TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA COMOCOMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

LINCENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA COMOCOMPONENTE CURRICULAR

              Everson Costa Penha..................RA 1504730

Ceilândia-DF

2015


SUMÁRIO

1 . INTRODUÇÃO        3

2.   O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO        3

3. INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA        3

4.  INTERPRETAÇÃO E INTRODUÇÃO DE TEXTO        3

5. HOMEM E SOCIEDADE        4

6. ELEMENTOS DA ECONOMIA        4

7. PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA        4

8. AMÉRICA COLONIAL        5

9. TEORIA DAHISTÓRIA        5

10. ESTUDO DISCIPLINARES        5

11. REFERÊNCIAS        3

3                                                                                                       

  1. 1. INTRODUÇÃO

 Objetivo do trabalho é através dos Artigos escolhidos do site scielo, fazer analise como as novas tecnologias constroem conhecimento na sociedade moderna abordando conflitos sociais, da história e memória do homem.

  1. 2. O Papel Das Novas Tecnologias Na Construção Do Conhecimento

Angotti, José André Peres and. Aut., Milton Antônio Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação.Ciênc. educ. (Bauru), 2001, vol.7, no.1, p.15-27. ISSN 1516-7313

 O artigo opinião a respeito de como as novas tecnologias mudou a forma de viver da sociedade, a forma de difundir o saber, as questões sociais, o questionamento dos cientistas e sociólogos a respeito de como usar essa tecnologia para a sociedade moderna.

Mostra que inicialmente novas descobertas traria riquezas e desenvolvimentos a todos, mas a segunda guerra mostrou ao contrario inclusive a força de fazer grandes males a sociedade com as novas descobertas.

 Mostra a iniciativa da ONU com os debates tanto políticos e religioso a respeito das novas tecnologias decorrentes nas décadas de 60 70 a respeito de como se explorar o ambiente as tecnologias para difundir as riquezas o saber cientifico.

Mostra a preocupação das instituições de ensino com a formação do currículo do profissional, para que o mesmo esteja ciente dos aspectos da tecnologias na sociedade atual.

  1. 3.Introdução a Educação a Distancia

FUNDAÇÃO ROQUETE PINTO. "Um salto para o futuro". Rio de Janeiro, ago. 1992 (Boletim Especial). Educação a distância e inovação tecnológica. 

O Programa "Um salto para o futuro" representa, pois, uma combinação de recursos de televisão, fax, telefonia e material impresso que, sem dúvida, pode ser considerada um avanço em matéria de educação à distância no país. Além de se traduzir numa forma nova e participativa de veicular a mensagem que se propõe a passar, através de transmissão monitorada, representa uma proposta também inovadora do ponto de vista educacional no que se refere aos conteúdos e às orientações oferecidas aos professores das séries iniciais do ensino fundamental.

  1. 4.Interpretação e Produção de Texto

Santos, L. W; Riche, R. C.; Teixeira, C. S. Análise e produção de textos. São Paulo: contexto, 2012. Educ. rev., no. 47, p.38-52. ISSN 0102-4698

Um verdadeiro convite para a viagem pelo mundo da leitura, da escuta e escrita de textos e da análise linguística. A perspectiva de gramática adotada no livro é considerá-la instrumento para reflexão sobre os usos linguísticos, visando não só a ampliar o conhecimento teórico sobre a língua, mas também a ajudar na compreensão dos textos e na melhoria da qualidade das produções textuais dos alunos. Pena que não temos hábitos de ler.

4

  1. 5.Homem e Sociedade

Silva, Kalina Vanderlei. Fidalgos, capitães e senhores de engenho: o Humanismo, o Barroco e o diálogo cultural entre Castela e a sociedade açucareira (Pernambuco, séculos XVI e XVII)Varia hist., Jun. 2012, vol.28, no.47, p.235-257. ISSN 0104-8775

O Artigo e uma análise das relações culturais entre a elite açucareira da capitania de Pernambuco e a Espanha e Portugal habsburga durante a união ibérica, Partindo das linhas gerais do pensamento. Humanista e barroco, e das práticas cortesãs portuguesas e castelhanas.

Pois bem com a união de Portugal e Espanha a corte portuguesa acabou sofrendo grande influência da cultura espanhola inclusive a língua falada na corte portuguesa era na sua grande maioria das vezes falado em castelhano.

Os filhos dos nobres no período de união ibérica na sua grande maioria estavam preferindo a Universidade de Salamanca em vez da de Coimbra, a nobreza açucareira também estava mandando seus filhos para a Universidade de Salamanca com isso a cultura portuguesa da época sofre grande influência de castela.

Por outro lado a população se manteve sempre fiel a cultua portuguesa e fortemente anti castelhana, a faculdade de Coimbra e Salamanca trazia a filosofia do barroco e do humanismo foi nesse contexto que imaginário barroco da nobreza criou um homem dissimulador, mecânico, cujas ações, e condutas, racionalmente pensadas para encaixar o perfil da corte.

  1. 6.Elementos De Economia

Bresser-Pereira, Luiz Carlos. Capital e organização no capitalismo tecnoburocráticoTempo soc., Dez 2014, vol.26, no.2, p.165-185. ISSN 0103-2070

O Professor Luiz Carlos Bresser-Pereira faz uma discussão sobre a nova classe segundo ele o Tecnoburocrático, com o Iluminismo e Revolução Industrial mudou a visão do homem sobre si mesmo ao transformar o súdito em cidadão portador de direitos, Nessa modernidade nasceu o tecnoburocrático ele não é nem a burguesia nem a classe trabalhadora apesar de depender e transitar entre as duas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com