TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa em Campo – Evolução da Moeda (CCBB)

Por:   •  2/6/2016  •  Dissertação  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquisa em Campo – Evolução da Moeda (CCBB)

[pic 1]

O tipo de moeda como conhecemos hoje, é um dos meios pelo qual são efetuadas as transações monetárias. Existem diferentes definições, estilos e formatos de moeda durante os anos.

O primeiro meio de troca era o escambo, onde eram permitidas as saídas da economia. Dando origem a economia monetária.

As mercadorias como moeda foram utilizadas por muito tempo. Um exemplo disso é o sal e o café. Mas foram substituídas por não obter tanta força, não ser tão valiosas.

A história da moeda começou a muito tempo atrás, no sétimo século antes de Cristo. As primeiras eram apenas glóbulos achatados de metal precioso, que trazia o seu valor proporcional ao seu peso. Eram utilizadas balanças para verificar o valor das moedas. Elas poderiam ser de ouro, prata, cobre e bronze. As primeiras surgiram na Grécia, e contavam a história dos povos e governantes retratando imagens significativas de cada época. A forma circular da moeda surgiu como maneira de prevenir o desgaste do metal precioso.

Durante mais de 2.500 anos a moeda evoluiu muitas vezes de maneira diferente, de acordo com a época e o lugar.

A partir do século XIX, as moedas de ouro e prata foram, pouco a pouco, sendo substituídas por papel moeda e destinadas apenas a cunhagens comemorativas. Ligas e metais mais baratos passaram, então, a ser utilizados na confecção de moedas de troco. Em períodos de guerra, quando há escassez de metais ou falta de dinheiro para troco, era comum o uso de materiais diferentes dos adequados, como o ferro, o zinco, o couro e a porcelana. Algumas moedas utilizadas por povos estabelecidos, principalmente na Ásia e na África, tinham um formato exótico e curioso. Geralmente assemelham-se a utensílios ou objetos que eram utilizados anteriormente como meio de pagamento.

 O papel-moeda surge como certificado emitido pelos cunhadores dando lastro às moedas armazenadas, isso quer dizer, serve de garantia de valor da moeda. Tem as mesmas finalidades que as próprias moedas metálicas e da moeda escritural, só que tem a garantia do governo se a nota for autêntica, com traves de segurança e dessa forma tem o curso forçado, segundo a Constituição Federal das Nações. Representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder púbico.

As cédulas fazem parte do papel-moeda, são retangulares para obter um bom aproveitamento da folha de papel, mas há outros formatos além dos tradicionais. O formato do dinheiro é também um recurso usado para a diferenciação de valores. Alguns países adotam esse sistema.

Alguns países utilizam as cédulas de plástico por possuírem uma durabilidade maior. Estudos sugerem que elas duram, em média, de cinco a seis anos. Isso significa que cédulas de plástico precisam ser substituídas com menos frequência.

No Brasil, a nota de 10 reais do plano real feita em plástico, lançada em 22 de Abril do ano 2000 pelo Banco Central, foi uma cédula comemorativa dos 500 anos do descobrimento do país.

O Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas, iniciado em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da medida provisória número 434. Tal medida provisória instituiu a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com