TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento

Por:   •  15/5/2016  •  Dissertação  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  1.182 Visualizações

Página 1 de 2

Unidade II – Pensamento, Linguagem e o Desenvolvimento da Criança.

 – RM nº

 

Elaboração de um texto sobre a ideia de antecipar, por um ano, o ingresso da criança no Ensino Fundamental, e o que significa alfabetizá-la aos 6 anos.

               

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Pensamento, Linguagem e o Desenvolvimento Humano: Pensamento, Linguagem e o Desenvolvimento da Criança, como parte da Avaliação – APII referente ao Curso de Pedagogia. Professora: Valdinéia Prates Ribeiro.

Caraguatatuba

2.015

Para o momento de aprofundamento, sugerimos que você leia três pequenas reportagens eletrônicas sobre o tema “Alfabetização aos Seis Anos”. São posicionamentos favoráveis e contrários à ideia de antecipar, por um ano o ingresso da criança no Ensino Fundamental, o que significa alfabetizá-la aos seis anos.

Qual a sua opinião a esse respeito? É importante o conhecimento sobre o desenvolvimento humano para responder a essa questão? Justifique sua resposta.

A partir das questões apresentadas, escreva um texto com, no máximo, uma página, respondendo às questões.

Bom dia Profª  Valdinéia, como vai? Espero que estejas bem. Segue o texto elaborado por mim:

Acredito que a iniciação da criança aos 06 anos na Educação Infantil vise a socialização e a preparação para a alfabetização de forma oral, como um estímulo, visando despertar o interesse em reconhecer letras, números, decifrar histórias infantis. É importante frisar que essa apreensão educativa será assimilada por umas crianças mais, outras menos, mas cada uma em seu tempo e da sua maneira,  bem como  essa alfabetização se dê através do lúdico, de brincadeiras, de leituras, de músicas, desenhos, teatrinhos, pois a criança aprende melhor brincando.

Temos com isso, uma medida que irá preencher o grande vazio/ausência de familiaridade que ocorre quando a criança chega a 1ª série, sem escolaridade alguma, o que ocasiona autos índices de reprovação e evasão durante a vida escolar.

Não obstante, deve-se focar também em uma reciclagem dos professores e processos da escola pública para trabalharem de uma forma correta essa fase de inicialização da criança.

Material Complementar:

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/11/27/escolas-waldorf-contestam-alfabetizacao-aos-6-anos.jhtm

http://www.educacional.com.br/noticiacomentada/060217not01.asp

Referências Bibliográficas:

BRASILl. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. V.3. Brasília: Mec/Sef, 1998.

VYGOTSKY, L. S. LÚRIA, A. R. LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendisagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. São Paulo. Ed. Ícone. 2005.

GUEDES, A. O. Psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon: Desenvolvimento da pessoa humana em seus primórdios. Museu da Infância: Disponível em: http://www.museudainfancia.unesc.net/memoria/expo_escolares. GUEDES_psicogenese.pdf. Acesso em 26/07/2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com