TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parque Da Gameleira

Artigos Científicos: Parque Da Gameleira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  264 Visualizações

O Parque de Exposição Bolivar de Andrade – o Parque da Gameleira –, passava por obras. Uma delas era a construção de um pavilhão. Centenas de operários trabalhavam em ritmo acelerado, para concluir a obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculos do engenheiro Joaquim Cardozo. Ambos já haviam trabalhado em BH no complexo arquitetônico da Pampulha e no Conjunto JK, no Centro da cidade.

O então governador de Minas, Israel Pinheiro, vivia seus últimos dias no cargo, pois deixaria o Palácio da Liberdade em 15 de março. Como todo político, Israel queria deixar legados do seu governo, e o pavilhão da Gameleira era um deles. Mas as obras não estavam prontas. Com esse atraso, o governo começou a pressionar os trabalhadores para que as obras terminassem antes do fim do mandato. Operários já vinham alertando o governo sobre fissuras e estalos nos alicerces. Sem ouvir os operários, o governo mandou retirar as vigas de sustentação.

E às 11h45 do dia 4 de fevereiro de 1971 toda estrutura – 10 mil toneladas – veio abaixo. Com a queda , 69 trabalhadores morreram e houve pelo menos 100 feridos, muitos ficaram por meses internados em hospitais da capital mineira – vários deles sofreram amputações . O registro de mortos ficou restrito a corpos resgatados dos escombros. O numero não inclui os óbitos posteriores ocorridos nos hospitais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com