TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectivas da Revolução Inglesa

Por:   •  5/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 5

Perspectivas da Revolução Inglesa

1 INTRODUÇÃO

O texto acadêmico de José Jobson Arruda tem como objetivo fazer um levantamento de diferenças e semelhanças entre grupos étnicos e sociais, que lutam e lutaram no passado por causas politicas, sociais, culturais, étnicas ou econômicas que gera e geravam movimentos de âmbito local, trajetória do movimento, lutas travadas, conquistas e perdas, relações mantidas com grupos nacionais ou outros.

2 DESENVOLVIMENTO

O processo revolucionário ocorrido em 1789, como destaca Arruda foram os representantes da burguesia, na intensão da destruição da monarquia, mesmo tendo os poderes limitados, pois o parlamento constituía-se de um conjunto de leis assinada pelo parlamento. Todavia levou a nobreza inglesa a cisão e ao esgotamento e com isso possibilitou e efetivação do regime absolutista.

O soberano, como Henrique Vlll (1059-1547), fortaleceu a coroa que anulou o poder da igreja católica na Inglaterra, porque na verdade a luta contra o governo na intenção de dar liberdade aos indivíduos é como se questionar a realidade com vários problemas no aumento das taxações. Colocando-se uma antítese é um passado distante perto, os soberanos possuem instrumentos nas mãos que os convocaram e convoca irregularidade que subordem a realidade, assim como na possibilidade onde os mais fracos são oprimidos pela classe de capitalistas ambiciosos que representam o maior numero contra os que defendem as camadas populares, para que essas não tenham avanço sobre quase nada. Algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais existentes vêm ao longo do tempo estabelecendo relações entre o presente e o passado.

As perseguições religiosas não são tantas, mas ainda há resíduo que causa conflito como Carlos l, obstinado e intransigente que por sua vez era contrario as perseguições, pois o mesmo lutou por defender os menos privilegiados e com isso causou uma Guerra civil, de fundo religioso e politico, era desfavorável lutando contra o “poder”, com isso julga-se e mata, quem tenta vencer mesmo estando corretos, fatores que levaram e levam a morte aqueles que ainda lutam por igualdade social. Porque querendo ou não, os direitos são reconhecidos pelo poder da nobreza, da burguesia, ficando na historia somente fatos lamentáveis como: julga-se e executa-se.

E o texto faz o reconhecimento de algumas semelhanças e diferenças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais que pertencem ao seu próprio tempo e ao seu espaço como Oliver Cromwell, cria um novo programa de governo, a “riqueza” da nação seria “de todos” é que surge Lorde como protetor da republica e o período republicano como na Inglaterra que desenvolveu intensamente sua indústria naval, teve de enfrentar a poderosa marinha Holandesa, não aceitou as propostas impostas, pelo então Cromwell, que declarou guerra aos ingleses, mas a derrota a Inglaterra tornou-se poderosa a potencia marítima do mundo.

Assim ao vermos grande reverencia e prestigio que as autoridades monárquicas inglesa possuem nem chegamos perto de imaginar que esse país foi palco de um conflito contra sua realeza. Foi durante a revolução inglesa que as instituições nobiliárquicas foram alvo de a história politica da Inglaterra muitos fatores dos séculos anteriores são referencias para as influencias da atualidade, como na Revolução Puritana que aconteceu na Inglaterra no século XVl durante a guerra Civil, onde um grupo impõe o outro aceita, mas cumpre muitas questões hoje no Brasil e no mundo também são iguais. São tantas a Emendas, PECs, precatórias que votam no parlamento, onde não se cumpre que causem revoltas, protestos e com isso a crise pelo não cumprimento, faz que o povo desista de lutar, o cansaço físico e emocional já não aguentam mais. São tantas as Sanções que aprova hoje, amanha e assim o povo perde o controle da situação, pois a demora de aprovar algo que beneficia os menos privilegiados leva tempo, as vezes ate fica no esquecimento, quando vem a resolução muitos ate a vida já perdeu, a burocracia é fora do comum. E quem venceu? O autoritarismo contribui para diversos conflitos, mesmo sendo eles internos que causam dores e sofrimento.

Já o livro didático pode transmitir a informação, mas de maneira bem sucinta, entretanto contribui para estabelecer oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com