TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. Reflexões dos Treze Textos ............................................................................ 3

1.1. Educação? Educações: aprender com o índio ........................................... 3

1.2. O fax do Nirso .............................................................................................. 4

1.3. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) ....................... 4

1.4. Uma pescaria inesquecível ......................................... ................................ 5

1.5. A Folha Amassada ....................................................................................... 5

1.6. A Lição dos Gansos ..................................................................................... 6

1.7. Assembleia na Carpintaria ............................................................................ 6

1.8. Colheres de Cabo Comprido ........................................................................ 6

1.9. Faça parte dos 5%......................................................................................... 7

1.10. O Homem e o Mundo ................................................................................. 7

1.11. Professores Reflexivos ................................................................................ 7

1.12. Um Sonho Impossível? ............................................................................. 7

1.13. Pipocas da Vida .......................................................................................... 8

3

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS TREZE TEXTOS

1.1. Educação? Educações: aprender com o índio

O texto aborda a questão da educação, que esta não é realizada somente em sala de aula convencional como estamos acostumados, pois vemos que cada cultura ou nação tem sua forma peculiar de aprendizagem correspondendo às necessidades de cada povo.

Veja o exemplo do índio, que para este de nada adiantaria colocar seus guerreiros em uma escola de brancos, mesmo sabendo que tal convite seria de bom grado, entretanto já terem ido alguns de seu povo e teriam aprendido toda a ciência repassada a eles, entretanto retornaram completamente ignorantes para caça, matar o inimigo, construiu cabana e outras atividades primordiais para o povo indígena.

Com isso mostra-se que existem várias formas de educação, até mesmo entre aqueles povos que dominam outros.

Note que até mesmo o saber se sobrepõe as palavras, mas sim, seus ensinamentos vão de acordo com suas crenças, religiões, trabalho e tudo aquilo que faz com que seu povo evolua e o torne produtivo dentro de sua sociedade, com isso mostra-se que muitas vezes a educação de uma nação pode deseducar a de outra, acabando por não atender sua necessidade que seria enraizada a seu povo, tal como fizeram os colonizadores.

Oportunamente convém relatar que indivíduo pode ate tentar mas jamais conseguirá fugir da educação, haja vista que cada sociedade, cada nação tem suas peculiaridades na forma de aprendizado sendo este de acordo com suas necessidades de convívio, sobrevivência e afim de buscar ordem entre o grupo em questão.

Muitas vezes também o professor se usa de seu saber afim de repassá-lo aos seus alunos, mas esquece-se que pode estar cruzando as barreiras políticas esbarrando em interesses políticos escusos, com ideologias que nem sempre servem a todos.

4

1.2. O fax do Nirso:

Com tal texto notamos que a educação escolar está perdendo espaço no mercado de trabalho, talvez pela globalização e capitalismo, onde o que se busca e o que se quer, realmente são lucros, deixando o saber de lado.

A facilidade de comunicação com aparelhos modernos usados através da internet onde se envia e recebe mensagens simultaneamente, entretanto a sede de rapidez, e em busca de retornos e resultados rápidos as pessoas acabam por nem pensar no português que ora lhe foi ensinado nos bancos escolares.

Essa revolução tecnológica faz com que a língua culta que aprendemos seja deveras desrespeitada, dando lugar ao idioma trivial, desrespeitando assim a língua pátria, muitas vezes até mesmo usam símbolos, emoticons, afim de facilitar a comunicação.

Por derradeiro devemos notar que a educação deveria se reformular de acordo com os meios utilizados, afim de fazer com que as pessoas aprendam a se comunicar de forma rápida sem perder seus ensinamentos.

1.3. A História do Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Com este texto notamos que muitas vezes fatos que acreditamos e que são levados até os alunos possuem duas versões e que temos que ter muito cuidado afim de investigar e repassar tal conhecimento.

Concluímos que nem sempre existe uma verdade absoluta, e que devemos sim estimular o aluno a pensar e buscar refletir sobre os conteúdos repassados e que este tire uma conclusão sobre os diferentes lados que uma questão possui.

Por derradeiro importante mencionar que cabe ao professor a tarefa de possibilitar a aprendizagem promovendo situações que permitam o conflito e estimule o avanço cognitivo de cada aluno na sua individualidade, promovendo o desenvolvimento das estruturas de pensamento, raciocínio lógico, julgamento e argumentação.

Devemos sempre fazer com que o aluno vá em busca do conhecimento, apresentando-lhe diversas versões existentes sobre um referido fato, estimulando-o a pensar e não apenas ter como verdade única aquilo que lhe foi ensinado, negando-lhe assim o direito de optar com qual ponto de vista principalmente em humanas, de acordo com suas crenças deveria optar.

5

1.4. Uma pesca inesquecível

Sabiamente o texto nos remete a ética, que está é tudo aquilo que fazemos quando estamos sozinhos, pois ela são todos os valores e princípios morais que regem um indivíduo em sociedade, acabando por delimitar seu comportamento no meio em que vive.

Indubitavelmente importante salientar que a ética deveria fazer parte da grade escolar, assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com