas barreiras pedagógicas e de comunicação, passando a adotar praticas de ensino que se adaptem às diferenças dos alunos, propondo alternativas que contemplem a todos, além de equipamentos e recursos que atendam as necessidades educacionais de todos os educando sem discriminações. Contudo,  as capacitações e formações, na área, que deveriam alcançar todas as redes regulares de ensino público, acabam se restringindo a poucas escolas municipais e instituições especificas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (212.2 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com